Connect with us

Geral

Economia e emprego avançam em Campinas aponta Observatório PUC-Campinas

imagem 99

A atividade econômica e o emprego em Campinas avançaram, apontou estudo do Observatório PUC-Campinas realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. O informativo traz uma análise detalhada dos indicadores socioeconômicos da região nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 divididos entre as duas áreas citadas.  

 

 

Advertisement

A produção é um desdobramento do acordo de cooperação entre a Prefeitura e a PUC-Campinas para o desenvolvimento de projetos vinculados ao Observatório e à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. O acordo foi assinado em 12 de abril (Leia mais aqui). São responsáveis por esta edição os professores Eliane Rosandiski e Paulo Ricardo Oliveira, tendo como assistentes técnicos João Lucas da Silva e Matheus de Souza Alexandre. 

 

 

Advertisement

Na primeira parte do informativo é apresentada a evolução do mercado de trabalho. Com dados mensais do Ministério do Trabalho, o estudo acompanha o fluxo mensal de admitidos e desligados e o estoque de trabalhadores com contrato formal. Aponta-se que cerca de 1/3 dos contratos formais da Região Metropolitana de Campinas são gerados no município. 

 

Ainda segundo os pesquisadores, “Campinas praticamente manteve o patamar de geração de postos de trabalho em relação ao observado em 2022, período em que os efeitos da

Advertisement

pandemia já estavam mais dissipados na economia.” Isso indica recuperação gradual do mercado de trabalho na região. Cerca de 46% do saldo positivo do emprego municipal no bimestre está associado ao setor de serviços, seguido pela indústria e construção civil, com aproximadamente 19% e 14% do saldo, respectivamente.

 

Na segunda parte apresentam-se dados sobre a atividade econômica. Ademais de ser polo industrial e tecnológico, com forte presença de empresas de alta tecnologia e inovação, o setor de serviços também se destaca com grandes empresas do ramo financeiro e de telecomunicações. Outro ponto ressaltado é o aumento de 41,11% nas exportações e de 4,12% nas importações, resultando em queda de 7,91% no deficit comercial de Campinas.

Advertisement

 

 

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, os dados apresentados pelo Observatório PUC-Campinas possibiltam uma análise precisa da dinâmica socioeconômica de Campinas. “O estudo pode ser útil tanto para gestores públicos quanto para empresários e investidores. Além disso, revela a importância de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na região”, disse.

Advertisement

 

 

Clique aqui para acessar o estudo completo. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare