Connect with us

Geral

Praça de Esportes Emil Rached conta com nova atividade de lazer gratuita

Publicado

em

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Dário Saadi, e a coordenadora da Academia Panobianco/unidade Suaçuna, Letícia Bianca Lana, assinaram, na manhã desta segunda-feira, dia 29 de janeiro, parceria para implantação do projeto “Lazer e Saúde na Praça”.
O acordo, formalizado durante reunião na sede da Secretaria de Esportes, prevê a implantação de aulas gratuitas de ritmos e treinamento funcional na praça de Esportes Emil Rached, localizada no DIC 6. A atividade começará no dia 3 de fevereiro e seguirá até o final do ano, sempre no último domingo de cada mês, entre 8h e 12h. As aulas serão ministradas educadores físicos do quadro da academia.
Conforme Saadi, a proposta da Secretaria é conseguir levar mais atividades para as praças de Esportes por meio de parcerias “e, assim, aumentar cada vez mais a população participante e as modalidades esportivas desenvolvidas nos espaços públicos de lazer”.
Melhorias
A praça de Esportes Emil Rached passou por revitalização recentemente e ganhou novos equipamentos. Agora a população conta com campo de futebol com dimensão oficial e pista para prática de caminhada.
O espaço de lazer disponibiliza para as cerca de 30 mil pessoas que residem nas proximidades atividades como aulas de hidroginástica para 3ª idade, ginástica para adulto, atletismo, futsal e vôlei adaptado.

Geral

Abertas as inscrições para a Semana da Juventude, que será em agosto

Publicado

em

Por

O Conselho Municipal da Juventude e a Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos abrem nesta segunda-feira, dia 4, as inscrições de propostas de atividades, ações e eventos para compor a programação da Semana da Juventude 2022, que vai ocorrer entre os dias 12 e 27 de agosto. 

 

“A participação da juventude é fundamental para criarmos uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

 

As instituições, serviços, coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes interessados devem acessar o link https://forms.gle/vwvzBccjeDXVuRZv6 e preencher o formulário. As inscrições vão até 16 de julho. 

Publicidade

 

O tema deste ano  é “Pega essa visão: a minha, a sua e a nossa participação” e está pautado no eixo Direito à cidadania, à participação  social e política e à representação juvenil do Estatuto da Juventude. “O tema da Semana contempla a enorme mobilização realizada pela juventude para retirar o título de eleitor e participar do processo eleitoral. Mostra que os jovens estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e deveres na construção de um país melhor”, disse Fernando Martins, presidente do Conselho da Juventude de Campinas, gestão 2022-2023. 

 

Semana da Juventude 

 

Publicidade

Instituída no calendário oficial de Campinas por meio da Lei Complementar nº 115/2015, a Semana da Juventude é um evento comemorado anualmente na semana do dia 12 de agosto, realizado pelo Poder Executivo em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude e parceiros da sociedade civil.

 

Com base no Estatuto da Juventude, compreendendo a juventude  como pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, a 7 ª Semana será realizada em conjunto com a Fundação FEAC, através do Programa Juventudes, e contará com ampla e diversa programação proposta por instituições, serviços coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes, entre os dias 12 e 27 de Agosto. 

 

Fundação FEAC – Programa Juventudes

Publicidade

 

O Programa Juventudes tem como foco o rompimento das barreiras sociais, educacionais, econômicas, de raça e gênero impostas às juventudes periféricas do município de Campinas, ampliando suas possibilidades de fazerem escolhas e assegurando-lhes meios para a mobilidade social. O objetivo é incentivar e fortalecer a participação desses jovens em todas as esferas sociais, principalmente em relação às questões que lhes afetam, tanto individual quanto coletivamente.

Continue Lendo

Geral

Feira do Empreendedor PCD Eficiente conquista o público na Estação Cultura

Publicado

em

Por

Reunindo atrações culturais, projetos sociais e alternativas de consumo, a Feira do Empreendedor PCD (Pessoa Com Deficiência) Eficiente conquistou o público durante a manhã e tarde de sábado, dia 2, na Estação Cultura. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Campinas.

 

O evento contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o presidente da Câmara, Zé Carlos, e a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.

 

“É uma honra para Campinas receber essa iniciativa pioneira. Esperamos que essa seja a primeira de uma série de iniciativas semelhantes”, afirmou o prefeito. Para Vandecleya Moro, a iniciativa é uma forma de promover a emancipação e a autoestima das pessoas com deficiência. “A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos entende como primordial o empoderamento sustentável das pessoas em todas as suas dimensões e essa feira traduz nossa compreensão do tema”, afirmou.

Publicidade

 

A Feira do Empreendedor PCD Eficiente contou também com o apoio do Sebrae. Organizado pela empresa Libras Visual, a Feira do Empreendedor PCD Eficiente reuniu 37 expositores, além de 13 palestras e 10 apresentações, como dança do ventre, ballet com crianças cegas, entre outros, tudo com total acessibilidade para o público cego e surdo. 

 

Campinas tem, segundo estimativas do IBGE, cerca de 28% da população, ou 345 mil pessoas, com algum tipo de deficiência: são 13 mil com deficiência intelectual, 54 mil com deficiência auditiva, 72 mil com deficiência motora e 205 mil com deficiência visual.

 

Publicidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece os seguintes serviços à população com deficiência: 

 

Plataforma Emprega Bem – plataforma digital on-line que aproxima as empresas dos profissionais com deficiência

 

Cartão Bem Acessível – documento de identificação da pessoa com deficiência que facilita o acesso prioritário aos serviços públicos municipais

Publicidade

 

Programa de Acessibilidade Inclusiva – o PAI serviço, de transporte coletivo 

 

Guia Digital Caminhos da Inclusão – o guia aponta uma lista contendo os endereços acessíveis de Campinas: https://caminhos.campinas.sp.gov.br/

 

Publicidade

Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica – a coordenadoria de acessibilidade arquitetônica (CAA) realiza as vistorias nos imóveis públicos ou de uso público para verificação e orientação quanto as normas de acessibilidade

 

Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – realiza o atendimento psicossocial para as pessoas com deficiência e suas famílias dando orientações sobre direitos

 

Central de Interpretação de Libras – realiza o atendimento ao público surdo ou com deficiência auditiva, intermediando a sua comunicação com os demais serviços públicos

Publicidade
Continue Lendo

Geral

Público lota show da Orquestra de Viola Caipira com Renato Teixeira

Publicado

em

Por

A Concha Acústica da Lagoa do Taquaral lotou na tarde deste domingo, 3 de julho, para a apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, acompanhada do consagrado cantor e compositor Renato Teixeira. Cerca de 4,5 mil pessoas curtiram a apresentação, que faz parte das comemorações do aniversário de 248 anos de Campinas. 

 

O prefeito Dário Saadi abriu o show, acompanhado da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. 

 

“É uma alegria iniciar a comemoração dos 248 anos de Campinas com esse evento em parceria com a Arte do Bem. A Orquestra Paulistana de Viola Caipira é um patrimônio da cultura brasileira e hoje, com Renato Teixeira, será um show fantástico. Campinas merece um mês inteiro de comemorações”, disse o prefeito.

Publicidade

 

A Prefeitura deu apoio à apresentação, que foi uma realização do projeto Arte do Bem em prol do Centro Infantil Boldrini. Foram dois eventos do projeto Arte do Bem: no sábado, também na Concha, se apresentou a Orquestra Rock. 

 

Alexandra Caprioli agradeceu a presença do público. “Está lindo; vocês vieram porque esse show é para vocês. A gente quer mais cultura, entretenimento,  hoje, estamos celebrando os 248 anos de Campinas, e essa é uma das atrações que estamos trazendo para vocês. Obrigado; porque tudo acontece por vocês e por Campinas”. 

 

Publicidade

O show contou com a atuação de intérprete de Libras que trabalhou na tradução das músicas.

 

O vereador Luiz Carlos Rossini também prestigiou o evento, como representante da Câmara Municipal de Campinas.

 

Show

Publicidade

 

Renato Teixeira cantou clássicos da música raiz como “Tocando em frente”, “Romaria”, “Amanheceu, peguei a Viola”, “Cuitelinho”, entre outras, acompanhado da Orquestra Paulistana de Viola Caipira (violas de dez cordas), formada por 35 violeiros.  

 

Fundada em 29 de Outubro de 1997 pelo maestro Rui Torneze, é hoje, provavelmente, a corporação musical do gênero mais atuante no território nacional.

 

Publicidade

Sobre Renato Teixeira

 

Com 26 álbuns gravados, Renato Teixeira de Oliveira é compositor, cantor e músico com longa trajetória de sucessos na música regional, sertaneja, MPB e folk. É autor de conhecidas canções como “Romaria” (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977), “Tocando em Frente” (em parceria com Almir Sater), “Frete” (tema de abertura do seriado Carga Pesada da Rede Globo), entre outros. 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

Publicidade
Continue Lendo

Populares