Connect with us

Geral

Nova reitoria da PUC-Campinas toma posse para a gestão 2018-2022

Publicado

em

O prefeito Jonas Donizette e o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira prestigiaram a cerimônia de posse da nova reitoria da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Campinas nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, no Campus I da instituição. O novo reitor, Germano Rigacci Júnior, assumiu em substituição à professora Angela de Mendonça Engelbrecht.
Na cerimônia, o Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, Dom Airton José dos Santos, conduziu o reitor ao cargo, destacando que a posse é um momento significativo para a Universidade. “Toda vez que uma gestão se encerra e outra começa nós contemplamos o que foi feito e olhamos para o futuro. Queremos continuar esse caminho trabalhando incansavelmente para que esta instituição cumpra com sua missão.”
Convidado a discursar na abertura da cerimônia, o prefeito Jonas Donizette destacou que a ex-reitora Angela manteve entusiasmo desde o início de sua gestão até o fim, tendo sido reconhecida pelos seus pares por ter correspondido às expectativas da Universidade. “O novo reitor não somente poderá dar sequência ao trabalho dela, como imprimir sua marca nesta gestão”.
Jonas Donizette ressaltou que a cidade não é feita apenas de pedra, concreto e prédios mas é composta principalmente por pessoas e instituições. “Se existe uma instituição que fortalece muito a nossa cidade é a PUC-Campinas. Muitos que aqui se formaram trilharam carreiras bem-sucedidas e conservam a identidade com a Universidade. Isso mostra que além de formar profissionais, a Universidade também forma cidadãos”, afirmou.
O novo reitor, Germano Rigacci Júnior, também ressaltou a importância da Universidade para o desenvolvimento da sociedade, agradeceu a confiança que o levou a gerir a Universidade e firmou seu compromisso de servir fielmente à Instituição. “A PUC-Campinas completará 77 anos tendo formado, neste tempo, mais de 180 mil profissionais de diversas áreas, muitos dos quais se destacam em seus campos de atuação profissional e contribuem das mais variadas formas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Ao passar as insígnias da reitoria, a professora Angela de Mendonça Engelbrecht disse que foi com a sensação de missão cumprida que transmitiu o cargo a Rigacci Júnior, que exercia o cargo de vice-reitor. Angela destacou ter buscado o crescimento com qualidade, como enunciado em sua última recondução ao cargo. “Esse crescimento podemos perceber ao olhar o trabalho de cada reitoria. Tivemos grandes desafios e juntos tivemos que superar um cenário nada satisfatório para o ensino brasileiro”. A professora também afirmou que somente a colaboração e o esforço de todo o grupo de gestores possibilitou a manutenção dos resultados financeiros positivos ao mesmo tempo em que a Universidade manteve o número de alunos próximo ao dos anos anteriores, promoveu avanços nos cursos, na extensão e investiu em laboratórios.
Durante o evento, foram empossados os pró-reitores de Graduação, Paulo Moacir Godoy Pozzebon; de Pesquisa e Pós-Graduação, Alessandra Borin Nogueira; de Extensão e Assuntos Comunitários, Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, e de Administração, Ricardo Pannain. Também tomaram posse diretores de centros de estudo, de faculdades e coordenadores. A cerimônia teve a presença de várias autoridades civis, militares e eclesiásticas, reitores de universidades, juízes, políticos e colaboradores da Universidade.

Geral

Prefeitura entrega obras e realiza eventos de aniversário da cidade

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Campinas preparou uma série de entregas de obras, lançamento de projetos e eventos para marcar o aniversário de 248 anos da cidade, comemorado no dia 14 de julho. Entre as inaugurações está o Ceprocamp Campo Grande, 13 praças e áreas de lazer, seis obras de pavimentação e infraestrutura, uma ciclovia no bairro Nova Campinas, a Clínica Veterinária Móvel, a plataforma no programa Aprova Fácil, a assinatura de ordens de serviço para construção de 14 novos reservatórios de água e para troca de 135 quilômetros de rede de água, entrega de títulos de propriedade de imóveis em núcleos residenciais e muitas outras ações.
Nesta segunda-feira, 4, pela manhã, o prefeito Dário Saadi e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, inauguraram o reservatório de água Carlos Lourenço, com capacidade para armazenar 1,5 milhão de litros de água potável.
A programação teve início na sexta-feira, 1º de julho, com a entrega do novo tomógrafo do Hospital Mário Gatti, quase dobrando a capacidade de realização de exames.
No último fim de semana, os destaques foram duas apresentações, que levaram grande público à Concha Acústica do Taquaral. No sábado, 2, a Orquestra Rock e, no domingo, 3, Renato Teixeira com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira.
Também estão previstas na agenda de aniversário a inauguração da nova sede da IMA (Informática de Municípios Associados), no dia 9; a realização do tradicional Chefs Campinas na praça Carlos Gomes, no dia 10 (domingo); o batismo de um avião da companhia Azul com o nome de Campinas, no dia 11; e o anúncio da nova sede do Procon no centro da cidade, no dia 12.
No dia 14, quinta-feira, data do aniversário, será realizado um evento no Paço Municipal, com participação de consulados de oito países, apresentações culturais e comidas típicas. Neste mesmo dia, a Guarda Municipal comemora 25 anos, em evento na Pedreira do Chapadão. Também no dia 14, será entregue o Meliponário do Taquaral – Projeto Campinas, Cidade Amiga das Abelhas Nativas e o Ceasa inaugura o Jardim dos Sentidos no Mercado de Flores.
O dia 17, domingo, marca a volta da Corrida dos Distritos, com a realização da etapa Campo Grande. A prova de atletismo também terá etapas nos distritos de Nova Aparecida (14/08), Barão Geraldo (04/09), Joaquim Egídio (12/10) e Ouro Verde (02/11), com encerramento no Centro (18/12). No mesmo dia 17, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresentará na Concha Acústica do Taquaral com a participação da cantora Fafá de Belém.
Haverá ainda as entregas da ciclovia da avenida Jesuíno Marcondes Machado, na Nova Campinas (dia 20/07); da Clínica Veterinária Móvel (21/07); das obras de reforma do Terminal de ônibus de Barão Geraldo (22/07) e a apresentação da plataforma do programa Aprova Fácil (26/07).
Outros destaques da programação são o anúncio de implantação de uma unidade do Ceprocamp na região do Campo Belo, entrega de 11 academias para pessoas da terceira idade em praças públicas, ordens de serviço para a construção de cinco áreas de lazer, o lançamento do programa Simplifica Campinas (com foco na desburocratização de processos), o lançamento das Olimpíadas do Servidor e vários eventos na Mata de Santa Genebra.

Continue Lendo

Geral

Abertas as inscrições para a Semana da Juventude, que será em agosto

Publicado

em

Por

O Conselho Municipal da Juventude e a Coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos abrem nesta segunda-feira, dia 4, as inscrições de propostas de atividades, ações e eventos para compor a programação da Semana da Juventude 2022, que vai ocorrer entre os dias 12 e 27 de agosto. 

 

“A participação da juventude é fundamental para criarmos uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

 

As instituições, serviços, coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes interessados devem acessar o link https://forms.gle/vwvzBccjeDXVuRZv6 e preencher o formulário. As inscrições vão até 16 de julho. 

Publicidade

 

O tema deste ano  é “Pega essa visão: a minha, a sua e a nossa participação” e está pautado no eixo Direito à cidadania, à participação  social e política e à representação juvenil do Estatuto da Juventude. “O tema da Semana contempla a enorme mobilização realizada pela juventude para retirar o título de eleitor e participar do processo eleitoral. Mostra que os jovens estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e deveres na construção de um país melhor”, disse Fernando Martins, presidente do Conselho da Juventude de Campinas, gestão 2022-2023. 

 

Semana da Juventude 

 

Publicidade

Instituída no calendário oficial de Campinas por meio da Lei Complementar nº 115/2015, a Semana da Juventude é um evento comemorado anualmente na semana do dia 12 de agosto, realizado pelo Poder Executivo em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude e parceiros da sociedade civil.

 

Com base no Estatuto da Juventude, compreendendo a juventude  como pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, a 7 ª Semana será realizada em conjunto com a Fundação FEAC, através do Programa Juventudes, e contará com ampla e diversa programação proposta por instituições, serviços coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes, entre os dias 12 e 27 de Agosto. 

 

Fundação FEAC – Programa Juventudes

Publicidade

 

O Programa Juventudes tem como foco o rompimento das barreiras sociais, educacionais, econômicas, de raça e gênero impostas às juventudes periféricas do município de Campinas, ampliando suas possibilidades de fazerem escolhas e assegurando-lhes meios para a mobilidade social. O objetivo é incentivar e fortalecer a participação desses jovens em todas as esferas sociais, principalmente em relação às questões que lhes afetam, tanto individual quanto coletivamente.

Continue Lendo

Geral

Feira do Empreendedor PCD Eficiente conquista o público na Estação Cultura

Publicado

em

Por

Reunindo atrações culturais, projetos sociais e alternativas de consumo, a Feira do Empreendedor PCD (Pessoa Com Deficiência) Eficiente conquistou o público durante a manhã e tarde de sábado, dia 2, na Estação Cultura. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Campinas.

 

O evento contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o presidente da Câmara, Zé Carlos, e a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.

 

“É uma honra para Campinas receber essa iniciativa pioneira. Esperamos que essa seja a primeira de uma série de iniciativas semelhantes”, afirmou o prefeito. Para Vandecleya Moro, a iniciativa é uma forma de promover a emancipação e a autoestima das pessoas com deficiência. “A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos entende como primordial o empoderamento sustentável das pessoas em todas as suas dimensões e essa feira traduz nossa compreensão do tema”, afirmou.

Publicidade

 

A Feira do Empreendedor PCD Eficiente contou também com o apoio do Sebrae. Organizado pela empresa Libras Visual, a Feira do Empreendedor PCD Eficiente reuniu 37 expositores, além de 13 palestras e 10 apresentações, como dança do ventre, ballet com crianças cegas, entre outros, tudo com total acessibilidade para o público cego e surdo. 

 

Campinas tem, segundo estimativas do IBGE, cerca de 28% da população, ou 345 mil pessoas, com algum tipo de deficiência: são 13 mil com deficiência intelectual, 54 mil com deficiência auditiva, 72 mil com deficiência motora e 205 mil com deficiência visual.

 

Publicidade

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece os seguintes serviços à população com deficiência: 

 

Plataforma Emprega Bem – plataforma digital on-line que aproxima as empresas dos profissionais com deficiência

 

Cartão Bem Acessível – documento de identificação da pessoa com deficiência que facilita o acesso prioritário aos serviços públicos municipais

Publicidade

 

Programa de Acessibilidade Inclusiva – o PAI serviço, de transporte coletivo 

 

Guia Digital Caminhos da Inclusão – o guia aponta uma lista contendo os endereços acessíveis de Campinas: https://caminhos.campinas.sp.gov.br/

 

Publicidade

Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica – a coordenadoria de acessibilidade arquitetônica (CAA) realiza as vistorias nos imóveis públicos ou de uso público para verificação e orientação quanto as normas de acessibilidade

 

Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – realiza o atendimento psicossocial para as pessoas com deficiência e suas famílias dando orientações sobre direitos

 

Central de Interpretação de Libras – realiza o atendimento ao público surdo ou com deficiência auditiva, intermediando a sua comunicação com os demais serviços públicos

Publicidade
Continue Lendo

Populares