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Conferência Municipal discute Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana

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A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promoveu no sábado, 24 de março, a VII Conferência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. O evento, realizado na DeVry Metrocamp, teve a participação de 130 pessoas.

 

 

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A abertura foi realizada pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro. Também participaram da mesa o presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Walter Rocha Oliveira; e a diretora geral da DeVry Metrocamp, Carla Gonçalves Pelissoni.

 

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“O dia de hoje é de coroação. O fechamento de um ciclo de debates, que começou com as pré-conferências”, destacou Barreiro. Durante o mês de março foram realizadas cinco pré-conferências regionais, abrangendo as cinco regiões do município (Noroeste, Sul, Leste, Sudoeste e Norte), antecedendo à VII Conferência.

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Barreiro também salientou a importância da mobilidade ativa, em que o deslocamento é feito pelo uso da força física, como o caminhar e o uso da bicicleta. Além do Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável (DOTS), contido no Plano Diretor Estratégico (PDE) do município. “Campinas terá sua expansão baseada nas orientações oriundas do transporte. Damos um exemplo de inovação”.

 

 

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Eixos

 

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A VII Conferência teve cinco eixos de atuação: Eixo 1 – “Políticas de Mobilidade Urbana (Plano de Mobilidade, Plano Viário, DOTS, BRT, Acessibilidade); Eixo 2 – “Segurança Viária (Operação e Fiscalização do Trânsito e do Transporte)”; Eixo 3 – “Educação, Comunicação e Participação Social para a Mobilidade Urbana”; Eixo 4 – “Tecnologia em Mobilidade Urbana (Aplicativos, Monitoramento e Big Data); e Eixo 5 – “Mobilidade Ativa em Campinas (Plano Cicloviário, caminhadas, uso de outros modos de deslocamento).

 

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Durante o encontro, que ocorreu até o fim da tarde, foram realizadas duas palestras: “Mobilidade Ativa e Sustentável” e “Mobilidade Urbana e Participação Popular”. As diretrizes irão integrar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que contempla ações para os próximos 10 anos; e o Plano Viário, pensando no município para os próximos 25 anos.

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