Ícone do site RMC Urgente

Mini Pantanal Sanã é inaugurado em Campinas: saiba como visitar

mini pantanal sanã

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela administração da Mata de Santa Genebra, inaugurou no Dia Mundial da Água, 22 de março, às 10h, o Mini Pantanal Sanã. Este novo espaço está localizado a 800 metros da sede da Mata de Santa Genebra, na rua Mata Atlântica, 447, no Bosque de Barão Geraldo, em Campinas.

O Mini Pantanal possui um deck com 100 metros de extensão, proporcionando aos visitantes a oportunidade de caminhar sobre uma área de brejo e se conectar com a natureza local. Esta inauguração faz parte das celebrações dos 250 anos da cidade.

Percurso do Mini Pantanal Sanã

O percurso se inicia em uma ponte que conduz o visitante até um pequeno lago com uma queda d’água. Nas proximidades do lago, é possível conhecer diversas espécies de abelhas nativas sem ferrão no meliponário da Mata de Santa Genebra.

Continuando o passeio, os visitantes podem explorar todo o deck até chegarem ao Riacho Sanã, onde avistam uma grande variedade de aves e outros animais típicos desse ambiente. O prefeito Dário Saadi participou da inauguração e elogiou a iniciativa da Mata de Santa Genebra, realizada por meio de uma compensação ambiental em colaboração com a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

“No Dia Mundial da Água, estamos apresentando o ‘Pantanalzinho da Sanã’. Nesta margem do riacho, já foram avistados diversos animais, incluindo a onça-parda. É uma iniciativa importante para o lazer e para conscientizar sobre a preservação do meio ambiente”, declarou o prefeito.

Além da inauguração do Mini Pantanal Sanã, Cidão Santos, presidente da FJPO, descerrou uma placa em homenagem ao meliponário implantado no local em novembro de 2021. “O nome Mini Pantanal é uma homenagem à sanã, uma ave aquática típica desta região.

Aqui também há um conjunto de nascentes que formam toda a bacia do Rio Camanducaia, da região do Atibaia, e estamos celebrando a abertura de dois locais para visitação pública”, afirmou o presidente da Mata. “Chamamos de Mini Pantanal Sanã porque este ambiente possui características semelhantes ao bioma do Pantanal Mato-Grossense”, acrescentou Cidão Santos. “É um local belíssimo, cercado pela natureza e um dos mais bonitos da cidade”, concluiu.

O presidente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini, também marcou presença na inauguração. Para visitar o Mini Pantanal Sanã, basta se inscrever no site da Fundação José Pedro de Oliveira, na seção ‘Visita autoguiada’ ou ‘Visita Monitorada’, com condutores autorizados.

Sair da versão mobile