Mário Gatti realiza eventos para discutir saúde mental no Setembro Amarelo
Em meio à pandemia e aos reflexos na saúde mental provocados pelo isolamento e o medo, a Rede Mário Gatti realiza neste mês, dentro do Setembro Amarelo dedicado à prevenção ao suicídio, duas atividades direcionadas às equipes multidisciplinares de assistência.
O “Setembro Amarelo: um olhar humanizado para si e o outro” ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 8 de setembro, para a equipe de assistência do Hospital Mário Gatti, e no dia 13 de setembro será dedicado aos profissionais que atuam no pronto atendimento, no Samu e no Hospital Ouro Verde. As inscrições para participação estão abertas e devem ser feitas juntos aos gestores das unidades.
“Trata-se de um evento de valorização da vida, de reforço à atenção aos sinais de alerta entre os profissionais, na família, nas relações, para a busca de tratamento”, afirma a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Fernanda Martins.
No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos. Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Dados do Sistema de Notificação de Violência de Campinas (Sisnov) apontam que de janeiro a julho deste ano foram registradas 98 tentativas de suicídio na cidade e 33 acabaram em mortes. No mesmo período de 2020 foram 154 tentativas com 36 óbitos e em 2018 houve regstro de 148 tentativas com 47 mortes.
Fernanda observa que a Covid-19 colocou à prova a saúde mental dos profissionais da saúde, que tiveram que lidar com o luto, com o medo e as incertezas. “Alguns se fragilizaram, precisaram se afastar do trabalho porque tiveram Covid e também lidar com as sequelas. As unidades fizeram um trabalho de acolhimento, de escuta. Foi um sofrimento coletivo”, afirmou.
O “Setembro Amarelo: um olhar humanizado para si e o outro” ocorrerá na quarta-feira, dia 8, no anfiteatro do Hospital Municipal Mário Gatti, das 8h às 12h. No dia 13, o evento será das 14h as 18h20, na Sala Rute, no 3º andar do prédio administrativo do hospital.
O psiquiatra do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Fernando Yukio Tomita, falará sobre “Os fatores de risco e a prevenção ao suicídio/ o tratamento psiquiátrico em caso de tentativa de autoextermínio”. Na sequência, o psicólogo Ed Carlos de Faria trata da “Abordagem psicológica no atendimento do paciente que tentou suicídio/ a rede de saúde mental do município/ desospitalização”.
A enfermeira Karina Diniz Tavares Medina, especialista em saúde mental, abordará “A assistência humanizada e seus benefícios em saúde mental” e a pedagoga Lucimeire Martini, coordenadora da área de Humanização do Hospital Mário Gatti, falará sobre “A rede de apoio aos servidores do hospital municipal”.