Connect with us

Geral

Circuito de cinema no MIS exibe programação eclética neste mês

imagem 18

Com uma seleção diversificada e temáticas distintas, o circuito MIS de Cinema traz ao público longas e curtas nacionais e estrangeiros, assinados por autores de peso da cinematografia. Após as exibições, o público é convidado a participar de rodas de conversa.
Programação especial
Curadoria: Flávia Baracho Trindade
AUTO DE RESISTÊNCIA
Segunda-feira, 3 de setembro, 19h30
Direção: Natasha Neri e Lula Carvalho
Sinopse: Um documentário sobre os homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em casos conhecidos como “autos de resistência”. O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seus cotidianos, mostrando o tratamento dado pelo Estado a esses casos, desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri.
Brasil.2018,120min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Ciclo Sessão da tarde
Curadoria Andréa Reis 
A CANÇÃO DO OCEANO
Terça-feira, 4 de setembro, 14h
Direção: Tomm Moore
Sinopse: O pequeno Ben sempre ouviu sua mãe contar histórias fantásticas. Mas, quando ela desaparece pouco depois de dar à luz a Saoirse, ele se
torna amargo e não tem paciência com a criança, culpando-a por sua
perda. Alguns acontecimentos irão mostrar que as histórias que ele
ouvia podem ser reais e que sua irmãzinha é a chave para a
sobrevivência de criaturas mágicas que estão em perigo. Animação
legendada. Irlanda, 2014. Colorido, 94 min. Classificação indicativa:
Livre.
Ciclo Cineclubista John Cassavetes
Curadoria Hamilton Rosa Junior
FACES
Terça-feira,4 de setembro, 19h30
Direção: John Cassavetes
Sinopse: Richard Frost (John Marley) resolveu deixar sua esposa, Maria (Lynn Carlin), para se encontrar com a jovem Jeannie Rapp (Gena Rowlands), que conheceu recentemente em um bar. Maria, por sua vez, decide ir a uma boate, onde se deixa seduzir por um garoto de programa.
EUA, 1968,129 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Ciclo Ficção Científica
Curadoria Claudia Amoroso Bortolato, Murilo Ramos A. S. Guimarães e Ricardo Biasoto Manacero
CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU
Quarta-feira, 5 de setembro, 19h30
Direção: Steven Spielberg 
Sinopse: Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao presentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela ideia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ETs. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.
Reino Unido/EUA, 1977, 135min. Não recomendado para menores de 12 anos.                                                                                                                                                                             
Ciclo “CINEMA & LITERATURA”
Curadoria: Ricardo Pereira
2001, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO
Sexta, 7 de Setembro, 19h30
Direção: Stanley Kubrick
Sinopse: Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips
de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho,
levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo. Inglaterra, 1968. Colorido,
161 min. Classificação indicativa: 12 anos.
Ciclo Cine 68  
SEM DESTINO – Easy Rider (Original) 
Sábado, 8 de setembro, 17h
Direção: Dennis Hopper 
Sinopse: Em busca de sexo, drogas e rock and roll, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) são dois jovens que cruzam os Estados Unidos em suas motocicletas. No caminho vão encontrando personagens estranhos, como um advogado alcoólatra, George Hanson (Jack Nicholson). Um filme que é símbolo da contracultura dos anos 60 e da geração Nova Hollywood, que viria a revigorar o cinema americano nos anos 70. EUA, 1969,96 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Ciclo “AULA DE CINEMA”
Curadoria: Gustavo Sousa e Ricardo Pereira
GIRLFRIENDS
Sábado, 8 de setembro, 19h30
Direção: Claudia Weill
Sinopse: Uma fotógrafa, Susan Weinblatt, sustenta-se fotografando retratos de bebês enquanto procura uma exposição de seu trabalho em uma galeria. Sua melhor amiga e colega de quarto, Anne Munroe, é uma aspirante a escritora. Depois que ela vende três de suas fotos para uma revista, Susan acha que deixou o mundo de retratos e fotografias de casamento atrás dela, mas sua vida começa a desmoronar quando Anne se muda e se casa com seu namorado, Martin, e ela não consegue vender mais fotografias. Drama independente financiado por uma doação de US $ 10.000 da American Film Institute atribuído a Claudia Weill, que arrecadou mais dinheiro de sua família e amigos. Depois de ter sido premiado na primeira edição de Toronto, o filme foi distribuído pela Warner, recebendo então uma indicação ao Globo de Ouro. 
Cine Debate
Curadoria PES – Mídia e Ativismo
LUTE COMO UMA MENINA 
Segunda-feira, 10 de setembro, 19h30
Direção: Beatriz Alonso e Flavio Colombini 
Sinopse: O documentário conta a história das meninas que participaram do movimento secundarista que ocupou escolas e foi as ruas para lutar contra um projeto de reorganização escolar imposto pelo governador de São Paulo, que previa o fechamento de quase cem escolas. As meninas contam suas histórias enfrentando figuras de autoridade, desde a luta pela autogestão das escolas até a violência desenfreada da policia militar. Uma importante reflexão sobre o feminismo, o atual modelo educacional, e o poder popular. .Brasil, 2016, 76min. Classificação indicativa: Livre.  
Mostra Livre de Cinema
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS
KONI – Order for Above
Terça-feira, 11 de setembro, 14h
Direção: Ayeny T. Steve 
Sinopse: Duas crianças se apaixonam durante a guerra no Norte de Uganda, mas são brutalmente separados. Uganda, Fic., 116 min. 2018. Classificação indicativa: 14 anos.
QUEM MORA LÁ
Terça-feira, 11 de setembro, 19h30
Direção: César Vieira, Conrado Ferrato, Rafael C.                           
Sinopse: Moradores de Boa Viagem no Recife são surpreendidos por uma ordem de despejo e decidem participar da ocupação de prédio abandonado. Brasil, Doc., 70 min. 2018. Não recomendado para menores de 14 anos.
BIA 2.0
Quarta-feira, 12 de setembro, 19h30
Direção: Cristiano Calegari e Lucas Zampieri       
Sinopse: Um coração partido. Uma melhor amiga gótica. E um novo caminho para encontrar o amor e perseguir seus sonhos. Brasil, Fic., 90 min. 2018.        Não recomendado para menores de 14 anos.
KABADIO – O tempo passa devargar, descalço
Quinta-feira, 13 de setembro, 14h
Direção: Daniel Leite     
Sinopse: No coração de Casamança (região sul do Senegal), uma pequena aldeia muçulmana, o misticismo é o único escudo protetor. Brasil/Senegal, 90min. 2016. Não recomendado para menores de 14 anos.
Cineclube História do Cinema
JEJUM DE AMOR
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato
Sexta-feira, 14 de setembro, 15h
Direção: Howard Hawks   
Sinopse: Rosalind Russel (Hildy Johnson) é uma repórter debochada e que não resiste a um bom furo jornalístico. Ela trabalha para o seu ex-marido que é editor do jornal, mas decide largar o trabalho para se casar com um corretor de seguros sem graça. Decidido a prender a ex-esposa por mais um tempo na redação, o cheio de ciúmes Walter Burns (Cary Grant) coloca nas mãos dela uma grande história jornalística, ao qual ele sabe que ela não resistirá. Assim ela acaba se estendendo no trabalho e os dois travam verdadeiros duelos verbais, sendo assistidos por figuras caricaturatas de redação de jornal: Mascadores de chicletes, fumantes inveterados e jogadores de pôquer. EUA, Preto & Branco, 1940,82 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Cineclube Outubro
AFASTANDO MUROS
Sexta-feira, 14 de setembro, 19h
Direção: Ana Petta  
Roteiro: Ana Petta, Paulo Celestino, Cauê Nunes e Amanda Cotrim
Produção: Cassandra Bullentini, Isaura Lemos e Samantha Mantovani
Sinopse: Cinema, docência e militância política se misturam na vida de Arnaldo Lemos. Professor há 56 anos e com 81 anos de idade, ele continua ensinando. Sua trajetória é incomum. Padre engajado nas lutas populares durante as décadas de 1960 e 1970, em certos momentos como protagonista, em outros enquanto coadjuvante, Arnaldo Lemos participou ativamente da história política e intelectual de nosso país, tanto no enfrentamento à ditadura militar dos anos de chumbo quanto na abertura do regime e construção da democracia. Educador por essência e militante por escolha, Arnaldo tornou-se, na maturidade, um contador de histórias.  Brasil, 2018, 72 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Ciclo Diversidade Sexual
Curadoria Cineclube Purpurina
ENTRE OS HOMENS DE BEM
Sábado, 15 de setembro, 16h
Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros 
Sinopse: Jean Wyllys é um corpo estranho em um Congresso Nacional de tendências cada vez mais conservadoras. Durante três anos, este documentário acompanhou os passos do deputado como porta-voz da causa LGBT, antenado a discussões políticas que transbordam de Brasília para as ruas e para as redes sociais. Brasil, 2018, 100 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
IMO
Sábado, 15 de setembro, 19h30
Direção: Bruna Schelb Correa                   
Sinopse: Três mulheres, imersas em suas vidas diárias, são transportadas para uma realidade onírica, guiadas por suas memórias. Brasil, Fic., 66 min. 2017. Não recomendado para menores de 14 anos.
Ciclo Cine Mulher                                                                              
Curadoria: Promotoras Legais Populares
PRECISAMOS FALAR SOBRE ASSÉDIO
Segunda-feira, 17 de setembro, 19h30
Direção: Paula Sachetta.
Sinopse: Durante a semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro para coletar depoimentos de mulheres que já foram vítima de algum tipo de assédio. Ao todo, foram 140 relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, que nada têm em comum além de terem sofrido alguma violência. Brasil, 2018, 37min. Não recomendado para menores de 14 anos.                                                                                                   
Mostra Livre de Cinema
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE LONGA METRAGENS
AKO
Terça-feira, 18 de setembro, 14h
Direção: Nabi Gholizadeh 
Sinopse: Numa grande feira no Teerã, todo produto tem uma história e todo vendedor tem um segredo. Ako não quer que ninguém saiba seu segredo. Irã, Fic., 82 min. 2017. Classificação indicativa: 14 anos.
Ciclo Cineclubista John Cassavetes
Curadoria Hamilton Rosa Junior
A MORTE DE UM BOOKMAKER CHINÊS
Terça-feira, 18 de setembro, 19h30
Direção: John Cassavetes 
Sinopse: Cosmo Vitelli (Ben Gazzara) é o dono de uma boate de striptease em Los Angeles. Sem dinheiro para pagar uma alta dívida contraída no jogo de pôquer, Cosmo é obrigado pela máfia a matar um bookmaker chinês para quitá-la. Para cumprir sua tarefa Cosmo decide se infiltrar no submundo do crime e do jogo. .EUA, 1976,108 min. Não recomendado para menores de 14 anos.                                                                                                                                                                                                           
BAPTISMO DE TERRA 
Quarta-feira, 19 de setembro, 19h30
Direção: Vanessa Ribeiro  
Sinopse: Seis gerações portuguesas de emigração no Rio de Janeiro ao longo dos anos, o filme resgata a memória oral de histórias inspiradoras sobre a diáspora. Brasil/Portugal, Doc, 100min. 2017  Não recomendado para menores de 14 anos.
BEHIND THE BLUE DOOR
Quinta-feira, 20 de setembro, 14h
Direção: Mariusz Palej     
Sinopse: A aventura começa para Lucas quando ele e sua mãe partem para uma viagem de férias. A alegre viagem é  subitamente interrompida por um acidente de carro. Polonia,92 min. 2016. Não recomendado para menores de 14 anos.
CINECLUBE HISTÓRIA DO CINEMA
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato
RELIQUIA MACABRA (The Maltese Falcon)
Sexta-feira, 21 de setembro, 15h
Direção: John Huston   
Sinopse: Um detetive particular (Humphrey Bogart) é procurado por uma mulher misteriosa (Mary Astor), que alega estar sendo ameaçada. Mas tanto o seu perseguidor quanto o homem encarregado de protegê-la aparecem mortos e tudo gira em torno de uma estátua de falcão de valor incalculável. Baseado no romance “The Maltese Falcon”, de Daniel Hammett .EUA, Preto & Branco, 1941,100 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Ciclo “Revisão do Cinema Brasileiro”
Curadoria: Ricardo Pereira
Sexta-feira, 21 de setembro, 19h30
NOITE VAZIA
Direção de Walter Hugo Khouri
Sinopse: Em busca de prazer, dois amigos contratam os serviços de duas prostitutas. Após uma noite repleta de luxúria, aos poucos todos vão revelando suas angústias e aflições, culminando em sentimentos de tédio e amargura. Brasil, 1964. Preto e Branco, 93 min. Não recomendado para menores de 14 anos.             
CineInverte
Mostra O Cinema LatinoAmericano Contemporâneo – A Metrópole São Paulo documentada    
Sábado, 22 de setembro, 17h
ERA O HOTEL CAMBRIDGE    
Direção:Elian Caffé             
Sinopse: O filme nos mostra a situação incomum dos desabrigados e refugiados que se espremem em um prédio abandonado no centro de São Paulo, no Brasil. Brasil, 2016, 99 min. Não recomendado para menores de 12 anos.         
Cineclube Poeira
Curadoria João Antonio Buhrer / Carlos Tavares
Ciclo ” ENCONTRANDO GOD-ART ”
Sábado, 22 de setembro, 19h30
O “BANDE À PART”     
Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse: Arthur (Claude Brasseur), Odile (Anna Karina) e Franz (Sami Frey) formam o triângulo do filme. Franz é um rapaz boa pinta que conhece Odile em uma aula de inglês. Ela vive em Joinville e conta para o jovem que o seu patrão guarda uma fortuna no quarto. Interessado pela grana, Franz resolve falar com seu amigo Arthur, que está devendo dinheiro para o tio. Os dois rapazes vão seduzir a moça e tentar convencê-la a auxiliar no roubo. França, 1964, 97min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Ciclo Mensal CATAVENTO 
PÚLPITO E PARLAMENTO
Segunda-feira, 24 de setembro, 19h30
Direção: Felipe Neves     
Sinopse: De uma pequena família da periferia de São Paulo ao Congresso Nacional, um documentário sobre como o discurso político nasce, cresce e se fundamenta entre os evangélicos. Nesse caldeirão religioso, o filme encontra um pregador de rua, militantes pela intervenção militar, apoiadores da causa LGBT, defensores dos direitos humanos e parlamentares que levam a crença às últimas circunstâncias.
Brasil, 2015, 67min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Ciclo Sessão da tarde
Curadoria Andréa Reis e Ricardo Pereira
ALBERT NOBBS
Terça-feira, 25 de setembro, 14h
Direção: Rodrigo Garcia
Sinopse: O garçom Albert Nobbs (Glenn Close) é, na verdade, uma mulher forçada a viver e a se vestir como homem para sobreviver em pleno século 19 na Irlanda. Após trinta anos mantendo a farsa e cultivando um sonho, um amor ameaça destruir tudo o que ela construiu.
Irlanda, 2011. Colorido,
113 min. Classificação indicativa: 14 anos.                                                                          
Ciclo Cineclubista John Cassavetes
Curadoria Hamilton Rosa Junior
Terça-feira, 25 de setembro, 19h30
NOITE DE ESTREIA    
Direção: John Cassavetes
Sinopse: Myrtle Gordon (Gena Rowlands) é uma famosa atriz de meia idade, que passa por uma crise de identidade por se sentir culpada pela morte de uma ardorosa fã na estréia de sua nova peça teatral. Myrtle passa a ver a mulher em alucinações e se recusa a aceitar o papel de uma mulher que envelhece. EUA, 1977,144 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Ciclo Cinema / Filosofia
Tema Filosófico: Fabricar Fobias   
Curadoria Roberta Klink
Quarta-feira, 26 de setembro, 19h30
LARANJA MECÂNICA         
Direção: Stanley Kubrick 
Sinopse: No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca. Laranja Mecânica é baseado na obra literária de Anthony Burgess. . Reino Unido, EUA, 1971,136 min. Não recomendado para menores de 16 anos.                                                                                                 
Cineclube História do Cinema
Curadoria: Claudia Amoroso Bortolato
PACTO DE SANGUE
Sexta-feira, 28 de setembro, 15h
Direção: Billy Wilder     
Sinopse: Walter Neff (Fred MacMurray), um vendedor de seguros, é seduzido e induzido por Phyllis Dietrickson (Barbara Stanwyck), uma sedutora e manipuladora mulher, a matar seu marido, mas de uma forma que pareça acidente para a polícia e também em condições específicas, que façam o seguro ser pago em dobro (no caso, 100 mil dólares). 
EUA, Preto  e Branco, 1944,107 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Ciclo Diversidade Cultural, outras linguagens; outros olhares
Curadoria Adriano de Jesus
SUSHI DO LADO LESTE – SUSHI A LA MEXICANA
Sexta-feira, 28 de setembro, 19h30
Direção: Anthony Lucero 
Sinopse: O filme “Sushi a La Mexicana” conta a estória de Juana, uma mãe latina, que pode cortar e cortar qualquer coisa com grande velocidade e precisão.  EUA , 2014, 146 min. Não recomendado para menores de 14 anos.                 
O AVENTAL DE LILI
Sábado, 29 de setembro, 17h
Direção: Marianno Galperin 
Sinopse: É uma história de amor entre Ramón e Lili e as suas peripécias para sobreviver numa Argentina mergulhada na crise. Tudo começa quando Ramón, depois de trabalhar oito anos como “chef” de um renomado restaurante, é demitido sumariamente. Argentina, 2004,90min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Ciclo “AULA DE CINEMA”
Curadoria: Gustavo Sousa e Ricardo Pereira      
NO LIMIAR DA VIDA
Sábado, 29 de setembro, 19h30
Direção: Ingmar Bergman
Sinopse: Cecilia Ellius (Ingrid Thulin) é trazida para a sala de emergência de um hospital depois que começa uma hemorragia em sua gravidez de três meses. Ela sofre um aborto espontâneo e é colocada no Quarto E, no qual duas futuras mães, Stina (Eva Dahlbeck) e Hjördis (Bibi Andersson), já estão instaladas. Stina é forte e saudável, mas seu bebê está atrasado. Hjördis está esperando uma criança indesejada e já tentou fazer um aborto. Quando a noite chega, o trabalho de parto de Stina começa. Suécia, 1958. Preto e branco, 84 min.
Serviço
Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800
Entrada gratuita (32 lugares

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare