Connect with us

Geral

Campinas será laboratório para projeto de tecnologia em Segurança Pública

imagem 135

Com a assinatura do prefeito Jonas Donizette, Campinas oficializou nesta quinta-feira, 15 de março, em São Paulo, um Memorando de Entendimento entre a Prefeitura, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e a chinesa Huawei para colaboração em pesquisa e experimentação de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) aplicadas à segurança pública.
O projeto-piloto de inovação será desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) e da Informática de Municípios Associadas (IMA). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas participou da negociação da parceria.
Pelo Memorando, Campinas disponibilizará o ambiente urbano para abrigar o projeto de pesquisa. A escolha da cidade é decorrente do porte e importância econômica, dentro do conceito ‘living lab’ (laboratório vivo) para soluções avançadas de segurança pública (Safe City). O objetivo é ampliar a capacidade de monitoramento por meio de câmeras e sistemas inteligentes. Inicialmente, pelo menos 30 câmeras inteligentes serão disponibilizadas pela Huawei e integradas à Cimcamp. A IMA e o CPqD vão customizar o sistema oferecido pela empresa para adaptá-lo às necessidades de Campinas.
Nós vamos ter a Huawei nos ajudando com sua experiência já aplicada em outras cidades em escala internacional. Nós já temos um programa, o Campinas Bem Segura, com câmeras inteligentes, e ela vai nos ajudar oferecendo uma quantidade maior de equipamentos e também a sua experiência e tecnologia na área de segurança. A parceria vai permitir a customização daquilo que Campinas precisa, com a Secretaria de Segurança indicando os locais de maior vulnerabilidade. É um laboratório vivo porque nós estaremos na prática, no dia a dia. Não serão exemplos fictícios, são aflições que as pessoas vivem em suas rotinas”, avaliou o prefeito ao falar durante a cerimônia.
Cidades inteligentes
A assinatura do Memorando fez parte da programação do “Huawei Latin America Innovation Day”. O evento reuniu líderes da indústria, acadêmicos e analistas para debater o futuro da digitalização na América Latina, tecnologias emergentes, internet 5G e das coisas, computação na nuvem e inteligência artificial. Com portfólio completo de TIC, a Huawei trabalha com gestores públicos no projeto, na implementação e na operação de tecnologias de cidades seguras. Atualmente, as soluções de Smart City da Huawei atendem mais de 120 cidades em mais de 40 países.
O Memorando de Entendimento do projeto de Campinas foi assinado pelo prefeito Jonas Donizette; o CEO da Huawei no Brasil, Yao Wei; o presidente do CPqD, Sebastião Sahão Júnior; a cônsul da China em São Paulo, Chen Peijie; e o secretário de Telecomunicações do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, André Müller Borges.
Estamos muito felizes em participar deste projeto com o CPqD e a Prefeitura de Campinas, que se mostra na vanguarda da inovação entre os municípios brasileiros. Com a experiência acumulada em projetos de inovação em mais de 170 países, a Huawei entende que a segurança pública é uma prerrogativa para a criação de novos projetos de cidades inteligentes. Ao adotar soluções inovadoras de conectividade, colaboração e computação em nuvem, os gestores municipais e as forças de segurança se tornam mais eficientes em prevenir e solucionar crimes, garantir o bem-estar da população e permitir o surgimento de novos serviços públicos digitais”, destacou o líder da empresa no Brasil, Yao Wei.
O cronograma de instalação das câmeras e os locais serão definidos pela Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública. O projeto está previsto para funcionar, inicialmente, por um ano. Após esse período, serão analisados os resultados. “Ficamos muito honrados pelo convite realizado pelo CPqD e pela Huawei para que a cidade se transformasse em um laboratório vivo para a implementação de tecnologias avançadas. A segurança dos cidadãos, o empreendedorismo e a inovação tecnológica são temas fundamentais para a administração pública. E estou confiante que este projeto traga resultados positivos não só para a segurança, mas também para o bem-estar dos munícipes e para o estímulo às novas soluções de cidades inteligentes que poderemos adotar no futuro”, declarou Jonas.
Como presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas acredita que o projeto possa ser replicado. “Meu primeiro compromisso, como prefeito, é o apoio total a esse projeto. E o segundo, como presidente da Frente, é fazer com que isso ganhe escala. Aquilo que der certo em Campinas vamos aplicar em outras grandes cidades, em outras regiões do País”, garantiu.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare