Connect with us

Geral

Consultório na Rua de Campinas completa 10 anos de atendimento itinerante

imagem 261

O Consultório na Rua do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, conveniado à Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, completou no sábado, dia 24 de setembro, 10 anos de funcionamento em Campinas. Itinerante, o serviço oferece assistência de saúde à população em situação de rua e atendeu mais de 6.400 pessoas ao longo deste tempo, realizando em média 800 atendimentos/acessos por mês.

 

 

Advertisement

Em uma van, o Consultório percorre as ruas de Campinas, em especial a a Região Leste, onde há maior concentração de pessoas em situação de rua. “O serviço oferece atendimento especializado àqueles que moram nas ruas ou fazem dela o seu sustento”, disse a coordenadora do serviço, Alcyone Januzzi.

 

 

Advertisement

Na gestão do projeto desde sua criação, Alcyone destacou que a equipe do Consultório é multidisciplinar. Conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e redutores de danos.

 

 

Advertisement

Além dos profissionais próprios do Consultório, “o trabalho do serviço também se efetiva por meio da atuação em rede com todos os equipamentos de saúde do município, o que mostra a potência do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Alcyone.

 

 

Advertisement

Instituídos no Brasil pela Política Nacional de Atenção Básica em 2011, os Consultórios na Rua têm o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. As equipes multiprofissionais desenvolvem ações integrais de saúde para atender às necessidades dessa população e atuam em conjunto com equipes das unidades básicas, especializadas e de vigilância em saúde dos municípios.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare