Geral
Festas juninas movimentam o Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa
A época das festas juninas, tradicionais celebrações nos meses de junho e julho, traz movimento ao Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa-Campinas. O aumento nas vendas é impulsionado pelos ingredientes essenciais dos pratos típicos dessa festividade popular, tais como gengibre, milho verde, pinhão, batata-doce e coco seco. Espera-se um acréscimo de 30% nas vendas desses itens.
A procura por gengibre aumenta em 90% devido à produção do quentão e outras bebidas típicas das festas juninas. O milho verde costuma ter um aumento de 40% na procura, ou seja, uma venda adicional de 204.520 kg. O consumo de batata-doce aumenta em 27% (928.379 kg) nesse período. Quanto ao coco seco, a comercialização registra um aumento médio de 20% (200 toneladas).
Segundo Marcos Donizete Gruas, um dos comerciantes da Ceasa-Campinas, o pinhão atinge seu ápice de vendas nos meses de junho e julho. “Nesse período do ano, movimentamos mais de 100 toneladas desse fruto nativo da árvore da araucária”, afirma o permissionário.
Os principais pratos típicos das festas juninas incluem pamonha, curau, bolo de milho, pinhão, pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, arroz-doce, cuscuz e tapioca.