Connect with us

Geral

Feira de Santana (BA) será a sétima cidade-irmã brasileira de Campinas

imagem 79

O prefeito de Feira de Santana, BA, Colbert Martins da Silva Filho, esteve na Prefeitura de Campinas nesta quinta-feira, 10 de março, para a assinatura do protocolo de intenções que inicia o processo para que o município se torne cidade-irmã de Campinas. Um dos critérios para se estabelecer o relacionamento de cidades-irmãs é a similaridade entre elas, como ocorre entre Feira de Santana e Campinas.
O objetivo da irmanação é estreitar o relacionamento entre os dois municípios para promover a integração em projetos de desenvolvimento científico e tecnológico. Também será incentivado o relacionamento entre instituições de ensino, iniciativa privada e comunidade, e a promoção do bem-estar pessoal e social da população.
Feira de Santana é o segundo maior município da Bahia, e Campinas é o terceiro do Estado de São Paulo. A cidade baiana também tem vocação tecnológica e conta com parcerias com a empresa Microsoft e com um centro de educação digital. Assim como a Unicamp, a Universidade Estadual de Feira de Santana tem um alto nível de excelência.
Uma curiosidade é que as duas cidades são conhecidas como princesas: Feira de Santana é a Princesa do Sertão, uma referência à homenagem feita por Rui Barbosa em 1919, e Campinas é a Princesa D’Oeste por estar localizada a oeste da capital do estado.
Durante a reunião para a assinatura do protocolo, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, falou sobre a Lei de Inovação, sancionada no dia 13 de dezembro do ano passado, e disse que as duas cidades têm muito a ganhar com essa parceria: “estamos abertos a levar adiante as parcerias e teremos muitas oportunidades para que as duas cidades se aproximem”, disse o prefeito de Campinas.
Feira de Santana tem mais de 600 mil habitantes, duas universidades públicas, 11 privadas e um grande parque industrial. Segundo Colbert Martins da Silva Filho, o estreitamento de relações visa levar as experiências de Campinas para o município baiano. “Feira de Santana sente orgulho de se tornar cidade-irmã de Campinas, que irá contribuir muito conosco, principalmente na tecnologia e no empreendedorismo”, afirmou o prefeito baiano.
O próximo passo será a criação de um projeto de lei a ser enviado para apreciação da Câmara Municipal. Campinas tem atualmente 21 cidades-irmãs, sendo 15 no exterior e seis no Brasil: Ubatuba e Peruíbe (São Paulo), Belém (Pará), Blumenau (Santa Catarina), Camanducaia e Salinas (Minas Gerais).
Também participaram do encontro desta quinta-feira o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Newton Frateschi, e o secretário de governo de Feira de Santana, Denilton Pereira de Brito.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare