Connect with us

Eventos

No Sesc Campinas, exposição sobre Darwin convida o público a uma viagem cheia de surpresas

Darwin

Com a temporada de férias aberta, quem topa fazer uma viagem para o século 19 no centro dos mirabolantes estudos de um homem que marcou a história da humanidade: Charles Darwin? Para essa aventura, basta conferir a exposição Darwin, o Original, em cartaz no galpão do Sesc Campinas. Além de não pagar nada para entrar, o passeio vai render assunto por um bom tempo. A visitação pode ser feita até 13 de agosto, terças a sextas, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

A mostra apresenta, por meio de peças audiovisuais, maquetes e obras, a vida, as teorias e o legado da revolucionária produção científica de Charles Darwin (1809-1882), famoso naturalista, biólogo e geólogo inglês, conhecido mundialmente por suas contribuições ao conhecimento da origem e evolução das espécies na Terra.

Com linguagem interativa, amparada ao uso da tecnologia digital e em diversos formatos, é acessível para várias faixas etárias e dá a cada visitante caminhos e possibilidades para se chegar às reflexões e conteúdos propostos pela narrativa da exposição.

Advertisement

Confira alguns destaques, para não perder nada da exposição.

Maquete do navio HMS Beagle

Entre os destaques está a maquete do navio HMS Beagle, no qual Darwin viajou pelo mundo em 1741 dias, como naturalista. É possível visualizar a biblioteca do navio, com mais de 400 títulos, as atividades a bordo e os achados do cientista em terra. Essa viagem proporcionou a Darwin a chance de elaborar e fundamentar na prática a sua teoria acerca da evolução das espécies e publicar seu impactante livro A Origem das Espécies em 1859.

Advertisement

Sala Brasil

Em um dos módulos, chamado Sala Brasil, há uma caixinha com 49 besouros do Museu de História Natural de Campinas, pois Darwin era apaixonado por besouros. Do Museu da Cidade, há peças arqueológicas da coleção do professor Desidério Aytai: a machadinha, as pontas de flechas de pedra, a mão de pilão e o pilão de pedra. A Sala tem curadoria das pesquisadoras Leda Cartum e Sofia Nestrovski.

Teatros animados

Advertisement

Desperta a curiosidade também os três pequenos teatros animados que abordam fatos significativos da vida de Darwin. Um deles utiliza elementos gráficos do século 19, em movimento, recriando cenas de sua vida em família. O segundo dramatiza o horror do cientista quando se depara com a escravidão, ao longo da viagem do Beagle. Outro, ainda, explora a multiplicidade de tarefas científicas em que Darwin se engajou quando adoeceu e teve que limitar suas atividades de pesquisa.

Recursos acessíveis a deficientes visuais e auditivos

A mostra conta com recursos acessíveis a deficientes visuais e auditivos em três idiomas: português, francês e inglês. E mais:  enquanto o visitante caminha pelas salas, é acompanhado pelos improvisos feitos pelo clarinetista Luca Raele, inspirados nos cantos dos pássaros brasileiros.

Advertisement

Criada e produzida pela Universcience – Cité des Sciences et de l’Industrie em colaboração com o Museu Nacional de História Natural da França, a exposição tem curadoria de Éric Lapie e curadoria científica de Guillaume Lecointre, com o apoio de um comitê científico multidisciplinar.

SERVIÇO

DARWIN, O ORIGINAL

Advertisement

Visitação: 

Até 13 de agosto de 2023

Terças a sextas, das 9h às 21h

Advertisement

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Recomendação etária: Livre

Entrada gratuita

Advertisement

Para agendamento de visitação de grupos escolares e instituições, acesse https://bit.ly/exposicaodarwin ou ligue para (19) 3737-1608

Sesc Campinas – Galpão Multiuso

Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas

Advertisement

Acompanhe nossas redes sociais: @sesccampinas

Programação completa em sescsp.org.br/campinas

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare