Geral
Nota de esclarecimento sobre soro antiescorpiônico no HES
![Nota de esclarecimento sobre soro antiescorpiônico no HES 21 Escorpiao](https://rmcurgente.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Escorpiao.jpg)
O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) informa que realiza atendimento de urgência para pessoas que sofreram picadas de escorpiões e dispõem de um estoque limitado de soros antiescorpiônicos. Entretanto, a direção do HES-Unicamp esclarece que o centro de referência com soroterapia para o atendimento de pacientes vítimas de picadas de cobras, aranhas e escorpiões é o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp (CIATOX), que funciona 24 horas na Unidade de Urgência e Emergência do Hospital de Clínicas da Unicamp.
Os médicos do CIATOX explicam que o aumento do número de escorpiões e, consequentemente, dos acidentes, se deve principalmente, ao crescimento urbano desordenado, com as cidades se expandindo a custa de desmatamentos e a presença de lixo ou restos de obras.
Algumas dicas para evitar a presença e a picada de escorpiões:
- Evitar acúmulo de lixo.
- Não deixar grama alta ou mato.
- Olhar antes de calçar sapatos e botas.
- Não mexer em lixo ou entulho acumulado.
- Limpar terrenos baldios próximos à sua casa.
- Colocar telas nos ralos, pias e protetores nas portas.
- Manter limpos os comedouros e bebedouros de animais.
- Evitar a presença de baratas em casa (alimento dos escorpiões).
- Usar luvas de couro para manipular entulho e material de construção.
- Evitar manipular escorpiões, e quando necessário, usar pinças e material adequado.
Fonte: Assessoria de imprensa do HES.
O Superintendente de Proteção e Defesa Civil de Sumaré, Carlos Eduardo Vicente – Cadu, reforça a importância de descarte de lixos em locais adequados, evitando assim proliferação de outros insetos atrativos ao escorpião.