Connect with us

Geral

Lagoa do Taquaral reforma Caravela e ganha novas atrações

imagem 42

O Parque Portugal, conhecido como Lagoa do Taquaral, uma das principais áreas de lazer de Campinas, com visitação de 50 mil pessoas nos fins de semana e 20 mil durante os dias úteis, está com novidades. A Caravela, um dos principais cartões-postais da cidade, está passando por reforma desde a semana passada, pela Secretaria de Serviços Públicos. Além disso, a antiga área de decantação da lagoa passou por revitalização e um novo parquinho será entregue. 

 

 

Advertisement

 

Reinaugurada em setembro de 2014, após 15 meses de trabalho, a Caravela está passando novamente por reparos, desta vez para manutenção. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, estão sendo trocadas algumas tábuas e a embarcação toda receberá nova pintura, com custo de R$ 50 mil. O procedimento é necessário porque há desgaste do material, especialmente pelas ações do tempo e do clima. Durante o período de reparos, cerca de 30 dias, a Caravela permanecerá fechada para visitação do público. 

 

Advertisement

 

Quando foi restaurada, o projeto contemplou as características originais da embarcação, inclusive os mastros e a cor vermelha. Foi retirada da água e encaixada em um deque de madeira. Antes da restauração, ficou anos interditada porque estava sem condições de uso. 

 

Advertisement

A Caravela foi construída no próprio local e inaugurada em 1972. A embarcação é réplica da nau Anunciação que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 1500. 

 

 

Advertisement

Na época, para a construção da Caravela em Campinas, o Museu da Marinha Nacional, no Rio de Janeiro, enviou documentos e plantas da caravela original. A nau campineira tem 28,30 metros de extensão, 38 metros de altura, e largura máxima de 8,5 metros. Pesa entre e 80 e 100 toneladas. Em 2008, a embarcação apresentou uma série de fissuras no casco e precisou ser içada para ser reformada.

 

 

Advertisement

Novo parquinho

 

Próximo à Caravela, numa área de 200 metros quadrados, está o novo parquinho, todo construído em madeira de eucalipto tratada. A madeira passa por um processo que faz com que tenha mais durabilidade. O secretário Paulella exemplifica que com o eucalipto tratado é possível resistir mais às bactérias nocivas e à ação do tempo e das intempéries.

Advertisement

 

 

O parquinho é formado por uma casa com plataforma e um observatório, no qual até os adultos poderão subir para curtir a vista. Na parte de baixo estão balanços, escorregadores, gangorras e tanque de areia. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Área revitalizada

 

Uma antiga área de decantação de sedimentos, de 5 mil metros quadrados, em uma das pontas da lagoa, próxima à pista de patinação, passou por revitalização e agora pode ser usada pelos frequentadores do Parque. O espaço, que durante anos ficou fechado com tapumes, agora pode ser usado para circulação e piquenique. 

Advertisement

 

 

O gramado foi recuperado, foram plantadas 100 mudas de palmeiras e construídos três pequenos lagos. Esses pequenos lagos, explica o secretário Paulella, são considerados caminhos das águas, porque servem para alimentar a lagoa com mais água. O volume que chega por galerias pluviais desemboca primeiramente nesses pequenos lagos e aí segue para a lagoa. Se tiver alguma sujeira, poderá ser barrada e retirada antes de chegar à lagoa principal.

Advertisement

 

 

Sobre Parque Portugal

Advertisement

 

Desde 2013 o Parque Portugal vem passando por melhorias. Além da restauração da Caravela, a lagoa passou por desassoreamento; bondes e Concha Acústica foram revitalizados; inaugurados Museu do Esporte e novas academias – ao ar livre, para pessoa com deficiência, musculação e centro de lutas – , instalação de piso intertravado na área dos pedalinhos e Caravela, entre outras. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare