Connect with us

Eventos

Férias de julho tem programação especial nos museus da Fundação Energia e Saneamento

MuseuSP

A programação de julho nos três museus da Fundação Energia e Saneamento tem uma série de atividades gratuitas para incentivar o conhecimento e promover a sustentabilidade de maneira divertida para crianças, jovens e famílias. A agenda de férias dos Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis inclui a ação Brincando com energia!, Trilha AutoGuiada, Piquenique no Museu, visitação gratuita, as oficinas “Carimbo de folhas”, “Criando com Linhas” “Tintas Naturais”, “Recriando Padrões do Museu” e “Confecção de Luminárias”. Algumas atividades são abertas ao público e outras exigem inscrição prévia. 

O Museu da Energia de São Paulo dá início à programação de férias com a ação “Brincando com Energia”, até hoje, 6 de julho, a partir das 14h, para públicos de diferentes idades. A proposta é colocar os participantes para gastar energia e aprender brincando. A iniciativa vai abordar conceitos científicos sobre energia, eletricidade, eletrostática e magnetismo, de maneira lúdica e divertida, utilizando o jardim da unidade. O público poderá participar de experimentos com temáticas relacionadas ao Museu. É necessário se inscrever pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição, clicando aqui.

Também no jardim da unidade acontece a oficina “Carimbo de Folhas”, no dia 15, às 14h, para toda a família, celebrando o Dia de Proteção às Florestas e o Dia do Curupira, comemorados em 17 de julho. A ação vai trabalhar a importância da proteção às florestas brasileiras, tema muito atual e de grande impacto social, promovendo uma visão crítica sobre a temática. Os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição, clicando aqui.

Advertisement

Itu

O Museu da Energia de Itu promove em julho as Férias no Museu, com diferentes oficinas gratuitas, para crianças de 7 a 14 anos. A iniciativa incentiva brincadeiras e descobertas, atividades essenciais para o desenvolvimento e a socialização. A programação da unidade vai oferecer atividades para relaxar, se divertir e liberar a criatividade, promovendo desenvolvimento social, troca de experiências, interação e liberdade de aprender com todos os envolvidos. 

Todas as oficinas acontecem das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30. Não é necessário se inscrever. No dia 8 de julho, será realizada a oficina “Criando com Linhas”, atividade com papelão e lã para criar uma figura, como um animal ou a letra do nome. No dia 15 é a vez da oficina “Tintas Naturais”, para produzir tinta atóxica e ambientalmente correta a partir de cola líquida e pigmento natural. “Recriando Padrões do Museu” é a oficina do dia 22, na qual os participantes vão desenhar os motivos artísticos do museu com lã e cola líquida no papel. Fechando a programação, a oficina “Confecção de Luminárias” será no dia 29, para ensinar os visitantes a criar luminárias para decoração, com copo de vidro e pequenas velas.  

Advertisement

Salesópolis

Em comemoração ao aniversário do Museu da Energia de Salesópolis, que completa 23 anos no dia 5 de julho, e para celebrar as férias, a unidade vai promover a “Trilha do Tangará”, com início no dia 15, às 10h e 14h, uma trilha autoguiada que oferece a crianças com mais de 7 anos um novo roteiro para promover contato com a natureza, resgatar o olhar científico dos visitantes, despertar a consciência sobre a importância da preservação e aguçar sentidos do corpo humano.

O fio condutor da trilha são os recursos naturais do Museu da Energia de Salesópolis, local com remanescentes de uma das florestas com maior biodiversidade do mundo, a Mata Atlântica. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o bioma abriga cerca de 20 mil  espécies vegetais, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

Advertisement

A atividade busca contribuir para a alfabetização científica dos visitantes, provocar a curiosidade sobre os mecanismos da natureza, causar mudança de hábitos para um formato mais sustentável, estimular o estudo das ciências biológicas, promover reflexão sobre a conservação ambiental e estabelecer conexão com o ecossistema. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail: [email protected], telefone (11) 4696-1332 ou Whatsapp (11) 99115-0020. 

Também para comemorar o aniversário do Museu da Energia de Salesópolis e as férias, acontece o roteiro de visita gratuita “Caminhos da Energia”, aberta ao público de todas as idades, até 8 de julho, das 10h às 17h. A atividade apresenta ao visitante o percurso da energia elétrica desde que é gerada até chegar aos consumidores. Os participantes poderão visitar a Casa de Máquinas, o Espaço Energia, o Espaço das Águas e o Reservatório. Serão abordadas questões como importância da economia de água e energia elétrica e importância do uso consciente dos recursos naturais. 

A programação de férias e de aniversário do Museu da Energia de Salesópolis terá ainda o “Piquenique no Museu”, nos dias 12, 19 e 26, das 10h às 17h, que vai oferecer às famílias espaços adequados para a atividade, como quiosques, jardins e áreas verdes. A unidade vai promover jogos educativos e disponibilizar toalhas para o piquenique. A proposta é fortalecer a conexão entre as famílias, a relação entre o ser humano e a natureza, em momentos relaxantes e de contemplação, emoldurados por canto dos pássaros, som da cachoeira e cheiro das plantas. A ação é aberta ao público de todas as idades. 

Advertisement

Programação de julho do Museu da Energia de São Paulo

Brincando com Energia

Dias 4, 5 e 6 

Advertisement

A partir das 14h 

Público livre 

Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição, neste link

Advertisement

Oficina “Carimbo de folhas”  

Dia 15

Às 14h

Advertisement

Público livre 

Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou formulário de inscrição, neste link

Museu da Energia de São Paulo

Advertisement

Endereço Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo

WhatsApp:  (11) 99169-8531

E-mail: [email protected]

Advertisement

Mais informações da unidade:

Programação julho do Museu da Energia de Itu

Oficina “Tintas Naturais”

Dia 15

Advertisement

Das 10h30 11h30 e das 14h30 às 15h30

Público de 7 a 14 anos

Não é necessário se inscrever

Advertisement

Oficina “Recriando Padrões do Museu”

Dia 22

Das 10h30 11h30 e das 14h30 às 15h30

Advertisement

Público de 7 a 14 anos

Não é necessário se inscrever

Oficina “Confecção de Luminárias”

Advertisement

Dia 29

Das 10h30 11h30 e das 14h30 às 15h30

Público de 7 a 14 anos

Advertisement

Não é necessário se inscrever

Museu da Energia de Itu

Endereço Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Advertisement

WhatsApp: (11) 94805-4429

E-mail: [email protected] 

Mais informações da unidade:

Advertisement

Programação de julho do Museu da Energia de Salesópolis 

Trilha do Tangará

A partir do dia 15

Às 10 e 14h

Advertisement

Público a partir de 7 anos

Inscrições pelo e-mail: [email protected], telefone (11) 4696-1332 ou Whatsapp (11) 99115-0020

Roteiro de visita gratuita “Caminhos da Energia”

Advertisement

Dias 6, 7 e 8

Das 10h às 16h15

Público livre

Advertisement

Não é necessário se inscrever

Piquenique no Museu

Dias 12, 19 e 26

Advertisement

Das 10h às 15h

Público livre

Não é necessário se inscrever

Advertisement

Museu da Energia de Salesópolis

EndereçoEstrada dos Freires, km 06 – Freires, Salesópolis, São Paulo

WhatsApp: (11) 99115-0020

Advertisement

E-mail: [email protected] 

Mais informações da unidade:

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare