Connect with us

Eventos

Campinas sedia evento sobre Eficiência Energética voltado para pequenas e médias indústrias da região

Senai

No dia 8 de novembro, Campinas vai sediar o quarto de uma série de 14 eventos promovidos até o início de dezembro para engajar pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo em um programa de eficiência energética. O objetivo desse programa é, além da redução de custos operacionais, proporcionar a essas indústrias a transição para uma energia de baixo carbono, o aumento da competitividade e a geração de novos empregos verdes. Realizado pelo SENAI-SP e GIZ Brasil – Agência Alemã de Cooperação Internacional –, o evento reunirá empresários e profissionais da indústria de Campinas e região para apresentar as vantagens econômicas e ambientais da implantação de medidas de eficiência energética, além de orientações sobre acesso a linhas de crédito para investimentos neste tipo de projeto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do PotencializEE.

“O objetivo é incentivar as PMEs industriais de Campinas e região a aproveitar as oportunidades da eficiência energética e destravar investimentos em tecnologias de alto impacto de mitigação de emissões de gases de efeito estufa”, explica Marco Schiewe, diretor do PotencializEE (Investimentos Transformadores de Eficiência Energética na Indústria), programa de cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado em parceria com a GIZ Brasil.

“Nós acreditamos que o futuro da indústria tem que passar por uma produção mais sustentável e alinhada aos valores e necessidades da população. Um empecilho para isso é, muitas vezes, a desinformação. Este evento vai mostrar aos empresários  aqui da nossa região quais são os caminhos que podem ser trilhados para aumentar a eficiência energética de nossas indústrias”, diz Ulisses Vieira, coordenador de Relacionamento com a Indústria do Instituto SENAI de Tecnologia em Energia,

Advertisement

Voltado para pequenas e médias empresas industriais de diferentes setores (automóveis e peças, cerâmica e vidro, alimentos e bebidas, têxtile vestuário, química e farmacêutica, plástico e borracha, metalurgia e produtos metálicos, produtos minerais não metálicos, papel e celulose), no evento será possível aos participantes conhecer tecnologias e métodos estratégicos de eficiência energética, além de casos de sucesso da indústria.

Este é o quarto de 14 eventos realizados pelo SENAI-SP e GIZ no estado de São Paulo. A iniciativa será realizada também em Sorocaba (09/11), Jacareí (10/11), São José do Rio Preto (16/11), Birigui (17/11), Ribeirão Preto (22/11), Franca (23/11), Guarulhos (29/11), Piracicaba (29/11), Limeira (01/12) e São Bernardo do Campo (07/12). Desde o dia 25 de outubro, o evento já passou pelas cidades de Marília, Bauru e São Paulo.

Eficiência Energética no Brasil

Advertisement

A indústria brasileira responde por mais de 30% do consumo final de energia, quase 40% da eletricidade consumida e 9% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) do país. Na contramão das tendências globais, as indústrias brasileiras têm consumido cada vez mais energia nesta década, o que significa que o potencial de eficiência energética (EE) e de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) é enorme, especialmente entre as pequenas e médias empresas (PMEs) industriais. 

Para melhorar esse cenário, a meta do PotencializEE é atender 1 mil empresas até 2024 com diagnósticos e implementar 425 projetos de eficiência energética. Na etapa de diagnóstico, são implementados monitoramento e gestão dos processos energéticos. Também é possível identificar pequenos vazamentos, como de ar, por exemplo, que acabam desperdiçando energia. A simples correção desses processos e a troca da iluminação é uma primeira medida de economia e eficiência energética. Depois disso, é possível implementar um projeto mais amplo, dependendo do investimento a ser feito.

Sobre o Programa PotencializEE

Advertisement

O PotencializEE é um programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado em parceria com a GIZ Brasil, Agência Alemã de Cooperação Internacional. O programa tem como parceiros estratégicos instituições ligadas aos setores de energia, indústria e financeiro. No âmbito nacional, são parceiros o MME, Ministério da Economia e EPE (Empresa de Pesquisa Energética). No setor da indústria e energia, participam do Programa o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com apoio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia) e o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

Entre os parceiros financeiros estão: Desenvolve SP (instituição financeira do Estado de São Paulo) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Programação

Advertisement
  • 9h – Credenciamento
  • 10h – Abertura
  • 10h10 – Apresentação do Programa PotencializEE
  • 11h – Cases de Sucesso
  • 11h15 – Perguntas e Respostas
  • 11h30 – Encerramento

SERVIÇO

Encontro sobre Eficiência Energética – Campinas

Data: 08/11

Horário: 9h às 11h30

Advertisement

Local: SENAI “Roberto Mange”

Endereço: Rua Pastor Cicero Canuto de Lima, 71 São Bernardo – Campinas/SP

Inscrições gratuitas:https://www.programa-potencializee.com.br/circuito-potencializee/

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare