Connect with us

Geral

Campinas recebe Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo em 23 de julho

Published

on

A 3ª edição do evento de rua, em trecho da Padre Almeida, oferece gastronomia, apresentações artísticas, exposição de roteiros turísticos e aula show gratuita com o chef peruano Marco Espinoza

 

A cultura do Peru estará representada em peso em Campinas no dia 23 de julho, domingo, mais precisamente na rua Padre Almeida, entre as travessas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí. O trecho será fechado para receber a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo que, entre 11h e 17h, oferecerá muito entretenimento para comemorar com os campineiros a sua independência da Espanha, festejada em 28 de julho há 196 anos.

Entre as atrações estão comida típica, doces peruanos, danças, artesanato, lounge temático de turismo com ofertas de viagens ao Peru oferecidas pelas agências de turismo Identidade e Achar Viagens, apresentação da banda Peru Latino e aula show com o chef peruano premiado Marco Espinoza, sócio proprietário do Lima Restobar, que faturou recentemente, pelo 3º ano consecutivo, o prêmio Michelin Bib Gourmand 2017.

O Lima Restobar, localizado na quadra onde ocorre o evento, estará representado também com um estande na rua servindo o que há de melhor e mais característico da culinária dos Andes. A gastronomia peruana poderá ser apreciada ainda em outros estandes distribuídos no espaço, como o montado pelo restaurante brasiliense Taypa – também especializado no país e pertencente ao chef Marco Espinoza, os paulistanos La Dulceria e Peru Brilho das Artes, e os campineiros Joe & Leo´s, Cayena Bistrô e Buffet Antonello, que prestigiarão os participantes com releituras de receitas peruanas como Ceviche, Lomo Saltado, Butifarra, Peruano Burger, Arroz com mariscos, Anticucho, Chancho al cilindro, alfajores, rosquitas, etc.

Marco Espinoza é quem ministrará a aula show gratuita de ceviche no Lima Restobar. A capacidade é de 50 lugares e o preenchimento das vagas é por ordem de chegada.

A festa, que está na 3ª edição, tem o apoio institucional do Escritório Comercial do Peru no Brasil, do Consulado do Peru em São Paulo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

De acordo com a diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, o objetivo é encantar os campineiros e deixá-los com gostinho de quero mais. “A gastronomia tem se convertido num motivacional de viagem ao Peru. Além de visitar os pontos turísticos, os brasileiros querem degustar nossos pratos deliciosos, seja em mercados ou em restaurantes premiados”, ressalta.

Gastronomia premiada

 

Tamanho interesse deve-se à fama de boa comida que o Peru conquistou. Nos últimos 15 anos, a cozinha peruana é intensamente noticiada pelo planeta e atualmente a indústria da gastronomia representa o 5º lugar no PIB do país. O Peru ganhou o prêmio de Melhor Destino Culinário do Mundo durante cinco anos consecutivos, de 2012 a 2016 outorgado pelo World Travel Awards.

Segundo Milagros, o chef Gastón Acurio foi o precursor da divulgação, tendo iniciado as atividades na Espanha, no evento Madrid Fusion. “Hoje estamos na quarta geração de chefs peruanos jovens liderando este movimento no país e no mundo”. Dos 50 melhores restaurantes do planeta, nove são peruanos, segundo o ranking The 50 Best Restaurants.

Unindo o Turismo e a Gastronomia, anualmente no mês de novembro 15 estados brasileiros participam da campanha de promoção Peru Week durante quinze dias, com ofertas de viagens lançadas por 60 operadoras de turismo e cardápios com preços convidativos oferecidos nos 35 restaurantes peruanos participantes. Nos últimos 5 anos, o fluxo de turistas brasileiros para o Peru registrou aumento de mais de 30%. Em 2016, o país recebeu mais de 160 mil brasileiros, oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Peru em Campinas

 

Milagros adianta que  a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo será uma experiência para guardar na memória e nas fotos: “Os visitantes serão incentivados a fazer selfies no Lounge Turismo Peru, que terá um painel de Machu Picchu ao fundo, uma lhama artística em tamanho natural, mantas coloridas e outras decorações que remetem ao destino”.

“A Fiesta Peruana difunde a comida de rua, a cultura, a música e a arte estrangeiras e permite unir Campinas a variadas etnias. É uma excelente maneira de despertar o interesse e nos aproximar dos outros países”, observa Alexandra Caprioli, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do Campinas.

Serviço

 

Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo

 

Data: 23 de julho, das 11h às 17h;

Local: Rua Padre Almeida, entre as ruas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí;

Entrada: gratuita;

Aula show gratuita de ceviche com o chef Marco Espinoza. Capacidade: 50 lugares. Horário: 16h;

Apoio institucional: Escritório Comercial do Peru no Brasil; do Consulado do Peru em São Paulo; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e Campinas e Região Convention & Visitors Bureau;

Apoio comercial: Lima Restobar; Joe & Leo´s; Chef Antonello; Chef Manuella, Achar Viagens e Identidade Viagens; La Dulceria; Peru Brilho das Artes; Ecopias; GM7; Campinas.com.br e revista Paila

Geral

Suspenso agendamento de vacinas; imunização segue normalmente

Published

on

By

O agendamento para a vacinação contra a Covid-19 em Campinas foi suspenso por volta das 11h desta quarta-feira, 23 de junho. Na tarde de ontem (22/06) foram disponibilizadas 21,4 mil vagas para receber a primeira dose do imunizante. Todas foram preenchidas e há pessoas agendadas até 2 de julho em todos os pontos de imunização do município. 

 

 

 

 

A vacinação segue normalmente na cidade para pessoas acima de 43 anos e de outros grupos prioritários. A expectativa é que o cadastramento seja retomado na próxima semana, assim que novas doses forem enviadas pelo Estado à cidade. 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde continua aplicando e marcando data, horário e local para as segundas doses (a segunda dose é agendada quando a pessoa recebe a primeira; o agendamento é feito pela unidade de saúde e, por enquanto, há horários reservados até o final de setembro). 

 

 

 

“As pessoas que agendaram estão com a vacinação garantida. As vagas só são abertas mediante a chegada de novas doses e de acordo com o número enviado pelo Estado. Importante ressaltar que a aplicação das segundas doses também está garantida”, disse Andrea von Zuben, diretora do Devisa. 

 

 

 

 

Com os dados vacinais desta quarta-feira, 466.620 pessoas já receberam a primeira dose contra a Covid em Campinas e 169.706 a segunda dose. No total, já foram aplicadas 636.326 doses desde o início da campanha, em janeiro. Com isso, a cidade segue na liderança entre os municípios com população entre 500 mil 1,4 milhão de habitantes que mais vacinaram no Estado de São Paulo. 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde alerta que cuidados básicos como uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos devem ser mantidos mesmo após a aplicação das duas doses do imunizante.

Continue Reading

Geral

Prefeitura e Sebrae lançam programa gratuito de inovação empresarial

Published

on

By

A Prefeitura de Campinas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), abriu 264 vagas na cidade para o programa Brasil Mais, que faz um diagnóstico e traça um plano de inovação para microempresas (MEs) e para empresas de pequeno porte (EPPs), sejam elas comércios, indústrias ou prestadores de serviços. Tudo gratuito. 

 

“Esse programa é muito importante principalmente para retomada da economia”, afirmou o prefeito Dário Saadi. Isso porque a iniciativa promove melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto, ajudando as empresas a adaptar-se à nova realidade, que foi imposta pela pandemia de coronavírus. 

 

A iniciativa do programa é do Ministério da Economia, com apoio das prefeituras. Em Campinas, a estratégia é encabeçada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

“O programa do Sebrae trata de uma imersão nas empresas para avaliação do fluxo de processos de forma completa usando a tecnologia Lan. Dessa forma, trabalha para propor melhorias nesse fluxo, inclusive técnicas, onde um dos itens é a transformação digital. Considero esse processo fundamental para retomada da economia, e, por isso, acredito nesse projeto”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi. 

 

A gestão operacional é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a execução é feita tanto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) quanto pelo Sebrae. “Nós gostaríamos de agradecer à secretária Adriana Flosi pelo apoio e a disposição do prefeito Dário Saadi para que a gente consiga alavancar o maior número de empresas possível”, pontua o gerente regional do Sebrae Campinas, Nilcio Cairbar de Souza Freitas. 

 

Entre 2020 e início de 2021, mais de 12 mil empresas foram atendidas pelo programa Brasil Mais, e, entre as principais melhorias relatadas encontram-se: produtividade, gestão de indicadores, aplicação de ferramentas para inovação, interação com o ecossistema de inovação e inovação em processos, produtos/serviços e métodos de marketing.

 

As inscrições estão abertas em Campinas, e podem ser feitas até 30 de junho pelo site https://brasilmais.economia.gov.br/

 

Já o programa será realizado a partir de 1º de julho no município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

 

 

Serviço

 

O quê: Programa Brasil Mais em Campinas

Quem: Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) 

Quando: Inscrições até 30 de junho; início a partir de 1º de junho

Onde: https://brasilmais.economia.gov.br/ 

Mais informações: 0800 570 0800

Continue Reading

Geral

Isenção de ITBI para cadastrados da Cohab estimula compra de imóvel

Published

on

By

As pessoas inscritas no Cadastro de Interessados em Moradia da Companhia de Habitação Popular (CIM Cohab) têm isenção do pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Inter-Vivos (ITBI) na compra do imóvel pelo programa Casa Verde Amarela, tal como já acontecia com o Minha Casa Minha Vida. A Lei Complementar 306/21 (LC 306), promulgada pelo prefeito Dário Saadi, na última semana, assegura o benefício aos inscritos no CIM mesmo quando o imóvel é adquirido diretamente das construtoras parceiras da Cohab. O ITBI incide sobre o custo do imóvel, é calculado em 2,7% do valor da compra e deve ser recolhido no momento da escritura em cartório de registro de imóveis. Os cadastrados na Cohab são isentos do pagamento deste tributo em Campinas.

 

Para ter direito ao benefício, o comprador deve estar com seu cadastro atualizado, ter renda familiar mensal de até seis salários mínimos e adquirir o imóvel classificado como Empreendimento Imobiliário de Interesse Social (EHIS) com financiamento da Caixa Econômica Federal. Os empreendimentos parceiros da Cohab, que recorrem ao CIM-Cohab também estendem o benefício aos seus clientes no ato da compra.

 

“A nova lei chancela a preocupação do governo municipal em buscar alternativas e incentivos para aquisição da casa própria e ressalta a importância das nossas parcerias com as construtoras”, afirma o Gerente Comercial da Cohab, Eduardo Nasser. O direito à isenção do pagamento do imposto pelo comprador cadastrado no CIM é um estimulo a mais para as incorporadoras investirem no mercado da moradia popular em Campinas. 

 

Para o presidente da Cohab, Arly de Lara Romêo, a LC 306 é mais uma medida importante para o mercado da construção da casa própria e deve contribuir ainda mais para reduzir do déficit habitacional no município, a medida que vai desonerar as despesas dos cadastrados na Cohab na compra do imóvel pelo programa Casa Verde Amarela.  “A nova lei adequou a legislação municipal ao programa federal. Essa era uma alteração muito aguardada pelas incorporadoras e construtoras e também para o inscrito no CIM que quer comprar a casa própria”, ressaltou.

Continue Reading

Populares