Connect with us

Geral

Mostra expõe olhar feminino sobre o Dia Internacional da Mulher

Publicado

em

Artistas plásticas, ilustradoras e cartunistas de Campinas e do Brasil realizam, na próxima quinta-feira, 8 de março, a exposição “Humorosas”, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” – MACC. A exposição é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A entrada é franca.

 

“O humor nos faz rir e nos faz pensar. A mostra é uma excelente oportunidade para discutirmos a questão da mulher nessa data tão especial”, afirmou a primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci.

 

A mostra contará com peças de 20 artistas singulares, com técnicas e estilos diferentes e um traço em comum: o humor. A abertura no dia 8 será às 19h e a mostra poderá ser vista até o dia 18 de março no MACC. Do dia 20 de março a 1º de abril, ficará exposta no foyer do Teatro Municipal Castro Mendes.

Publicidade

 

“Por meio de técnicas diversas, ilustração, pintura, desenho digital, colagem, papel, tela ou escultura, as Humorosas trazem uma reflexão sobre o cotidiano, a realidade, mas vão muito além”, segundo o plástico Robinson José da Silva, que idealizou o evento. A curadoria é da artista Synnöve Hilkner.

 

Exposição Humorosas

 

Publicidade

Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti (MACC)

Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro – Campinas. (19) 2116-0346 e 3236-4716

Data: De 8 a 18 de março, no MACC

Horário: terça a sábado, das 10h às 18h; quintas, das 10h às 21h; domingos e feriados, 9h às 12h

Entrada franca

Publicidade

 

HUMOROSAS

1. Alice Pereira

2. Ana Abreu

3. Angela Cruz

Publicidade

4. Arlete Nunes

5. Gaby Pendezza

6. Ignez de Castro – Dadí

7. Keila Knobel

8. Laerte Coutinho

Publicidade

9. Larissa dos Anjos

10. Lili Detoni

11. Lisa França

12. Maria Luziano

13. Maria Rita Correa

Publicidade

14. Marília Cotomacci

15. Marisa Carvalho

16. Nale Simionatto

17. Pryscila Vieira

18. Rosana Amorim

Publicidade

19. Suélen Becker

20. Synnöve Hilkner

Geral

Com A Vida Canta II, Coral de Jovens se apresenta no Bosque neste sábado

Publicado

em

Por

O Bosque dos Jequitibás recebe neste sábado, 13 de agosto, às 11h, a 2ª edição do coral de Jovens – A Vida Canta. A apresentação é gratuita e será em frente ao chafariz. A apresentação é acessível em libras e o local tem fácil acesso para cadeirantes, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. 

 

Esta será a primeira apresentação de três, ainda este ano. Serão cantadas as músicas: Joyful, Joyful; Kyrie (Missa Festiva); Benedictus; O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos), Anunciação (Alceu Valença), Trevo (Ana Vitória), Aquarela do Brasil (Ary Barroso) e Velha Infância (Tribalistas). 

 

O projeto a Vida Canta II oferece oficinas gratuitas de canto/coral a jovens adolescentes, de 13 a 18 anos, abordando principalmente a música erudita, além da folclórica e popular, preparando os alunos para apresentações públicas. Tem como objetivo fornecer para os jovens uma nova prática de atividade cultural, incentivando-os à vivência e formação musical, de uma forma transformadora e atrativa, utilizando o canto como um meio de expressar a arte, contribuindo com a qualidade de vida, podendo torná-los protagonistas de uma transformação pessoal, familiar e no local onde moram, demonstrando disciplina e trabalho em equipe, trabalhando um repertório variado de música popular, folclórica e principalmente erudita. 

Publicidade

 

 Visa também estimular a descoberta de novos talentos, ampliando o interesse dos mesmos pela arte, através do canto coral, podendo motivar novos participantes, reforçando a questão do protagonismo social e democratização cultural para o desenvolvimento dos jovens. 

 

É uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O maestro e regente é Rafael Leandro Gouveia, a preparadora vocal Thaís Costalonga, a pianista Natália Spostes, a coordenadora pedagógica Luciane Augusta, coordenação geral e produção executiva da Madia Produções, apoio da Associação Vida e Prefeitura de Campinas e patrocínio da Fertilizantes Heringer. 

 

Publicidade

Serviço

 

A Vida Canta II- Coral de Jovens

 

Dia: 13 de agosto 

Publicidade

 

Hora: às 11h 

 

Local: Bosque dos Jequitibás (em frente ao chafariz) na Rua Coronel Quirino, 2 – Bosque – Campinas/SP 

 

Publicidade

A entrada é gratuita. 

 

 

 

 

Publicidade

 

Continue Lendo

Geral

Mata de Santa Genebra está com inscrições abertas para Visita Autoguiada

Publicado

em

Por

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) está com inscrições abertas para a Visita Autoguiada pela Mata de Santa Genebra, projeto em os visitantes caminham sem o acompanhamento de um condutor por trilhas e roteiros pré-determinados. Monitores ficam à disposição para esclarecimento de dúvida na sede da fundação. O participante poderá permanecer na unidade de conservação por um período de duas horas. Os inscritos deverão assistir um vídeo explicativo sobre a atividade.

 

Os visitantes poderão fazer a caminhada para o Laguinho da Sanã e para a Trilha do Jatobá. A visita autoguiada é gratuita e recomendada para visitas individuais ou em pequenos grupos. As datas e horários disponíveis para visitação são sempre às quintas e sextas (manhã e tarde), e aos sábados (manhã). Para conferir, preencher o formulário e realizar as inscrições, é preciso entrar no link https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada. Deverá ser feita uma inscrição para cada participante, inclusive crianças. 

 

Para grupos com mais de 10 pessoas a FJPO orienta que se verifique a possibilidade de contratação de um condutor de visitantes no https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos no projeto Visita Monitorada. As inscrições para visitas monitoradas gratuitas já estão com todas as vagas preenchidas para a atividade em 2022. 

Publicidade

 

O que levar e vestir

 

Para a proteção dos participantes, é necessário trajar calça comprida e calçado fechado, evitando acidentes com plantas e animais. Há muitos mosquitos no ambiente de floresta e portanto o uso de repelente para insetos é fundamental para aumentar o conforto na atividade. A atividade poderá ser cancelada em caso de chuva ou ventos fortes. Os visitantes deverão trazer garrafinha d’água que poderá ser reabastecida em no bebedouro da FJPO.

 

Publicidade

Roteiros

 

Caminhada para o Laguinho da Sanã

Extensão completa do roteiro: 1.600 m

Classificação: Leve

Publicidade

Duração aproximada do roteiro: 1h

O roteiro envolve uma caminhada agradável pela estrada que contorna a floresta.

O Laguinho da Sanã fica a 800m da sede da fundação e é um local propício para o avistamento de aves e contemplação da natureza. O local conta com uma pequena lagoa artificial e, nas épocas mais secas do ano, é possível ter acesso ao riacho.

Trilha do Jatobá

Extensão da Trilha do Jatobá: 500 m

Publicidade

Extensão completa do roteiro: 900 m

Classificação: Leve

Duração aproximada do roteiro: 30 min

O roteiro envolve caminhada em trilha e pela estrada que contorna a floresta. Durante a caminhada os visitantes poderão fazer paradas para contemplar o gigante Jatobá com quase 30 metros de altura.

 

Publicidade

Mais informações sobre as ações da Fundação José Pedro de Oliveira podem ser obtidas no site http://fjposantagenebra.sp.gov.br ou pelo e-mail contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br . 

 

Sobre a Mata de Santa Genebra

 

A Mata de Santa Genebra é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. A reserva ecológica possui 251,7 hectares de Mata Atlântica, totalizando um perímetro de nove quilômetros. É uma Unidade de Conservação Federal com grande diversidade de fauna e flora nativa. Caracteriza-se como um importante remanescente preservado em meio urbano, utilizado para educação, pesquisa e conscientização ambiental.

Publicidade
Continue Lendo

Geral

Agentes de Artes Visuais criam mapeamento para articular o setor

Publicado

em

Por

Será realizado até o dia 20 de agosto, sábado, o mapeamento de pessoas interessadas na área das Artes Visuais no município de Campinas. A iniciativa é do Segmento Temático das Artes Visuais, espaço de organização da sociedade civil interessada pelo tema dentro da Câmara Setorial das Artes, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campinas

 

A participação, online,  é voluntária, por meio de um formulário disponível na internet ( https://forms.gle/fxsN89s2S2s8uUH17 ). 

 

O interesse do grupo é o levantamento de dados a respeito da diversidade de artistas, pesquisadores, curadores, educadores e públicos das artes visuais em Campinas. São doze perguntas disponibilizadas buscando informações para georeferenciar os agentes nas diferentes regiões da cidade e também busca entender as práticas, principais atuações e locais de fruição artística das pessoas interessadas. 

Publicidade

 

O Segmento Temático como instância aberta para participação da sociedade conta com reuniões mensais para discutir temas pertinentes ao setor. O Conselho, por sua vez, é uma instância regulamentada, consultiva e deliberativa, que promove a mediação entre a sociedade civil e a Administração Pública no desenvolvimento de políticas para o setor. Desde a criação da Lei Municipal número 15.999, de 07 de Outubro de 2020, o Conselho passa a funcionar a partir de uma nova organização, mais descentralizada e participativa. 

Serviço

 

Mapeamento de Artes Visuais

Publicidade

 

De 15 de Junho à 20 de Agosto

 

Para participar acesse: https://forms.gle/fxsN89s2S2s8uUH17

 

Publicidade

Mais informações: https://www.instagram.com/segmento_artesvisuais_cps/

Continue Lendo

Populares