Connect with us

Geral

Mais um radar entra em operação na próxima segunda-feira, 18, em Campinas

novos radares

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia a operação de um equipamento de fiscalização eletrônica (radar) na avenida Ruy Rodriguez, no cruzamento com a avenida Professora Maria Julieta Godoi Cartezani, no bairro Vila Palácios, região do distrito do Ouro Verde. O equipamento foi instalado no sentido bairro – Centro da via; e entra em operação a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de março.

O novo radar fiscalizará o avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e limite máximo de velocidade, regulamentada em 50 km/h. O local está devidamente sinalizado e recebeu faixa informativa alertando os condutores sobre a presença do radar e início da fiscalização. A comunicação sobre o equipamento na via ocorre desde o início de março.

O equipamento que entra em operação foi remanejado do cruzamento das avenidas Guilherme Campos com Wagner Samara, que está com índices estáveis de segurança viária. Com isso, Campinas continua com 144 pontos de fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas, com o objetivo de garantir o cumprimento das regras de trânsito, fundamentais à segurança viária.

Advertisement

Objetivo

O principal objetivo da presença do radar no trecho da via é o de aumentar a segurança viária. Principalmente em relação ao respeito ao semáforo vermelho, ao limite máximo de velocidade e durante a travessia de pedestres. O trecho onde está o equipamento recebe grande fluxo de veículos e pedestres.

Na região, estudos técnicos da Emdec apontaram alto índice de desrespeito à sinalização semafórica (avanço do sinal vermelho), prática de excesso de velocidade, travessia de alunos da Escola Estadual Dr. Antônio Pires Barbosa, travessia de usuários do transporte público coletivo, área próxima à ponto de parada de ônibus e alto risco de atropelamento.

Advertisement

Dados do Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, elaborado pela Emdec, na classificação dos locais de sinistros (acidentes de trânsito) por Unidade de Padrão de Severidade (UPS), no acumulado de 2018 até dezembro de 2023, o cruzamento das vias Ruy Rodriguez com Professora Maria Julieta de Godoi Cartezani e Joaquim Lacerda Coelho está na 48ª posição no ranking de pontos críticos. No período mencionado, no local, foram 31 ocorrências de trânsito, sendo 13 acidentes sem vítima, 16 acidentes com vítima não fatal e dois atropelamentos sem mortes.

Fiscalização eletrônica

Em 2023, a avenida Ruy Rodriguez foi a que teve mais pedidos de implantação de radares, feitos pela população, para a Emdec.

Advertisement

Todas as informações sobre os radares estão disponíveis no site da Emdec, no endereço http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=radares.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare