Connect with us

Geral

Construção civil mantém tendência de crescimento em Campinas

imagem 209

Campinas teve um resultado positivo em lançamentos do mercado imobiliário em 2022 e a Região Metropolitana (RMC) só ficou atrás da Região Metropolitana de São Paulo no número de unidades de imóveis verticais lançadas no quarto trimestre do ano passado. Os dados são de pesquisa sobre o mercado imobiliário do Estado de São Paulo, apresentada pelo Secovi-SP de Campinas em uma reunião da entidade com a Prefeitura na manhã desta quarta-feira, 24 de maio.

 

 

Advertisement

De acordo com os dados da pesquisa, o ranking de ofertas lançadas no quarto trimestre de 2022 mostra a região de Campinas com 35.356 ofertas em construções verticais residenciais, apenas atrás da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), com 49.481 unidades no mesmo período. “Campinas é sinônimo de crescimento”, destacou Kelma Camargo, diretora regional do Secovi em Campinas, em sua fala na abertura do encontro.

 

 

Advertisement

Esses números também foram comemorados pelo prefeito Dário Saadi durante a reunião. “É importante parabenizar o setor”, disse à plateia de representantes do segmento da construção civil, afirmando que tem buscado eficiência e rapidez dos setores da Prefeitura na tramitação da análise e aprovação de projetos. Dário contou que tem recebido grande número de empreendedores interessados em investir em novos negócios em Campinas. “A gente tem melhorado, mas temos que melhorar muito, sempre. Os dados são um estímulo para avançarmos ainda mais”, declarou.

 

 

Advertisement

O mercado da região de Campinas representou 17,2% do total de lançamentos de unidades verticais (prédios) re­sidenciais no quarto trimestre de 2022 no Estado; enquanto a primeira colocada, a RMSP, respondeu por 24,1%. Nas unidades horizontais (casas), a região de Campinas teve 836 lançamentos, 7,4% do total de participação no Estado, em sexto lugar no ranking, demonstrando a tendência de verticalização dos imóveis.

 

 

Advertisement

Alvarás

 

 

Advertisement

A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, apresentou um resumo das ações realizadas pela pasta para aperfeiçoar o atendimento ao cidadão e que têm, como consequência, dinamizado o retorno ao mercado imobiliário da cidade, com redução dos prazos na tramitação processos para os novos empreendimentos.

 

 

Advertisement

Em três anos, a emissão de alvarás de aprovação de projetos pela Prefeitura cresceu 67,23%, passando de 760 em 2020 para 1.271 em 2022. Os alvarás de execução passaram de 1.763 em 2020 para 2.197 em 2022; com aumento de 24,62%. Já os Certificados de Conclusão de Obra (CCO), o antigo habite-se dado no final da construção, foram 872 em 2020 e chegaram a 1.625 no ano passado, com ampliação de 86,35%.

 

 

Advertisement

A emissão de alvarás para reformas em acréscimo de área também evoluiu positivamente: de 497 em 2020 chegou a 769 em 2022, ampliação de 54,73%.

 

 

Advertisement

Outro grande avanço foi na redução do prazo de análise prévia de loteamentos, a partir da criação do Grupo de Análise de Loteamentos (GAL) em 2021: de 58 meses, tempo médio desde 2014, para sete meses em 2022. O cadastramento de glebas também cresceu: de 37 em 2020 para 58 no ano passado.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare