Connect with us

Geral

Campinas vai usar tecnologia para identificar aglomerações

celular

A Prefeitura de Campinas vai usar a tecnologia para identificar aglomeração de pessoas na cidade. A plataforma permite que haja monitoramento do deslocamento das pessoas.

O objetivo é evitar concentrações que possam ajudar na disseminação do novo coronavírus. Neste fim de semana, por exemplo, GMs (Guardas Municipais) foram até a Lagoa do Taquaral e pediram para que as pessoas que estavam fazendo caminhada no local voltassem para casa.

Há um decreto obrigando o isolamento social. Campinas tem quatro mortes e 68 casos confirmados pela covid-19. A cidade investiga ainda 882 casos suspeitos.

Advertisement

Para isso, o prefeito Jonas Donizette (PSB) vai pedir à operadora de telefonia Vivo que disponibilize acesso a uma plataforma de dados Big Data, da empresa, que contém registro dos assinantes de Campinas.

O número do celular e a identidade de cada assinante é preservada. O que aparece na plataforma é um dado anônimo, como se fosse um código. O sigilo de cada pessoa é totalmente resguardado.

Pela plataforma será possível visualizar se há concentração, aglomeração ou aumento de fluxo em algum ou mais pontos da cidade, como por exemplo, em áreas de hospital ou centros de saúde ou em áreas comerciais, de trânsito ou de lazer, para tomar as medidas necessárias, seja na área da saúde ou da segurança.

Advertisement

De acordo com a prefeitura, a ideia é verificar junto a outras operadoras de celular a possibilidade de disponibilizar o mesmo serviço.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare