Geral
Campinas recebe Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo em 23 de julho

A 3ª edição do evento de rua, em trecho da Padre Almeida, oferece gastronomia, apresentações artísticas, exposição de roteiros turísticos e aula show gratuita com o chef peruano Marco Espinoza
A cultura do Peru estará representada em peso em Campinas no dia 23 de julho, domingo, mais precisamente na rua Padre Almeida, entre as travessas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí. O trecho será fechado para receber a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo que, entre 11h e 17h, oferecerá muito entretenimento para comemorar com os campineiros a sua independência da Espanha, festejada em 28 de julho há 196 anos.
Entre as atrações estão comida típica, doces peruanos, danças, artesanato, lounge temático de turismo com ofertas de viagens ao Peru oferecidas pelas agências de turismo Identidade e Achar Viagens, apresentação da banda Peru Latino e aula show com o chef peruano premiado Marco Espinoza, sócio proprietário do Lima Restobar, que faturou recentemente, pelo 3º ano consecutivo, o prêmio Michelin Bib Gourmand 2017.
O Lima Restobar, localizado na quadra onde ocorre o evento, estará representado também com um estande na rua servindo o que há de melhor e mais característico da culinária dos Andes. A gastronomia peruana poderá ser apreciada ainda em outros estandes distribuídos no espaço, como o montado pelo restaurante brasiliense Taypa – também especializado no país e pertencente ao chef Marco Espinoza, os paulistanos La Dulceria e Peru Brilho das Artes, e os campineiros Joe & Leo´s, Cayena Bistrô e Buffet Antonello, que prestigiarão os participantes com releituras de receitas peruanas como Ceviche, Lomo Saltado, Butifarra, Peruano Burger, Arroz com mariscos, Anticucho, Chancho al cilindro, alfajores, rosquitas, etc.
Marco Espinoza é quem ministrará a aula show gratuita de ceviche no Lima Restobar. A capacidade é de 50 lugares e o preenchimento das vagas é por ordem de chegada.
A festa, que está na 3ª edição, tem o apoio institucional do Escritório Comercial do Peru no Brasil, do Consulado do Peru em São Paulo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.
De acordo com a diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, o objetivo é encantar os campineiros e deixá-los com gostinho de quero mais. “A gastronomia tem se convertido num motivacional de viagem ao Peru. Além de visitar os pontos turísticos, os brasileiros querem degustar nossos pratos deliciosos, seja em mercados ou em restaurantes premiados”, ressalta.
Gastronomia premiada
Tamanho interesse deve-se à fama de boa comida que o Peru conquistou. Nos últimos 15 anos, a cozinha peruana é intensamente noticiada pelo planeta e atualmente a indústria da gastronomia representa o 5º lugar no PIB do país. O Peru ganhou o prêmio de Melhor Destino Culinário do Mundo durante cinco anos consecutivos, de 2012 a 2016 outorgado pelo World Travel Awards.
Segundo Milagros, o chef Gastón Acurio foi o precursor da divulgação, tendo iniciado as atividades na Espanha, no evento Madrid Fusion. “Hoje estamos na quarta geração de chefs peruanos jovens liderando este movimento no país e no mundo”. Dos 50 melhores restaurantes do planeta, nove são peruanos, segundo o ranking The 50 Best Restaurants.
Unindo o Turismo e a Gastronomia, anualmente no mês de novembro 15 estados brasileiros participam da campanha de promoção Peru Week durante quinze dias, com ofertas de viagens lançadas por 60 operadoras de turismo e cardápios com preços convidativos oferecidos nos 35 restaurantes peruanos participantes. Nos últimos 5 anos, o fluxo de turistas brasileiros para o Peru registrou aumento de mais de 30%. Em 2016, o país recebeu mais de 160 mil brasileiros, oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Peru em Campinas
Milagros adianta que a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo será uma experiência para guardar na memória e nas fotos: “Os visitantes serão incentivados a fazer selfies no Lounge Turismo Peru, que terá um painel de Machu Picchu ao fundo, uma lhama artística em tamanho natural, mantas coloridas e outras decorações que remetem ao destino”.
“A Fiesta Peruana difunde a comida de rua, a cultura, a música e a arte estrangeiras e permite unir Campinas a variadas etnias. É uma excelente maneira de despertar o interesse e nos aproximar dos outros países”, observa Alexandra Caprioli, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do Campinas.
Serviço
Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo
Data: 23 de julho, das 11h às 17h;
Local: Rua Padre Almeida, entre as ruas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí;
Entrada: gratuita;
Aula show gratuita de ceviche com o chef Marco Espinoza. Capacidade: 50 lugares. Horário: 16h;
Apoio institucional: Escritório Comercial do Peru no Brasil; do Consulado do Peru em São Paulo; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e Campinas e Região Convention & Visitors Bureau;
Apoio comercial: Lima Restobar; Joe & Leo´s; Chef Antonello; Chef Manuella, Achar Viagens e Identidade Viagens; La Dulceria; Peru Brilho das Artes; Ecopias; GM7; Campinas.com.br e revista Paila
Geral
Prefeito Dário Saadi visita encontro de ferromodelismo na Estação Cultura

O prefeito Dário Saadi visitou na manhã deste sábado, 21 de maio, o 8º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas, na Estação Cultura. O evento integra a comemoração dos 150 anos de fundação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
Temos sempre que celebrar o transporte ferroviário, integrante de todos os modais, para que as pessoas possam se locomover com rapidez e segurança nesse mundo moderno”, foi com essas palavras que o prefeito Dário Saadi parabenizou a iniciativa de homenagear os 150 anos da Mogiana e a história que a Companhia construiu no Estado de São Paulo e na cidade de Campinas.
O sucesso de público dessa mostra, logo pela manhã, mostra que a iniciativa tem muito apoio. Assim, vamos manter a memória do passado das ferrovias e trabalhar para que, no futuro, possam integrar os modais de transporte na nossa região e no país”, disse.
O Encontro de Ferromodelismo é um evento gratuito que reúne trens elétricos em miniatura e réplicas de composições reais para os fãs do assunto. É uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prado Trens, com apoio da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), Rumo Logística, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Frateschi – única fabricante da América Latina desse tipo de miniaturas e MRS.
Além do prefeito Dário, também participaram do evento a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, os vereadores Carlinhos Camelô e Paulo Gaspar, os idealizadores do encontro, Rodrigo Prado e Foster Moz e demais personalidades envolvidas.
Companhia Mogiana
A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi criada em 1872, com sede em Campinas. Sua construção integra a história da expansão da cultura do café em direção ao interior de São Paulo. No início, era apenas um prolongamento da ferrovia então existente, até Mogi Mirim e um ramal para Amparo, com um seguimento até as margens do Rio Grande.
Permaneceu em atividade de maio de 1875 até outubro de 1971, quando foi extinta e incorporada à Fepasa (Ferrovia Paulista S/A).
Geral
Inscrições para Corridas dos Distritos de Campinas já estão abertas

A sexta edição do projeto Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas vai começar. Serão seis fases no total, com modalidades de corrida e caminhada e percurso de 6km. Quem tiver a partir de 16 anos, já pode se inscrever no https://inscrevafacil.com/ ou ticketsports.com.br. A primeira etapa será no domingo, dia 19 de junho, no distrito de Joaquim Egídio, com largada na rua Raimundo de Oliveira, s/nº, às 7h30. As inscrições vão até o dia 10 de junho ou ao atingir o limite de mil atletas inscritos. O valor para o primeiro lote é de R$ 69 mais a taxa do site.
As próximas etapas serão sediadas respectivamente nos distritos do Campo Grande, Vila Padre Anchieta, Barão Geraldo e Ouro Verde, com encerramento no Centro da cidade. A realização do evento é da Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Paulo Rosa Produções e atende os mesmos critérios técnicos das mais tradicionais competições de pedestrianismo (modalidade de exercício caracterizado por grandes marchas a pé) do país.
Cada etapa terá no máximo mil atletas inscritos, conforme definição da organização. Os valores de inscrições podem ter alterações de acordo com a etapa ou por mudança do lote. O combo, que permite participar das seis provas, pode ser adquirido com desconto por R$ 360,00 mais a taxa do site. Para quem faz parte de grupo ou equipe, haverá descontos proporcionais ao número de integrantes. Os grupos poderão realizar suas inscrições pelo e-mail distritoscampinas2022@gmail.com e terão isenção da taxa do site. As datas de inscrições das próximas fases serão divulgadas em breve.
Os inscritos terão direito a um kit atleta com camiseta alusiva à etapa (no período de inverno com camisetas de manga longa) do Circuito, chip de cronometragem, número de peito, e logo depois da prova, a medalha de participação. A entrega do kit será feita sempre na véspera de cada etapa e o atleta precisa apresentar documento com foto do inscrito, como também o protocolo de retirada do kit impresso ou digital.
Premiação
Os vencedores de cada etapa receberão troféus. Além disso, os cinco primeiros homens e as cinco primeiras mulheres bem como os três primeiros colocados de cada faixa etária serão premiados com medalhas especiais. Outra novidade é a premiação TOP 36 Km, destinada a atletas que participarem de todas as etapas e de acordo com a pontuação descrita no regulamento.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, afirma que o Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas proporciona a prática de uma das modalidades mais democráticas do mundo esportivo, nas mais diferentes regiões do município. Ele ressalta a importância do evento que estimula a participação de todos, com integração da comunidade: “As provas são uma ótima oportunidade para que a população participe do projeto. Mais do que nunca, a atividade física é prioridade atualmente”, explica o secretário.
Em todas as etapas, os atletas receberão hidratação durante o percurso e na chegada. Uma equipe médica estará à disposição para quaisquer emergências.
Etapas do 6º Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas
Joaquim Egídio – 19 de junho de 2022
Campo Grande – 17 de julho de 2022
Vila Padre Anchieta – 14 de agosto de 2022
Barão Geraldo – 4 de setembro de 2022
Ouro Verde – 2 de novembro de 2022
Centro – 18 de dezembro de 2022
Geral
Itinerários das linhas 348 e 408 serão alterados no Jardim dos Oliveiras

A partir da próxima segunda-feira, 23 de maio, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza alterações nos itinerários das linhas 348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária) e 408 (Parque Jambeiro), na região do Jardim dos Oliveiras. As duas linhas retomam o atendimento à Rua Paulo Virgínio e deixam de circular na Rua Ibrahim Nobre.
A alteração no itinerário da linha 348 ocorre no sentido Vila Marieta; já a linha 408 terá alterações no sentido Parque Jambeiro. Ambas seguem da Rua Dr. Philemon de Cuvillon para a Rua Paulo Virgínio e Avenida Jorge Tibiriçá, retomando o itinerário habitual.
Neste trajeto, a 348 passa a atender a dois novos pontos, nas vias Paulo Virgínio e Jorge Tibiriçá; e a 408 a uma nova parada na Rua Paulo Virgínio.
Confira, no mapa, o novo trajeto e pontos de parada.
Reforço no transporte público e retorno de operação
Como forma de reforçar a operação do transporte público coletivo nos dias úteis, a partir de segunda-feira, 23 de maio, a Emdec disponibilizará frota reserva em quatro terminais urbanos, nos horários de pico da manhã e da tarde.
Serão disponibilizados três veículos no Terminal Satélite Íris e dois no Terminal Padre Anchieta, das 6h às 9h. Nesse período, também haverá um veículo reserva disponível no ponto final da linha 252 (Parque São Jorge).
Já no pico da tarde, entre 16h e 19h, estarão disponíveis três ônibus reserva no Terminal Central e outros três no Terminal Mercado. Os veículos entram em operação conforme a necessidade, de acordo com a demanda de passageiros.
A partir do próximo dia 22 de maio, as linhas 265 (Padre Anchieta) e 432 (Saltinho) voltam a operar aos domingos. Para adequar a demanda de passageiros à oferta, a Emdec também promoveu aumento de frota na linha 239 (Terminal Ouro Verde), que, desde o dia 18 de maio, opera com mais um veículo em dias úteis.
Informações aos usuários
Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelo aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele também informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.
-
Geral1 semana atras
Terminal Ouro Verde é palco de intervenção poética: arte valoriza a vida
-
Geral1 semana atras
Encontro sobre sustentabilidade forma protetores do meio ambiente
-
Geral1 semana atras
Hortolândia realizará concursos públicos e processo seletivo para preencher mais de 440 vagas
-
Empregos1 semana atras
Estágio em Finanças Comerciais – Américas
-
Empregos1 semana atras
EMS abre Programa de Estágio 2022
-
Geral5 dias atras
Região da John Boyd terá bloqueio nesta quarta, dia 18, das 8h30 às 16h30
-
Geral1 semana atras
Serviços Públicos conclui a recuperação da ciclovia da Arautos da Paz
-
Geral7 dias atras
Campinas leva na quina. Ninguém acerta da Mega Sena