Connect with us

Geral

Estudo do Observatório PUC-Campinas aponta que houve crescimento nos  investimentos em diversos setores de Campinas nos últimas 10 anos

campinas

Um estudo realizado pelo Observatório PUC-Campinas apontou que os investimentos realizados na cidade entre os anos de 2012 e 2022 cresceram. A pesquisa intitulada “Panorama de investimentos no município de Campinas” destaca a concentração da maior parte dos investimentos nas áreas de Infraestrutura e Serviços, seguidas pelo setor industrial.

De acordo com o levantamento, os investimentos de ampliação representaram a maior fatia do valor total, abrangendo 55% do montante investido no período estudado. Em seguida, os investimentos de implantação corresponderam a 26%, e os de ampliação/modernização alcançaram 17%.

Outros pontos de destaque no Estudo do Observatório PUC-Campinas

Um dos pontos de destaque foi a análise dos investimentos em diferentes setores. Notou-se que a maioria dos investimentos na Indústria, Serviços e Comércio foram classificados como “implantação”, o que significa a criação de novas empresas ou unidades locais.

Advertisement

Segundo Matheus Ifanger Albrecht, economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação (SMDETI) de Campinas, as implantações representam 63% no setor da Indústria, cerca de 59% no setor de Serviços e lideram com expressivos 96% do valor total no setor do Comércio.

Outros fatores, como os investimentos na indústria, chamaram a atenção por estarem focados em setores de produtos complexos alinhados com o desenvolvimento sustentável e tecnológico. Entre os exemplos mencionados estão:

  • a produção de painéis de energia fotovoltaica;
  • a construção de fábricas de painéis solares;
  • veículos elétricos e;
  • ônibus elétricos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare