Connect with us

Eventos

Cerimônia da Lavagem da Escadaria volta à cena presencial em Campinas

lavagem-escada

A tradicional Cerimônia da Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas será realizada neste Sábado de Aleluia, 8 de abril, voltando a ser presencial após dois anos suspensa por conta da pandemia. Em 2022, a Lavagem das Escadarias se tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas e, em 2023, completa 38 anos em conservar a tradição de ritos afro-brasileiros.

A edição deste ano traz, além do cortejo, uma programação cultural paralela com duas exposições, inauguração de uma sala de leitura e apresentações de teatro, capoeira, samba de bumbo e show com a cantora Leci Brandão. 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas apoia os eventos em celebração da Lavagem da Escadaria da Catedral. As atividades começam às 9h e se encerram às 17h. Todas gratuitas.

Advertisement

O cortejo da  Lavagem das Escadarias sai do prédio histórico Estação Cultura, cujo povo negro participou na construção e segue para a Catedral Metropolitana de Campinas, também construída pelas mãos do povo negro escravizado e marginalizado. Começa às 9h45 com a concentração das comunidades religiosas, grupos culturais e sociedade civil. O traje é rigorosamente branco. 

A Lavagem é um potente processo cultural  de matriz africana  na cidade  que acontece desde 1985, em todo Sábado de Aleluia, e tem como idealizadoras Mãe Corajacy e Mãe Dango.

A cerimônia tem como objetivo homenagear os Povos Bantus. A maior parte dos negros escravizados que foram trazidos para o Brasil eram de etnias Bantu (Congo, Benguela, Ovambo, Cabinda, Angola, Macua, Angico, entre outros). 

Advertisement

A despeito do intenso processo de aculturação a que foram submetidos quando chegaram no Brasil, muito de sua cultura original preservou-se. Muito do vocabulário atual do português que é falado no Brasil, por exemplo, tem origem bantu. Mais especificamente, se origina do idioma quimbundo, uma das línguas nacionais de Angola.

Imaterial

O registro da tradicional cerimônia como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas ocorreu no dia 24 de novembro de 2022, após assinatura do prefeito Dário Saadi. Ele foi o ‘Prefeito de Honra’ que conduziu a reunião de apreciação do pedido de registro da cerimônia pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). 

Advertisement

Os conselheiros aprovaram por unanimidade o pedido de registro que considerou para este reconhecimento: a história, a ancestralidade e o fato desta celebração, que ocorre há 37 anos em Campinas, conservar a tradição de ritos afro-brasileiros.

Nos anos de 2021 e 2022 a cerimônia foi realizada de forma virtual. 

Programação de Sábado

Advertisement

9h – Inauguração da Sala de Leitura Clélia Santana. 

Sala 7 da Estação Cultura

9h30 – Abertura da Exposição: Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana Como Patrimônio Cultural de Campinas

Advertisement

Exposição de Fotos de Fabiana Ribeiro

Local: Saguão da Estação Cultura

De 8 a 30 de abril 

Advertisement

Horário: aberto ao público das 8h às 19h de segunda à sábado, domingo aberto caso haja eventos na Estação

Endereço: Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos 

Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro,

Advertisement

Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050

Entrada gratuita

9h45min – Concentração: comunidades religiosas, grupos culturais, sociedade civil

Advertisement

Local: Estação Cultura

Traje: rigorosamente branco

Descida do Cortejo pela Rua 13 de Maio

Advertisement

Cerimônia Religiosa da Lavagem da Escadaria 

13 horas: Leci Brandão Canta em Homenagem à Resistência Pós-Pandemia: Retorno às Bênçãos na Lavagem da Escadaria

14h30min – Apresentação dos Grupos Culturais

Advertisement

17h –  Encerramento com Mãe Corajacy e Mãe Dango – Carregam a força da Mulher Ancestral 

Exposições Fotográficas

A cerimônia de Lavagem das Escadarias também está registrada em duas exposições fotográficas que podem ser vistas pelo público, uma instalada dentro da Estação Cultura e, a outra na Rua 13 de Maio, ao longo do percurso do cortejo da manifestação. 

Advertisement

A exposição da Estação Cultura é composta por 60 painéis com fotos de Fabiana Ribeiro da celebração e textos informativos sobre o patrimônio e  sua  importância, além de depoimentos de diversas pessoas que participam da celebração e contribuíram  para o documentário sobre a Lavagem como Patrimônio da cidade.

A abertura acontecerá no sábado, 8 de abril, às 9h30 da manhã, na Estação Cultura. E depois dela se iniciará o cortejo da Lavagem. A mostra educativa faz parte das ações de educação patrimonial e salvaguarda da celebração.

As imagens fotográficas fazem a viagem sobre a celebração, desde a sua concentração na  Estação Cultura, que é um espaço cultural fundamental para a Lavagem,  passa pelo cortejo na rua 13 de maio,  os grupos de cultura popular,  os integrantes da cultura de matriz africana,  o poder matriarcal das  Mães Corajacy e Mãe Dango,  a água de cheiro, as flores, a celebração, a homenagem a Nossa Senhora, a população que acompanha o cortejo ou que fica em volta da Catedral esperando o cortejo, a importância  da cultura de matriz africana. 

Advertisement

A segunda exposição é do Cortejo da Lavagem das Escadarias, com fotografias de João Zinclar. A iniciativa é do Coletivo Gestor do Acervo João Zinclar com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

O fotógrafo João Zinclar, gaúcho por origem e campineiro por adoção, falecido há 10 anos, que deixou uma obra monumental, registrando movimentos sociais, culturais e políticos de Campinas e do Brasil. 

As fotografias estão em estandartes instalados ao longo da Rua 13 de Maio desde a Estação Cultura até a Praça da Catedral. 

Advertisement

Em sua obra, hoje resguardada no Arquivo Edgard Leuenröth, na Unicamp, com mais de 250 mil imagens catalogadas, e que conta com um coletivo gestor, formado por velhos parceiros do João. Está disponível para consultas e solicitações de uso pela página virtual ajz.campinas.br, que é organizada pelo Coletivo Gestor do Acervo João Zinclar, e onde pode ser abordada uma parte significativa de sua obra.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare