Connect with us

Geral

Emoção marca formatura de jovens do Procaf em cursos do Senai Zerbini

imagem 182

Uma noite com muita emoção marcou a formatura de 15 jovens da 17ª turma do Programa Construindo Autonomia para o Futuro (Procaf). A cerimônia ocorreu quarta-feira, dia 26, na Escola Senai Zerbini, em Campinas.
A solenidade fechou o ciclo de formação de adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil e foram encaminhados pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Movimento Vida Melhor (MVM), conveniada com a Prefeitura Municipal de Campinas, para superação da vulnerabilidade social.
As atividades foram iniciadas em outubro de 2022, no Senai Zerbini, englobando os cursos de Auxiliar de Chocolateiro, Salgadeiro e Pizzaiolo, Pacote Office, Preparação para o Mercado de Trabalho e a Ressignificação da Aprendizagem Escolar.
Como encerramento deste ciclo de aprendizagem, foi proposto ao grupo a escrita individual de textos autorais, cujo compilado resultou no livro: A Ressignificação da Escrita: as marcas de cada um 5. O volume, editado pelo MVM, com narrativas importantes e marcadas pela oralidade, retrata as dificuldades vivenciadas, porém imprime a ânsia de um futuro promissor e de cuidados, principalmente, com a família.
O Procaf é financiado pela Unimed Campinas, tendo sido idealizado para profissionalizar adolescentes abordados, culminando em uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem, a fim de propiciar o desenvolvimento de suas potencialidades e competências; fortalecendo o protagonismo e a autonomia dos jovens.
Desde que foi implementado, em 2014, o Procaf contabiliza 321 formandos e proporciona maior chance de concorrência no mercado de trabalho.
Além do Procaf, o MVM também executa o programa Construindo uma Vida Melhor (CONVIM), único serviço de abordagem social, de crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, do município de Campinas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare