Connect with us

Geral

Defesa Civil de Campinas capacita gestores da RMC em iniciativa da ONU

imagem 96

Uma nova capacitação para adesão à iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) foi realizada pela Defesa Civil de Campinas nesta quarta-feira, dia 19, na sede do órgão, em Campinas. Participaram gestores dos municípios de Santa Bárbara D’Oeste, Holambra, Hortolândia e Americana. Com o curso, que já havia sido ministrado a profissionais de outras cidades da RMC em 2021 e no início deste mês, a Região Metropolitana de Campinas se torna a primeira do Brasil a aderir à iniciativa.

 

“Os participantes aprenderam o passo a passo para realizar a adesão, desenvolver e implantar o programa em seus municípios”, disse o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. 

Advertisement

 

Segundo ele, as orientações contemplaram desde a identificação de riscos de desastres até a implantação de estratégias para minimizar os efeitos que esses riscos possam causar na população.

 

Advertisement

Aprovação do Centro de Operações em Emergências

 

Na última segunda-feira, dia 17, foi aprovado por unanimidade no Conselho de Desenvolvimento da RMC o projeto de criação do Centro de Operações em Emergências (COE) da Defesa Civil. 

Advertisement

 

A iniciativa prevê a criação de 20 salas de coordenação para discussão de politicas Públicas voltadas para e redução de riscos de desastres e apoio a situações de crises instaladas nos municípios. “As salas terão o mesmo padrão da existente em Campinas – a primeira do Brasil e implantada com recursos da ONU. Os municípios também terão um drone para ações de Defesa Civil. A capacitação será feita por Campinas com apoio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e Instituto Federal de Tecnologia do Ministério da Educação”, contou Furtado. 

 

Advertisement

Com investimento de R$ 100 mil de interesse público metropolitano, o projeto vai possibilitar a gestão sistêmica de governança pública em nível municipal e metropolitano. Também atende as diretivas do Marco de Sendai (2015/2030) e do Programa MCR 2030 que são auditados pelo Estado através do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. 

 

MCR2030

Advertisement

 

A MCR2030 visa assegurar que os municípios se tornem, até 2030, inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, contribuindo para diversos objetivos globais. No dia de 12 janeiro, Campinas foi reconhecida como 1º Centro de Resiliência do Brasil pelo Comitê de Coordenação Global da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) e Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNDRR).

 

Advertisement

Campinas compõe o seleto grupo de centros de resiliência formado por oito cidades de diferentes países (Coreia, Suécia, Espanha, Itália, Inglaterra, México, Colômbia e Brasil). O objetivo para o próximo triênio é que esse grupo trabalhe para aprimorar a colaboração entre as cidades e capacitar outras comunidades a se tornarem mais resilientes a desastres.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare