Connect with us

Geral

Hortifrútis “de inverno” têm queda de preços na Ceasa Campinas

Publicado

em

Quinze dos 16 principais produtos hortifrutigranjeiros sazonais comercializados na Ceasa Campinas registraram queda de preço em julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento da equipe técnica do Mercado Hortifrutigranjeiro da Ceasa Campinas. Sete desses produtos tiveram suas cotações abaixadas em níveis significativos: mamão (-9,90%), maçã (-45,13%), batata inglesa (-58,84%), batata-doce (-20,09%), maracujá (-31,76%), mandioquinha (-36,14%) e abóbora (-62,40%), que teve a maior queda. Dos 16 produtos, apenas a mandioca registrou alta de preço (42,85%).
Os demais produtos que completam a relação – morango, tangerina, abacaxi, atemoia, figo roxo, repolho, abobrinha e chuchu – também tiveram redução de preço. “Neste ano, as condições climáticas são mais favoráveis do que no ano passado. Isso propicia uma maior oferta de vários produtos de grupos diferentes de hortaliças e frutas, com a consequência de queda de preço, devido à concorrência direta na demanda desses produtos pelo consumidor”, explica o coordenador do Mercado Hortifrutigranjeiro da Ceasa Campinas, Márcio Lima.
“Alguns produtos estão com preços mais baixos motivados pela relação oferta e procura, na maioria dos casos, em razão da maior presença nessa época, como o morango e a tangerina. Outros, pelas mesmas razões, seguem com preços menores, porém tiveram suas cotações abaixadas em níveis surpreendentes quando comparados às médias de 2016, fazendo dessas frutas e legumes verdadeiras oportunidades para a economia do consumidor”, avalia Ricardo Munhoz, engenheiro agrônomo da Ceasa. Ele ressalta, porém, que tratam-se de preços de atacado, ou seja, da Ceasa para o comércio varejista, que segue outros critérios para determinar os preços dos produtos vendidos.
Sazonalidade  
A sazonalidade é uma característica natural de todas as frutas, verduras e legumes. Sazonal é um adjetivo que se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época. Com o avanço da tecnologia, os alimentos são produzidos em épocas diferentes, porém, os alimentos sazonais sãos mais saborosos e nutritivos.
Também é um fator muito importante para determinar o preço dos produtos. Alimentos cultivados fora de época são mais difíceis de serem produzidos e rendem menos do que em sua época certa e, consequentemente, o preço aumenta pela baixa demanda.

Geral

Câmara aprova licença paternidade de 20 dias para os servidores

Publicado

em

Por

A Câmara Municipal aprovou, na noite desta quarta-feira, 27 de outubro, em última análise, o projeto de lei do Executivo que amplia de 5 para 20 dias a licença paternidade dos servidores municipais. O projeto agora segue para sanção do prefeito Dário Saadi. 

 

 

Para a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a ação marca mais uma comemoração para o Dia do Servidor. “Foi muito simbólico o projeto ter sido aprovado ontem, às vésperas do Dia do Servidor Público. Sem dúvidas é mais um presente que a cidade dá para seus profissionais”, disse. 

 

 

Ainda segundo a secretária, a ampliação da licença paternidade é um marco importante dentro da política de gestão de pessoas. “Quando o servidor pode estar em convivência e exercendo o seu papel familiar responsável e paternal, ele também tem mais condições de desenvolver seu trabalho de forma mais motivada”, explicou. 

 

 

Outro ponto destacado pela gestora é o cuidado com a criança na primeira infância, programa de destaque na Administração Municipal. “Dentro dessa concepção de estímulo ao desenvolvimento da primeira infância, a ampliação da licença paternidade dá aos homens condições de dividir com as mulheres a responsabilidade nos cuidados nos primeiros dias de vida do bebê, o que é muito importante para um desenvolvimento saudável”, disse. 

 

 

O coordenador do PIC (Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira), Thiago Ferrari, avaliou como fundamental a iniciativa, já que está em consonância com o que prega o programa. “O PIC busca uma cidade amiga da criança e isso passa pela necessidade de que elas tenham uma infância saudável em todos os sentidos. É fundamental que a criança tenha acolhimento nos primeiros dias de vida e a presença dos pais contribui para a formação de vínculos e fortalecimento dos laços familiares, por isso, uma licença paternidade ampliada é fundamental”, disse. 

 

 

Dados

 

 

A Prefeitura conta, atualmente, com cerca de 15 mil servidores ativos. São 10,3 mil mulheres e 4,7 mil homens. 

 

 

Este ano, 44 servidores tiraram licença paternidade. Em 2020, foram 51 e 2019, 74.  

 

Continue Lendo

Geral

Feira Hippie tem programação especial para o Dia das Bruxas

Publicado

em

Por

A Feira Hippie do Centro de Convivência Cultural realiza o “Halloween no Centro de Convivência” nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Os expositores vão celebrar a festa mais conhecida como Dia das Bruxas no Brasil, com artesanato, alimentação, atrações musicais, espaço kids e muitas gostosuras. A festa será das 16h às 22h, nos três dias. No domingo, dia 31, a feira será das 9h às 14h.

 

Atrações

 

Durante o Halloween, haverá shows musicais.

 

Dia 28/10

 

– 18h – Thiago Bonito – rock nacional e internacional

 

–  20h – Caio Lobo – voz, violão e percussão no pé

 

 

Dia 29/10

 

– 20h – Téco Sead – MPB, música regional e samba raiz

 

 

Dia 30/10

 

– 18h – Revanche Imediata – rock nacional e internacional

 

– 20h – Carlos Kbelo – MPB, reggae, forró, samba e pop

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Concerto com musical da Broadway está disponível na internet

Publicado

em

Por

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas disponibiliza a partir desta quinta-feira, 28 de outubro, no canal Youtube Cultura Abraça Campinas, o musical sinfônico com os famosos números musicais da Broadway. O link para rever o concerto, desta vez pela internet, é o https://www.youtube.com/watch?v=dgoGaKeE61o .

 

 

O musical traz peças de “O Fantasma da Ópera”, “Os Miseráveis”, “A Bela e a Fera”, “Evita”, “Frozen”, “Alladin”, e outros sucessos como Under The Sea, música do caranguejo Sebastian do filme A Pequena Sereia. São dez números de musicais famosos e conhecidos pelo público.

 

 

A apresentação do musical foi ao vivo, no dia 16 de outubro, no Teatro Castro Mendes. O maestro convidado para reger esse concerto foi Eduardo Pereira. Também participam os solistas Itauana Ciribelli, Raquel Paulin, Leandro Cavalcante e Gilberto Chaves.

 

 

Ficha técnica

 

 

Concerto Musicais OSMC 16.10.2021

 

 

Maestro convidado: Eduardo Pereira

 

Solistas: Itauana Ciribelli

 

Raquel Paulin

 

Leandro Cavalcante

 

Gilberto Chaves

 

 

Músicas

 

1. THE PHANTOM OF THE OPERA MEDLEY – Overture, The Phantom of the Opera, All I Ask Of You

 

2. STARS “Les Miserables”

 

3. I DREAMED A DREAM “Les Miserables”

 

4. A WHOLE NEW WORLD “Alladin”

 

5. HOME “Beauty and the Beast”

 

6. LET IT GO “Frozen”

 

7. UNDER THE SEA “The Little Mermaid”

 

8. WEST SIDE STORY MEDLEY Cha-Cha / Meeting Scene / Maria / Tonight

 

9. DON’T CRY FOR ME ARGENTINA “Evita”

 

10. DEFYING GRAVITY “Wicked” 

Continue Lendo

Populares