Connect with us

Geral

Cuiabá (MT) faz capacitação com Campinas para Cidades Resilientes

imagem 149

Primeira cidade do Estado de São Paulo a aderir à Iniciativa Construindo Cidades Resilientes, das Nações Unidas, Campinas tornou-se referência no assunto e é sempre lembrada por municípios que querem seguir o mesmo caminho. Desde que fez sua adesão, em 2012, a cidade já orientou 983 outras municípios, a maioria da Região Administrativa de Campinas, mas também de outros Estados.
Nesta segunda-feira, dia 18 de abril, foi a vez de Cuiabá (MT) fazer, de forma virtual, sua capacitação com a Defesa Civil de Campinas para aprender a trabalhar com o site das Nações Unidas e pleitear a adesão à Iniciativa. Entre outros temas, os gestores de Cuiabá foram informados sobre as etapas da adesão, a atualização anual dos relatórios, as principais ações a serem desenvolvidas.
Temos este compromisso com a Iniciativa Construindo Cidades Resilientes e estamos sempre prontos a trabalhar com outros municípios para ajudá-los a seguir o caminho trilhado pelo nosso município”, afirma o coordenador regional e diretor de Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Ele contou que nesta segunda-feira, a capacitação foi feita com quatro gestores da Defesa Civil de Cuiabá: “mostramos para eles, por exemplo, como elaborar o Plano Local de Resiliência e chegar aos índices da cidade”, explicou.
Além de fornecer conhecimentos técnicos e mostrar como trabalhar com o site da Iniciativa, Sidnei Furtado sempre destaca a importância de mostrar aos candidatos ao programa o princípio de tornar uma cidade resiliente. “O fundamental é trabalhar de forma sistêmica”, diz, reforçando que os vários órgãos do município precisam trabalhar de maneira integrada para alcançar a prevenção a desastres.
Na explicação do diretor, a atuação é voltada para situações macro, e complexas, que exigem que cada órgão atue no seu setor específico, mas de maneira integrada, para potencializar os resultados. “É o caso, por exemplo, da covid-19, ou de inundações, quando a atuação sistêmica atenua os riscos e as perdas.”

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare