Fazenda Santa Margarida tem plano de ações aprovado, após surto de febre maculosa
A Fazenda Santa Margarida, em Campinas, registrou um surto de febre maculosa que tirou a vida de inúmeras pessoas, após festa no local, no meio deste ano. Agora, com o plano de ações aprovado pelo Prefeitura, é possível que os eventos retornem e que as datas futuras sejam informadas (algo que ocorrerá em breve).
Em nota, a assessoria da Fazendo Santa Margarida comenta que: “a colaboração entre os departamentos de Saúde de Campinas a Fazenda Santa Margarida visou garantir a adequação às exigências legais e a mitigação de riscos, motivo pelo qual o processo administrativo abrangeu um período de duração de aproximadamente 70 dias, devido a minuciosa análise e cuidados com o caso”.
Plano de ações para Fazenda Santa Margarida
Entre os principais tópicos do plano de ações estão: o cumprimento das diretrizes estabelecidas na Lei Municipal que regulamenta a
obrigatoriedade de informar sobre o risco da febre maculosa, a disponibilização de equipamentos e medidas de proteção individual indicados nas normas técnicas aos trabalhadores da Fazenda e a manutenção do gramado podado junto ao solo, conforme rotina já estabelecida, com a remoção regular de folhas secas nos locais de circulação do público durante os eventos.
E não para por aí, já que os responsáveis pelo local ainda precisarão cercar a propriedade em locais que são dos eventos, bem como dos estacionamentos, inserir pedra brita para delimitar os caminhos de pedestres, até a área de evento, fazer o monitoramento constante para diminuir riscos e manter canal aberto com os órgão públicos para compartilhar informações atualizadas com as autoridades competentes.