Connect with us

Geral

Fórum Campinas pela Paz reuniu mais de 15 mil pessoas em dois dias

imagem 7

Mais de 15 mil pessoas participaram da segunda edição do Fórum Campinas pela Paz, em Campinas, realizada dias 30 de abril e 1º de maio, em Campinas. O evento teve a música como eixo norteador para o fortalecimento de uma política indutora da cultura de paz e contemplou diversas apresentações musicais, debates e gastronomia na Praça Arautos da Paz e na Casa de Vidro do Lago do Café. Os dois dias de evento reuniram famílias e crianças que foram de perto conferir as atividades e aproveitaram para brincar, praticar atividades esportivas e até fazer piqueniques ao lado do palco em que os artistas se apresentaram.

 

 

Advertisement

 

 

Os debates versaram sobre diversos temas e suas contribuições para a construção da cultura de paz e os direitos humanos como o papel dos organismos internacionais e da música; erradicação do trabalho escravo; migrações e refúgio; relações étnico-raciais; e cartografia social. No total mais de 380 pessoas participaram das mesas-redondas e palestras. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, o evento mostrou que o conceito de cultura de paz já está muito mais disseminado que após o início do Movimento Campinas pela Paz. “Estamos conseguindo atingir um dos nossos objetivos que é disseminar esse conceito de participação da sociedade na construção de um pilar mais amplo e concreto para promoção da paz”.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A secretária ressaltou que, por meio da música, pode-se também transmitir mensagens importantes com relação à necessidade da união, do fortalecimento da força social para repudir o ódio, o preconceito e a discriminação. “O ambiente e as mensagens trazidas pelos artistas vieram de fato ao encontro de tudo aquilo que era a proposta de nosso fórum”, afirmou.

 

 

Advertisement

 

 

Em um balanço final sobre os dois dias de evento, Eliane ressaltou a relevância de ter um espaço para fazer a reflexão sobre a paz e acolher uns aos outros. “Afinal, somos todos arautos de boas mensagens, de uma cultura de paz em que a tolerância e a solidariedade possam estar presentes todos os dias”.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Fórum compôs oficialmente a programação do Dia Internacional do Jazz da Unesco, programa que tem a música como ferramenta para a promoção da paz. Na terça-feira, dia 30, passaram pelo palco da Arautos da Paz, artistas como o percussionista internacional e cantor Airto Moreira e Banda; a poeta, cantora e atriz Elisa Lucinda; o Dj Barata; a Banda de Samba Jazz Black Rio; e a Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos. Na quarta-feira, feriado de 1º de maio, vários artistas também se apresentaram como o Dj Deddy Monteiro e Dj Barata, Tributo Jazz e Banda Fruto Proibido. O evento foi encerrado com o show da cantora e compositora Ellen Oléria.

 

 

Advertisement

 

 

Além das apresentações musicais e dos debates, a segunda edição do fórum contou com inúmeras opções gastronômicas organizadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

O evento foi chancelado pela Unesco, pelo Banco Mundial e Fórum das Américas. Diversas empresas apoiam a iniciativa como a Unimed, EPTV, Viploo, Azul Linhas Aéreas, ALR Transportes Executivos, Mont Blanc Buffet e Eventos, Dj Barata e Andreiuk Trio, The Royal Palm Plaza.

 

Advertisement

 

Concurso Pérola Negra

 

Advertisement

No dia 1º de maio, também foi realizada a premiação do Concurso Pérola Negra que surgiu com o objetivo de homenagear as mulheres negras de destaque na cidade. Neste ano, as laureadas foram:

– Andreia Aparecida de Jesus Mendes, curadora e artista visual recebeu o prêmio de Destaque em Cultura;

 

Advertisement

– Márcia Lúcia Anacleto de Souza, professora de educação infantil e de jovens e adultos (categoria: Educação pela Promoção da Igualdade Racial); 

 

– Flávia Roberta Santos de Souza, bibliotecária (profissional de destaque); 

Advertisement

 

– Lucimara Ferreira, advogada (trajetória de luta e garantia de direitos); 

 

Advertisement

– Patrícia Oliveira Lapa, voluntária da ONG Imene (Desenvolvimento Comunitário); 

 

– Zuzilene da Silva Evangelista, professora pesquisadora e ativista (Categoria Revelação); 

Advertisement

 

– Cristiane Dias Alves, empresária (Destaque em Afirmação de Identidade). 

Advertisement
 
 
banner-portal
banner-sumare