Connect with us

Eventos

Inverno chegou: veja três lugares para saborear o tradicional fondue na região de Campinas

fondue

A chegada do inverno traz a queda das temperaturas e é um período aguardado pelos amantes da gastronomia. É a estação do ano em que restaurantes criam pratos mais encorpados para harmonizar com boas taças de vinhos e as lareiras acesas.

O fondue, um dos pratos mais procurados pelos brasileiros nesta época do ano, teve origem na Suíça, país de baixas temperaturas, e é conhecido pela versão à base de queijo aquecido em um réchaud ou qualquer outra fonte de calor. Já as versões de carne em cubos, cozidos no vinho, com diversos acompanhamentos como batatas e legumes, ou de chocolate, foram adaptadas pelos brasileiros.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, no inverno é uma tradição os bares e restaurantes criarem ou relançarem pratos próprios para a estação, como forma de manter o movimento nos estabelecimentos.

Advertisement

Para quem aprecia a receita, confira três restaurantes na região de Campinas que oferecem a tradicional receita no inverno.

Vila Paraíso Restaurante

Localizado em uma região montanhosa e cercada por mata da Área de Proteção Ambiental (APA), onde as baixas temperaturas do inverno costumam ser comparadas a tradicionais destinos turísticos, o Restaurante Vila Paraíso virou destino dos amantes desse prato. Além dos termômetros baixos, as lareiras que aquecem o ambiente e uma diversificada carta de vinhos tintos e brancos para acompanhar os pratos completam o charme da casa.

Advertisement

No Festival do Fondue, os frequentadores encontram o fondue de carne ao vinho para adultos e na versão infantil (de 3 a 12 anos). A versão completa, além de carne também conta com queijos e chocolate. A carne de filé mingnon fresca cortada em cubos é preparada pelo próprio consumidor no consomê de vinho (caldo de carne com vinho), o que torna o prato mais saudável e suave, além de conferir um sabor especial.

A versão Carne ao Vinho vem acompanhada de diversos salgados, como pães artesanais – italiano e mandioca – produzidos pela Padoca do Vila, legumes gratinados, batata noisete e molhos de mostarda, madeira, funghi e vinho. Tanto a carne como os acompanhamentos têm reposição à vontade)

Para quem dispensa carnes e queijos, mas é amante do chocolate, o Festival terá uma versão apenas de fondue de chocolate. Ela é acompanhada de doces, como churros, palitinhos de bolo de cenoura e frutas como banana, uva, morango e abacaxi. Neste caso, as frutas podem ser repostas uma única vez.

Advertisement

O Festival do Fondue é servido a partir de duas pessoas.

Banana Café Campinas

Instalado no coração do Cambuí, em Campinas, o Banana Café também oferece a receita suíça durante a noite. Para este ano, a casa elaborou quatro versões, do tradicional queijo, passando elo chocolate e a novidade elaborada com um dos salgadinhos preferidos dos brasileiros: a coxinha.

Advertisement

O fondue de Chocolate é servido aos clientes acompanhado com diversas frutas de época e outras guloseimas. Para quem não abre mão da receita tradicional de queijo, o prato da casa é servido com filé mignon empanado, filé de frango empanado, legumes e pães italianos.

Já para quem gosta de novidades, a dica fica por conta da Coxinha D. Júlia 2.0. Trata-se de um delicioso fondue de Catupiry acompanhado com as famosas coxinhas da D. Júlia!, servido em porções de 300 gramas. E para complementar a experiência, o cliente ainda vai encontrar o Brownie de chocolate com castanha, acompanhado sorvete de vanilla, frutas vermelhas e calda de chocolate quente (200g).

E para acompanhar uma das quatro versões, o cliente ainda pode escolher o vinho da carta da casa e aproveitar as lareiras.

Advertisement

Vitorino Restaurante (Paulínia)

Para quem pretende dar uma esticada a noite ou mora em Paulínia, a opção para degustar o fondue é no Vitorino Pizza & Culinária, localizado dentro do Hotél Vitória na cidade. Durante a noite de todo o mês de julho, das 20h às 23h, a casa está com seu tradicional Festival de Fondue, em duas versões.

A versão Savoyarde é o fondue de queijo tradicional, preparado com queijo gruyére (tradicional suíco) e emmental (média cura e um dos mais consumidos no mundo) no sistema buffet. Esta versão é acompanhada de baguette em cubos, batatinha soutée, dadinhos de carne e brócolis. O prato pode ser pedido para duas pessoas (500 gramas) ou quatro pessoas.

Advertisement

Outra opção, que pode ser pedida separadamente ou para fechar a noite, após o fondue tradicional, é o de chocolate. A receita do Vitorino é preparada com chocolate meio amargo derretido com um toque de vinho do Porto, acompanhada de carolinas de creme, mini brownies, frutas frescas e secas. Ela também está disponível para duas ou quatro pessoas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare