Connect with us

Geral

Emdec amplia efetivo de Agentes da Mobilidade Urbana Ciclistas

imagem 122

Com o objetivo de incentivar a mobilidade ativa e reduzir as emissões de poluentes, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ampliou o número de agentes da Mobilidade Urbana Ciclistas, por meio da realocação de profissionais que utilizavam veículos. O efetivo passou de cinco para 10 agentes, atuando na fiscalização e acompanhamento da circulação na região central. 

 

 

Advertisement

 

O trabalho é realizado em equipes, que atuam em três períodos distintos, entre 6h e 17h. São 10 bicicletas com especificações próprias para a atividade. Recentemente, a Emdec investiu na manutenção das bicicletas, aquisição de uniformes e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a nova equipe.

 

Advertisement

 

 

A ampliação da equipe de agentes ciclistas é mais uma ação da Emdec em prol da mobilidade ativa e sustentável. “Essa iniciativa atende à diretriz estabelecida pelo município para reduzir a emissão de poluentes provocada pelo excesso de veículos. Também está alinhada à criação da futura Área Branca do transporte coletivo, que está prevista na nova licitação e será restrita à circulação de ônibus elétricos ou de tecnologia não poluente”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.  “Gradativamente vamos ampliar a atuação dos agentes ciclistas para outras regiões da cidade”, completa o secretário.

Advertisement

 

Capacitação 

 

Advertisement

O novo grupo de agentes ciclistas foi formado a partir de processo que considerou aptidão e porte para o desempenho da atividade. Cerca de 90 agentes da Emdec manifestaram interesse em atuar na modalidade e cinco deles foram selecionados. Eles se juntaram a outros cinco profissionais que já exerciam a função. No total, o efetivo de agentes da Mobilidade Urbana da Emdec conta com 420 profissionais.

 

 

Advertisement

 

Os agentes selecionados participaram de curso para fiscalização de trânsito com bicicletas, ministrado pela Guarda Municipal de Campinas, no mês de outubro. No último dia 19 de dezembro, eles receberam os certificados da capacitação durante evento realizado na sede da Emdec.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare