Connect with us

Geral

Campinas recebe Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo em 23 de julho

Publicado

em

A 3ª edição do evento de rua, em trecho da Padre Almeida, oferece gastronomia, apresentações artísticas, exposição de roteiros turísticos e aula show gratuita com o chef peruano Marco Espinoza

 

A cultura do Peru estará representada em peso em Campinas no dia 23 de julho, domingo, mais precisamente na rua Padre Almeida, entre as travessas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí. O trecho será fechado para receber a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo que, entre 11h e 17h, oferecerá muito entretenimento para comemorar com os campineiros a sua independência da Espanha, festejada em 28 de julho há 196 anos.

Entre as atrações estão comida típica, doces peruanos, danças, artesanato, lounge temático de turismo com ofertas de viagens ao Peru oferecidas pelas agências de turismo Identidade e Achar Viagens, apresentação da banda Peru Latino e aula show com o chef peruano premiado Marco Espinoza, sócio proprietário do Lima Restobar, que faturou recentemente, pelo 3º ano consecutivo, o prêmio Michelin Bib Gourmand 2017.

O Lima Restobar, localizado na quadra onde ocorre o evento, estará representado também com um estande na rua servindo o que há de melhor e mais característico da culinária dos Andes. A gastronomia peruana poderá ser apreciada ainda em outros estandes distribuídos no espaço, como o montado pelo restaurante brasiliense Taypa – também especializado no país e pertencente ao chef Marco Espinoza, os paulistanos La Dulceria e Peru Brilho das Artes, e os campineiros Joe & Leo´s, Cayena Bistrô e Buffet Antonello, que prestigiarão os participantes com releituras de receitas peruanas como Ceviche, Lomo Saltado, Butifarra, Peruano Burger, Arroz com mariscos, Anticucho, Chancho al cilindro, alfajores, rosquitas, etc.

Marco Espinoza é quem ministrará a aula show gratuita de ceviche no Lima Restobar. A capacidade é de 50 lugares e o preenchimento das vagas é por ordem de chegada.

A festa, que está na 3ª edição, tem o apoio institucional do Escritório Comercial do Peru no Brasil, do Consulado do Peru em São Paulo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

De acordo com a diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, o objetivo é encantar os campineiros e deixá-los com gostinho de quero mais. “A gastronomia tem se convertido num motivacional de viagem ao Peru. Além de visitar os pontos turísticos, os brasileiros querem degustar nossos pratos deliciosos, seja em mercados ou em restaurantes premiados”, ressalta.

Gastronomia premiada

 

Tamanho interesse deve-se à fama de boa comida que o Peru conquistou. Nos últimos 15 anos, a cozinha peruana é intensamente noticiada pelo planeta e atualmente a indústria da gastronomia representa o 5º lugar no PIB do país. O Peru ganhou o prêmio de Melhor Destino Culinário do Mundo durante cinco anos consecutivos, de 2012 a 2016 outorgado pelo World Travel Awards.

Segundo Milagros, o chef Gastón Acurio foi o precursor da divulgação, tendo iniciado as atividades na Espanha, no evento Madrid Fusion. “Hoje estamos na quarta geração de chefs peruanos jovens liderando este movimento no país e no mundo”. Dos 50 melhores restaurantes do planeta, nove são peruanos, segundo o ranking The 50 Best Restaurants.

Unindo o Turismo e a Gastronomia, anualmente no mês de novembro 15 estados brasileiros participam da campanha de promoção Peru Week durante quinze dias, com ofertas de viagens lançadas por 60 operadoras de turismo e cardápios com preços convidativos oferecidos nos 35 restaurantes peruanos participantes. Nos últimos 5 anos, o fluxo de turistas brasileiros para o Peru registrou aumento de mais de 30%. Em 2016, o país recebeu mais de 160 mil brasileiros, oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Peru em Campinas

 

Milagros adianta que  a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo será uma experiência para guardar na memória e nas fotos: “Os visitantes serão incentivados a fazer selfies no Lounge Turismo Peru, que terá um painel de Machu Picchu ao fundo, uma lhama artística em tamanho natural, mantas coloridas e outras decorações que remetem ao destino”.

“A Fiesta Peruana difunde a comida de rua, a cultura, a música e a arte estrangeiras e permite unir Campinas a variadas etnias. É uma excelente maneira de despertar o interesse e nos aproximar dos outros países”, observa Alexandra Caprioli, diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e do Campinas.

Serviço

 

Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo

 

Data: 23 de julho, das 11h às 17h;

Local: Rua Padre Almeida, entre as ruas Barreto Leme e Sampainho, no Cambuí;

Entrada: gratuita;

Aula show gratuita de ceviche com o chef Marco Espinoza. Capacidade: 50 lugares. Horário: 16h;

Apoio institucional: Escritório Comercial do Peru no Brasil; do Consulado do Peru em São Paulo; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e Campinas e Região Convention & Visitors Bureau;

Apoio comercial: Lima Restobar; Joe & Leo´s; Chef Antonello; Chef Manuella, Achar Viagens e Identidade Viagens; La Dulceria; Peru Brilho das Artes; Ecopias; GM7; Campinas.com.br e revista Paila

Geral

Maiores de 18 anos podem antecipar segunda dose da Pfizer para 21 dias

Publicado

em

Por

A partir desta segunda-feira, dia 25 de outubro, as pessoas a partir de 18 anos que desejarem antecipar a segunda dose da Pfizer em Campinas podem acessar o site https://agenda-vacina.campinas.sp.gov.br/login?reagendamento= ou ligar no telefone 160 para fazer a mudança do agendamento. 

 

Na semana passada, o governador João Doria anunciou que o intervalo entre as doses da Pfizer no Estado de São Paulo diminuiu de 8 semanas para 21 dias. A medida só é válida para adultos.

 

Para fazer a alteração por meio do site, o interessado deve acessar https://agenda-vacina.campinas.sp.gov.br/login?reagendamento=. Importante ressaltar que a mudança poderá ser feita de acordo com a disponibilidade de vagas.

 

Vacinação

 

Em Campinas, até o final da manhã desta segunda-feira, 25 de outubro, foram aplicadas 1.810.023 doses da vacina contra a Covid-19. Do total, foram 943.171 primeiras doses, 803.429 segundas doses e 63.423 doses adicionais. Com isso, 92,9% da população adulta estão vacinados com uma dose e 84,9% têm esquema vacinal completo.

Continue Lendo

Geral

Empresa que construirá Ginásio Poliesportivo no Cear está definida

Publicado

em

Por

A empresa Spalla Engenharia Eireli foi a vencedora do processo de licitação para a execução de obras de construção do Ginásio Poliesportivo, no Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear), localizado no Km 89,5 da Rodovia Anhanguera, no Complexo Swiss Park. O valor global a edificação será de R$ 22.298.746,17. O ato administrativo saiu no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, dia 25 de outubro.

 

Desse montante total, parte será de responsabilidade da Prefeitura de Campinas e o complemento vai ser repassado pelo Governo Federal. O Ginásio terá 8.931,69 m² de área construída em um terreno de 14.253 m² . A capacidade de público é para 1,7 mil pessoas. A obra deverá ser entregue em 24 meses, a partir da emissão de serviço, portanto, a conclusão deve ocorrer até o fim de 2023.

 

O Ginásio será multifuncional, com a possibilidade de adaptação para duas quadras oficiais de handebol e futsal que, por extensão, poderão também ser convertidas para quatro espaços oficiais de basquete e vôlei. Ao mesmo tempo, poderão abrigar jogo de caráter nacional e internacional, com revestimento de piso flutuante de madeira.

 

O projeto sofreu interrupções por anos por vários motivos, inclusive, a contrapartida da Prefeitura. Agora, finalmente, vai colocar Campinas como um centro de formação em diversas modalidades esportivas, como também abrigará equipes de alto rendimento.

 

O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, ressaltou o empenho demonstrado pelo prefeito Dário Saadi para viabilizar o Ginásio Poliesportivo no Cear, que vai proporcionar um ganho significativo para o esporte de um modo geral.

 

“Foi um processo de aproximadamente 10 anos de espera, muitos problemas surgiram. Estamos felizes com o desenvolvimento do contexto. Campinas vai ganhar um ginásio para se trabalhar na formação e no alto rendimento. É um equipamento novo, que vai favorecer as modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete. Contempla também refeitório, sala de ginástica, sala de fisioterapia e estacionamento”, enfatizou o secretário Fernando Vanin.

 

O Cear agrega hoje a Orcampi, uma das equipes de Atletismo mais competitivas do País; em breve vai ser núcleo das estrelas nacionais do Skate; além do potencial para desenvolver e receber os grandes nomes da natação brasileira.

 

 

Continue Lendo

Geral

“Campinas Vacina Mais” imunizou 4.244 pessoas contra a covid-19 no sábado

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde aplicou 4.244 doses de vacina contra a covid-19 durante o “Campinas Vacina Mais”, que aconteceu no sábado, 23 de outubro. Do total de doses, 776 foram primeiras doses; 836, segundas doses; e 2.632, doses adicionais. 

 

A faixa etária que mais procurou a vacina foi a entre 70 e 74 anos, que recebeu 824 doses. Quinhentas e duas pessoas com idade de 18 a 24 anos procuraram os centros de saúde para receber a vacina. 

 

O “Campinas Vacina Mais” foi realizado em dez centros de saúde com o objetivo de oferecer vacinas sem agendamento para as pessoas anteciparem a segunda dose da Pfizer, além de aplicar a primeira dose para pessoas a partir de 18 anos e adolescentes entre 12 e 17, inclusive gestantes e puérperas das duas faixas etárias; dose adicional para idosos a partir de 60 anos que completaram a imunização há pelo menos seis meses; pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há 28 dias e trabalhadores da área de saúde, incluindo estudantes do ensino superior ou área técnica que fazem residência/estágio em hospitais ou Atenção Básica ou clínicas de saúde humana ou ainda em laboratórios de saúde humana. 

 

O agendamento da vacina para esses grupos continua aberto no https://vacina.campinas.sp.gov.br

 

 

Continue Lendo

Populares