Connect with us

Geral

Jovens aprendizes do programa Vibe são contratadas pelo Samaritano

imagem 115

Conquistar o primeiro emprego é uma alegria para todo jovem. Com um salário fixo é possível ajudar a família, planejar o futuro e sonhar com um curso de línguas, universitário e viagem de intercâmbio.
Entre os pilares do Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional), está a inclusão dos Jovens Aprendizes da Prefeitura no mercado de trabalho. Desde que surgiu, em 2021, dois casos tiveram sucesso imediato e as jovens Gabriella de Souza de Oliveira e Kézia Santos Miranda já saíram do programa direto para um emprego no Hospital Samaritano, um dos parceiros do Vibe.
O programa Vibe foi uma base muito importante para mim. Com as rodas de conversa pude me expressar, perder a vergonha de dar minha opinião, pude debater com outras pessoas e também entender que existem diversos posicionamentos”, disse Késia. “O programa contribuiu muito para o meu desenvolvimento profissional, me fez pensar em qual carreira seguir e o que fazer para chegar até lá”, completou.
Sobre o emprego, ela disse que foi muito bem recepcionada e que todos são atenciosos e sempre ajudam quando há alguma dúvida. “Trabalhar aqui está sendo um desafio e tanto. É uma rotina super diferente da minha antiga e está sendo uma fase de muitas descobertas”, completou.
Para o futuro, Késia deseja continuar estudando e fazer um curso de línguas. “Com o salário que recebo aqui, consigo ajudar em casa e também destino um pouco do dinheiro para meus futuros cursos”, explicou.
Gabriella também acredita que ter participado do Vibe ajudou na conquista do primeiro emprego. “O programa Vibe foi essencial tanto durante o período de aprendizagem na Prefeitura quanto no pós. Hoje estou no meu novo emprego graças ao programa que encaminhou nossos currículos”, contou. “ ‘Sou muito grata pelo programa, por tudo que passei e pelas pessoas que para sempre vão estar na minha vida”.
Nos planos para o futuro, a jovem quer fazer faculdade ou curso técnico na área da saúde e deixa uma mensagem para quem está chegando. “Estudem muito, queiram aprender tudo que é passado para vocês e aproveitem todas as oportunidades”, disse.
Quem trabalha diretamente com as duas jovens também aprova o Vibe. “O programa e a parceria de empresas vai mudar a vida de muitas pessoas.
Sem dúvida, a parceria com a Prefeitura mostra o quão importante é participar do desenvolvimento dos jovens”, disse Cristiane Artacho Balista, gerente administrativa do Samaritano.
Ainda segundo ela, “é muito gratificante colaborar com crescimento profissional e intelectual desses jovens talentos. Promover e estimular o desenvolvimento humano e contribuir para a formação profissional efetiva é, sem dúvida, fazer a diferença na vida desses jovens”.

Vibe
A presença desses jovens na Prefeitura é muito importante. Eles trazem a alegria, a energia e uma troca de experiências muito rica”, explicou a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Além de institucionalizar a atuação do jovem aprendiz na Prefeitura, o Vibe também visa promover ações que estimulem o desenvolvimento humano e contribuam na formação efetiva profissional e no acesso ao mercado de trabalho.
O Vibe é um programa rico, que está sendo construído com a participação de várias áreas. Queremos mudar a forma como esses jovens passam pela Prefeitura, mantendo um monitoramento após a saída deles. Isso é muito importante, porque garante um vínculo e também a possibilidade de inclusão em cursos e até nas vagas de empregos ofertadas por parceiros”, completou.
O programa está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Jovens, orientadores e empresas
Para os jovens, o Vibe vai promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.
Raio x dos jovens aprendizes na prefeitura (ano 2021)
– São 147 vagas para jovens;
– 588 pessoas atendidas de forma indireta (grupo familiar);
– R$ 2,9 milhões/ano de investimento para a manutenção do contrato;
– 90% dos jovens aprendizes são do sexo feminino e 45,58% se declararam pardos;
– Adquirir experiência profissional e ajudar a família estão entre os principais motivos para fazer parte do programa;
– A maioria (35,37%) vive na região Sudoeste e tem renda familiar de até 3 salários (já incluindo a remuneração do jovem aprendiz).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare