Campinas recebe prêmio regional de inovação por uso de teleinterconsultas na Saúde
O uso de teleinterconsultas pela Secretaria de Saúde de Campinas, para ampliar e qualificar a assistência pelo SUS Municipal, fez com que a metrópole recebesse o prêmio de “Prefeitura Inovadora” na edição 2024 do Fórum de Cidade Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana (RMC). A solenidade foi quarta-feira, 10 de julho, em Jaguariúna.
A premiação foi comemorada pela diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (DEPS), Marcelle Regina Silva Benetti. “A utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, proporcionaram a Campinas receber esta premiação”, ressaltou.
Marcelle recebeu o certificado ao lado da médica e coordenadora da Saúde Digital em Campinas, Thaís Leitão, da enfermeira do Núcleo de Projetos da Coordenadoria de Saúde Digital, Lígia De Lazzari Mazzo Becker, e do analista de sistemas do Núcleo de Inovação da Coordenadoria de Saúde Digital, Régis Henrique de Oliveira. A entrega foi realizada pelo diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.
Saúde Digital em Campinas
A telessaúde é sempre indicada após o usuário do SUS Municipal receber uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde na unidade básica de referência. Caso ele aceite, há duas formas de acesso aos serviços:
1) Modalidade de teleconsulta: o paciente pode receber um atendimento diretamente com o médico por meio da videochamada, utilizando o computador ou celular próprio, ou infraestrutura de uma unidade de saúde. Neste momento ela pode ser realizada com médicos clínicos gerais credenciados ou também médicos de outras unidades que são especialistas em dermatologia, reumatologia, gastroenterologia e neurologia.
2) Modalidade de teleinterconsulta: quando o médico da unidade de saúde percebe a necessidade do apoio, suporte e avaliação conjunta com um outro profissional especialista, ele pode, através do uso da plataforma de telessaúde, fazer uma solicitação na especialidade. Profissionais das Policlínicas e outros parceiros do Município otimizam esta assistência quando atendem aos chamados para fazer orientações, indicações de exames e outras condutas para o médico da família do paciente. Esta oferta já está disponível para as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia. Com isso, o paciente recebe dois atendimentos em única consulta. Há ainda teleinterconsultas multiprofissionais para suporte às equipes, como no caso do Centro de Referência ao Idoso.
Na prática, o usuário da rede pública, ao buscar por um centro de saúde, pode receber a oferta de uma assistência mais ampla e ágil, o que também beneficia quem realmente precisa dar continuidade no atendimento presencial.
Como funciona?
Quem aceita a telessaúde recebe uma mensagem da assistente virtual Ana pelo número (19) 9-9604-3012. A Pasta destaca que ele não aceita ligações e a identificação aparece como Acesso Fácil Saúde Campinas, incluindo logotipo.
O paciente que aceita recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.