Connect with us

Geral

Combate ao descarte irregular une Campinas, Sumaré e Hortolândia

imagem 146

As cidades de Campinas, Sumaré e Hortolândia se uniram no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos. A primeira ação prática foi na manhã desta quinta-feira, 19 de abril, na divisa dos três municípios, nos bairros Vila Padre Anchieta (Campinas), Recanto das Árvores (Sumaré) e Jardim Conceição (Hortolândia) e segue até o fim desta tarde. 

 

 

Advertisement

 

Foram coletadas mais de 500 toneladas de entulho em dois pontos da divisa. Além dos resíduos retirados, os dois pontos receberam o plantio de cerca de 1 mil mudas de árvores nativas, para dar nova vida ao local e estimular a preservação da área verde e a manutenção do meio ambiente. 

 

Advertisement

 

 

A área, que é ponto recorrente de descarte irregular, será cercado. Os moradores dos bairros também receberam panfletos educativos sobre como o entulho irregular pode ser prejudicial e orientações de como proceder para descartar materiais em pontos corretos e a melhor forma de colaborar e denunciar essa prática. Nesta sexta-feira, 20 de abril, as equipes farão o mesmo trabalho no bairro San Martin, de Campinas, na divisa com Matão, em Sumaré. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, acompanhou o início dos trabalhos, que foram organizados pelas três Prefeituras. Participaram secretários, diretores, agentes ambientais e funcionários de todos os municípios envolvidos. 

 

 

Advertisement

 

“Esta ação integrada de três cidades, que fazem divisa, é uma forma de dar as mãos para combater o descarte irregular de resíduos sólidos, prática que faz tanto mal à sociedade, ao meio ambiente e à saúde. Além de limpar o local, esse trabalho de conscientizar a população é fundamental”, disse o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira.

 

Advertisement

 

 

Esta é a primeira ação prática conjunta. Cada Prefeitura colaborou com parte dos trabalhos. A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, está disponibilizando mão de obra, caminhões basculantes e retroescavadeiras. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“Estamos empenhados em resolver uma questão, um dos pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que é a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos. Esse trabalho deve ser feito em conjunto também com a população”, disse o diretor do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) de Campinas, Alexandre Gonçalves.

 

 

Advertisement

 

A engenheira ambiental e coordenadora da Usina Recicladora de Materiais (URM), Tamiris Prudente, destacou a importância de unir forças para coibir o descarte irregular. Ela também explicou que todo o material coletado na ação destes dois dias será encaminhado à URM e passará por reciclagem. 

 

Advertisement

 

A Prefeitura de Hortolândia está contribuindo com mão de obra e a Prefeitura de Sumaré, além de uma escavadeira hidráulica, cedeu as mudas para plantio e o material para cerca. O trabalho de conscientização ambiental com a população foi feito pelas três cidades, cada uma no bairro. 

 

Advertisement

 

 

A ação intermunicipal recebeu apoio das Administrações Regionais das cidades envolvidas e do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), que forneceu as placas com avisos para que a população não jogue lixo e entulho em locais inadequados. As placas serão instaladas nessas áreas, após o término da limpeza e do plantio de mudas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare