Connect with us

Geral

Escola de Governo promove palestra sobre mindfulness para servidores

imagem 163

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), órgão ligado à Secretaria de Recursos Humanos, promoveu, nesta quarta-feira, 19 de setembro, a palestra foi sobre “Mindfulness”, ministrada por Marson Ferreira. O encontro contou com a participação de mais de 130 servidores do município.
A palestra teve como objetivo esclarecer como as práticas de mindfulness podem favorecer o equilíbrio emocional e fortalecer a atenção; apresentar maneiras de iniciar a prática e estudo do tema, além de instruir sobre procedimentos de segurança e experimentar alguns exercícios da prática de Atenção Plena, bem conhecida com esta denominação no Brasil.
Para a coordenadora do EGDS, Marisa Córdoba, é uma alegria receber tantas pessoas numa ocasião como essa “É uma resposta positiva para nós. Ver tanta gente aderindo, só mostra que estamos no caminho certo”, disse.
Foram abordados durante a palestra temas como: Mindfulness, estudos científicos, mecanismos neurológicos, atenção x distração, autoconhecimento, redução de estresse, orientações de segurança, impacto dos transtornos mentais em educadores, jovens e adultos e dicas de saúde.
Marson Ferreira, graduado em Física e especialista em ensino de matemática pela Unicamp, aprofundou seus estudos sobre mindfulness na Universidade de Virgínia (EUA). Ele contou que a atenção plena é movida por nove características, dentre elas a curiosidade,. “Quando fazemos a mesma coisa todos os dias, fazemos com que isso fique num piloto automático, fazemos sem prestar atenção. Mas, se mudamos a perspectiva, eu favoreço a minha curiosidade, eu consigo ter uma atenção plena”, disse.
Para a servidora Neusa Bottcher, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, a palestra foi interessante. “Fui muito boa, eu gostei, principalmente a parte que ele fala sobre o estresse. É algo que todo mundo tem e que todo mundo passa”, disse
Larissa Cristiana, da Secretaria de Assuntos Jurídicos, também aprovou a palestra. “Foi interessante tudo que ele disse. Se der certo o curso e eu tiver oportunidade, pretendo fazer”, disse
Mais informações sobre os cursos e capacitações da EGDS estão disponíveis no site www.cursosegds.campinas.sp.gov.br . A Escola de Governo agora está funcionando no 5º andar do Paço Municipal (Av. Anchieta, 200). Os telefones para contato são 2116-0335, 2116-0587.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare