Connect with us

Geral

Estudantes de Campinas são finalistas da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Unicamp

Raciocínio lógico, boa argumentação e trabalho em equipe. Essas características são fundamentais para os alunos que se propõem a participar da Olimpíada de Matemática da Unicamp, a OMU. A prova, que existe desde 1985, é esperada pelos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental, com muita preparação para participar da disputa que envolve escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A preparação para essa prova é longa e os alunos que se interessam por ela sabem disso. Ana Paula Palma é uma das alunas que esperam ansiosamente pela competição. A adolescente de 14 anos tem na bagagem pelo menos 10 medalhas conquistadas em olimpíadas diversas, sempre voltadas para a matemática. Segundo ela, a paixão pelos números vem de casa. “Eu sempre gostei de levar os problemas para discutir com o meu pai, que é físico. A matemática me atrai porque ela exige que eu tenha soluções para os problemas que se apresentam”. Ana Paula estuda no RDS Swiss e foi uma das alunas que encabeçaram a participação do colégio na OMU. Aliás, foi ela quem montou o trio que está participando desta edição da Olimpíada. “Eu escolhi a Isa, porque ela é uma das melhores alunas da sala em todas as matérias e o Pietro, porque ele tem, uma inteligência singular. Absorver rápido o conhecimento e se expressa de forma rápida, o que é importante para a prova”, explica Ana Paula.

O grupo, formado pelos três alunos do Colégio RDS Swiss, carrega um nome especial e comum para todos eles: Swiss Squares. O objetivo do trio é fazer ainda mais história nessa edição da OMU, que marca a estreia do RDS Swiss na Olimpíada, já que o colégio foi inaugurado em 2021. Para Raphael Santa Terra, coordenador pedagógico do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, ter os alunos na etapa final da OMU logo na primeira participação é um excelente resultado. “Tivemos ainda mais certeza de que o nosso ensino prepara muito bem os alunos para os desafios e isso é muito gratificante”, diz Raphael.

Advertisement

A volta às aulas será de muito trabalho para Ana Paula Palma, Isabela Nunes e Pietro Marangoni, na preparação para a etapa final da OMU, marcada para os dias 02 e 03 de setembro. Neste ano, 2.900 equipes se inscreveram para a Olimpíada e 232 delas chegaram até a terceira e última etapa. Por isso, os integrantes do Swiss Squares já sabem que vão dedicar boa parte do tempo no estudo do conteúdo apresentado nas fases iniciais, buscando resolver os problemas de forma cada vez mais entrosada. Isabela Nunes está bem feliz com o resultado alcançado até aqui e busca avançar ainda mais. “Eu estou maravilhada de ter passado para a terceira fase! Estou mais confiante, segura e como vou dar o meu melhor, a expectativa é alta”, conta a estudante. Pietro compartilha do mesmo pensamento da colega. Amante da matemática desde pequeno, avalia a participação como uma oportunidade única. “Essa experiência, para mim, é inexplicável, e com certeza ficará marcada na minha história como uma conquista”, finaliza Pietro.

Volta às aulas

O segundo semestre letivo terá início no dia 31/07 nas escolas Raphael Di Santo. A volta às aulas será marcada pela tradicional recepção aos alunos e seguirá um cronograma cheio de atividades. Para os alunos do Ensino Médio, o momento é decisivo na preparação para o vestibular. Seviana Navarro, mantenedora dos Colégios Raphael Di Santo, reforça a importância do segundo semestre letivo. “É o período que exige muita concentração e dedicação dos alunos. E o nosso papel é ajudar os alunos a se reconectarem com o estudo”, reforça Seviana.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare