Connect with us

Geral

Prefeito de Campinas participa da COP 15 no Canadá

imagem 79

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participará da 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas (ONU) sobre Diversidade Biológica (CDB), conhecida como Cúpula da Biodiversidade, nesta quarta-feira, 7 de dezembro, em Montreal, no Canadá. A viagem não tem custos para o município. Será financiada por instituições parceiras como a ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) e o instituto de pesquisa World Resources Institute (WRI). Saadi viaja para o Canadá na noite desta quarta-feira, 7/12.

 

 

Advertisement

A COP 15 é considerada a conferência internacional mais importante para deter e reverter a perda da biodiversidade, em declínio no planeta. Serão discutidas as novas metas globais para conservação da natureza até 2050, e pretende-se definir um acordo histórico e desenvolver um plano de ação global. Além de incluir o plano de estabelecer 30% das terras e oceanos conservados, os governantes deverão trabalhar para recuperar 20% de ecossistemas degradados, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

 

 

Advertisement

O prefeito terá a oportunidade de apresentar as experiências de Campinas, que tem se destacado no Brasil e no mundo na elaboração e cumprimento de políticas ambientais, e terá um papel de visibilidade no evento. A conferência será na sede do Secretariado da CDB da ONU, até 19 de dezembro, porém o prefeito de Campinas retorna ao Brasil na segunda-feira, 12 de dezembro. 

 

 

Advertisement

A diretora da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirao, acompanhará o chefe do Executivo. “A presença de Campinas na COP 15 reforça a importância da cidade em relação ao tema, uma vez que estamos implementando diversas ações para conservação da biodiversidade, como os corredores ecológicos, o programa de pagamento por serviços ambientais, elaboração e implementação dos planos de manejo das unidades de conservação municipais, o programa de Parques Lineares, entre outras”, afirma. 

 

 

Advertisement

Segundo a diretora do Verde, esta será uma excelente oportunidade para a troca de experiências com cidades de todos os continentes e a possibilidade de prospecção de fontes de financiamento para a continuidade da implementação dos planos ambientais municipais.

 

 

Advertisement

Ao lado de São Paulo, Curitiba e Medelín (Colômbia), Campinas faz parte de um seleto grupo na América Latina que integra o Comitê Consultivo Global de governos locais para a biodiversidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare