Connect with us

Empregos

Espetáculo de dança “Tudo tem um jeito de começar…” terá apresentações gratuitas em Campinas

danca

Prepare-se para despertar a criança que existe em cada um. O Grupo Dançaberta de Campinas, vinculado à Unicamp, traz para a cidade o espetáculo de dança “Tudo tem um jeito de começar…”. Indicado para todas as idades, as apresentações são gratuitas e ocorrem em dois domingos de julho, sempre às 16h, em Centros de Artes e Esportes Unificados de Campinas. No dia 9, será no CEU Estação Cidadania, e no dia 23, no CEU Mestre Alceu, com a presença de intérprete de Libras em cada sessão.

Criado em 2019 e estreado em 2021 numa temporada online, a inspiração para a concepção do espetáculo surgiu de uma extensa pesquisa sobre o universo infantil e suas simbologias, explorando memórias, infância, hábitos e o desenvolvimento de cada indivíduo, um tema já aprofundado pelo Grupo Dançaberta ao longo de seus 22 anos de trajetória.

Jogos cênicos por meio de imagens e brincadeiras

Advertisement

Com uma abordagem lúdica e poética, “Tudo tem um jeito de começar…” dá vida e movimento às imagens presentes nos textos da escritora Silvana Tavano, no livro “Como começa?” (indicado ao prêmio Jabuti e adotado em escolas públicas), e na história “Nem tudo se cutuca”, do livro “Histórias para pensar com a barriga” (vencedor do prêmio Jabuti em 1999), escrito por Marilia Pacheco Fiorillo.

A escolha dessas histórias abriu caminho para uma pesquisa corporal, resultando em uma combinação de materiais, como grandes bolas suíças, rolos de espuma, tecidos, com a criação de um cenário lúdico. Para cada história explorada, é criado um jogo cênico por meio de imagens e brincadeiras, utilizando a memória, os sentidos e a percepção na construção dos movimentos.

Com a participação ativa do elenco durante todo o processo criativo, produção e apresentação do trabalho, cada história se conecta por meio da dança, proporcionando momentos de encantamento e diversão. “A curiosidade desperta em cada um o desejo de saber e entender de onde as coisas vêm e onde elas começam: o misterioso vento pode surgir de repente trazendo a chuva, as letras se arrumam entre si para formarem as palavras, já o bocejo avisa que o sono chegou e o amigo engraçado faz surgir um montão de risadas”, relata Julia Ziviani, responsável pela concepção e direção do espetáculo.

Advertisement

O projeto “Tudo tem um jeito de começar…” é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022.

Grupo Dançaberta

O Dançaberta é um grupo de pesquisa em dança contemporânea e Educação Somática dirigido por Júlia Ziviani, professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da UNICAMP. Em atividade desde 2000, realizou apresentações em escolas públicas, espaços culturais, SESCs e SESIs, levando a diversas cidades do interior paulista espetáculos e ações artístico-pedagógicas para o público adulto e infantil.

Advertisement

Ficha técnica

Concepção e Direção: Julia Ziviani

Roteiro adaptado dos livros “Como começa” de Silvana Tavano e “Histórias para pensar com a barriga” de Marília Fiorillo

Advertisement

Intérpretes Criadores: Camilla Vicente, Catharina Glória, Fernando Vitor, Flávia Pinheiro, Júlia Ferreira e Raquel Pereira

Preparação Corporal: Cláudia Millás

Trilha Original: Divanir Gattamorta

Advertisement

Narrador: Fernando Vitor

Voz em Off: Roberta Casanova

Figurino e Adereços Cênicos: Julia Ziviani e elenco

Advertisement

Realização e Produção Geral: Grupo Dançaberta

Coordenação de Produção: Catharina Glória

Produção Executiva: Camilla Vicente e Raquel Pereira

Advertisement

Assistência de Produção: Isadora Palhardi, Nacor Baxilio Almeida e Paula Freitas

Design Gráfico e Ilustração: Giovanna Poletto

Registro Fotográfico: Nina Pires e Kaluã Leone

Advertisement

Intérprete de Libras: Flávia Batista

Serviço: Espetáculo de dança “Tudo tem um jeito de começar…”.

Campinas – CEU Estação Cidadania

Advertisement

Dia 09/07 (dom) – 16h

R. Demerval da S Pereira, s/no – Lot. Vila Esperança.

Campinas – CEU Mestre Alceu

Advertisement

Dia 23/07 (dom) – 16h

R. Lasar Segal, 110 – Jardim Florence.

Classificação livre

Advertisement

Entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos antecipados

Sitehttps://grupodancaberta.com/

Instagram: @grupodancaberta

Advertisement

Facebook: @Dancaberta

Observação: Dependendo do dia que estiver vendo está postagem a vaga poderá não estar mais disponível.

Para conferir mais vagas de emprego clique aqui

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare