Connect with us

Geral

Curso gratuito capacita jovens de 17 a 29 anos em computação em nuvem em Campinas

tecnologia e inovação

A Fundação FEAC e a Base Social, em colaboração com a Amazon Web Services (AWS), estão abrindo inscrições para a primeira turma do programa AWS re/Start em Campinas. O curso é gratuito e a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. As inscrições estão disponíveis em https://materiais.basesocial.org/aws-re-start e o prazo final de inscrição é dia 11 de junho, com 50 vagas disponíveis.

“Nosso foco é tanto o acolhimento quanto a busca da emancipação das pessoas em situação de vulnerabilidade e esse curso abre uma oportunidade, pela via da educação, a uma vida melhor e mais qualidade de vida para o futuro dessa juventude”, afirmou a secretária Vandecleya Moro.

O programa de qualificação profissional em computação em nuvem, AWS re/Start possui foco na formação de talento em tecnologia de nuvem e conexão dos graduados com potenciais oportunidades de emprego. O programa AWS re/Start terá uma carga horária total de 480 horas, com aulas ao vivo e online realizadas até quatro vezes por semana, das 19h às 22h, preparando pessoas para atuarem em funções como analista de Cloud, analista de TI, configuração de serviços AWS, e outras. O curso terá 12 semanas de duração.

Advertisement

Os alunos contarão com instrutores certificados em computação em nuvem AWS, e o programa visa prepará-los para o exame da AWS Cloud Practitioner, além de capacitá-los para ingressarem no mercado de trabalho na área de tecnologia, por meio de aulas sobre soft skills, preparação de currículo, melhores práticas para adotar em uma entrevista de emprego, entre outros.

A aplicação do programa AWS re/Start em Campinas será realizada através da colaboração entre Fundação FEAC e a Amazon Web Services (AWS), por meio da Base Social. O programa conta com parcerias com empresas de tecnologia da região, como a Matera, no fornecimento de todo o equipamento necessário (notebooks, internet, celular, entre outros) para apoiar os alunos durante o curso. Além disso, a Base Social reservou 50% das vagas para mulheres jovens, pessoas pretas e/ou pardas e LGBTQIA+, com o objetivo de promover mais diversidade no setor de tecnologia.

O AWS re/Start é um programa de treinamento de 12 semanas que se baseia em habilidades fundamentais da nuvem AWS e qualificações práticas de carreira. Os participantes aprendem sobre Linux, Python, redes, segurança e habilidades de banco de dados relacional, por meio de exercícios baseados em cenários reais, laboratórios e cursos. O programa também cobre os custos dos participantes para realizarem o exame de certificação AWS Cloud Practitioner. O AWS re/Start ajuda a preparar os alunos para funções de computação em nuvem em nível básico para operações, confiabilidade de site e apoio à infraestrutura.

Advertisement

Os critérios de seleção incluem residir em Campinas, ter entre 17 e 29 anos, ter concluído o Ensino Médio e ter uma renda familiar de até 4 salários-mínimos. Aqueles com habilidades em computação, facilidade de navegação na internet e melhor desempenho no teste de lógica também terão prioridade.

Base Social

A Base Social é uma associação de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos, tem como visão ser referência mundial em capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, e a missão de gerar transformação social positiva na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, dando oportunidade de serem protagonistas do seu futuro, através da educação e da preparação para o início da carreira profissional. Em parceria com a FEAC Campinas oferecemos mais de 150 vagas para formação de jovens na tecnologia. Para viabilizar os projetos, passamos a captar computadores e celulares novos e usados com empresas parceiras, com o objetivo de permitir que qualquer pessoa pudesse participar das formações.No aspecto social, a organização tem o desafio de desenvolver nos educandos as competências socioemocionais, através de temas transversais e de desenvolvimento pessoal e profissional. Uma vez concluída a capacitação, a Base Social mantém contato com as/os formandos por um determinado tempo para garantir que eles avancem em suas jornadas profissionais na área da tecnologia.

Advertisement

Feac

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas com o objetivo de contribuir para a criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e adolescentes, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Os investimentos da FEAC são destinados a viabilizar projetos próprios e de outras organizações da sociedade civil, movimentos sociais e grupos populares que tenham relação com as linhas estratégicas e com os objetivos de cada uma de suas áreas programáticas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare