Connect with us

Geral

OAB Campinas destaca relevância da ação da Prefeitura em benefício das famílias do Mandela

casaCohab

A Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Campinas emitiu uma nota pública ressaltando a importância da iniciativa da Prefeitura de Campinas em relação ao loteamento social Nelson Mandela. A comissão destaca que a Prefeitura se dispôs a promover uma solução para o assentamento, mesmo que a ação estivesse relacionada à reintegração de posse de uma área particular e não pública.

A nota enfatiza que o acordo foi celebrado com a mediação da Justiça e que o poder público foi inserido no processo para propor soluções, mesmo que não tivesse obrigações perante a Administração Municipal, já que não era parte da ação. Os membros da comissão também destacam a desocupação da propriedade pela Prefeitura, cumprindo os prazos do acordo, e a construção de embriões habitacionais aprovados pelos beneficiários, com uma metragem de 15 metros quadrados.

A nota reafirma o caráter emergencial da atuação dos órgãos municipais, visando garantir o mínimo de dignidade às famílias assentadas. O texto completo da nota pode ser acessado por meio de um link fornecido.

Advertisement

O novo loteamento Nelson Mandela, localizado na região Sudoeste da cidade de Campinas, abrigará 116 famílias que atualmente vivem de forma precária em uma ocupação em um terreno particular, o qual deverão deixar por determinação judicial de reintegração de posse. Não foi lançado um programa habitacional, mas a área recebeu infraestrutura completa, incluindo redes de água e esgoto, drenagem, asfalto, energia elétrica e iluminação pública. Cada família terá um lote de 90 metros quadrados, sendo acordado que não haverá construções nessas áreas. Em negociação com os moradores, ficou estabelecida a construção de embriões nos lotes, que consistem em imóveis de 15 metros quadrados, com um banheiro e um cômodo com janela, considerados a etapa inicial para a construção de uma residência.

Além disso, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) emitiu uma nota de solidariedade ao prefeito de Campinas, Dário Saadi, também no dia 19 de junho.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare