Connect with us

Geral

Campinas participa de evento da Unesco sobre Dia dos Afrodescendentes

imagem 4

A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, participa, nesta quinta-feira, 2 de setembro, às 11h, do Fórum de Municípios contra o Racismo, evento virtual da Unesco e do governo da Costa Rica, em comemoração ao Dia Internacional dos Afrodescendentes 2021. O encontro terá como tema “Reafirmando o compromisso com os afrodescendentes pelo seu reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. 

 

 

Advertisement

 

O evento compõe uma série de ações, incluindo fóruns e atividades culturais, que estão sendo promovidas desde o dia 31 de agosto em comemoração à data. 

 

Advertisement

 

 

Além da secretária municipal, única representante brasileira deste fórum, também participarão do evento Fabiana Goyeneche, diretora de Relações Internacionais e Cooperação de Montevidéu; Geraldina González de la Vega Hernandes, presidente do Conselho de Prevenção e Eliminação de Discriminação da Cidade do México. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A abertura do encontro será feita pela primeira vice-presidente da Costa Rica, Epsy Campbell Barr. Já a moderação será feita por Julio Carranza, diretor do Escritório Multinacional da Unesco em San José. 

 

 

Advertisement

 

“É uma honra imensa receber o convite da Unesco para participar deste encontro internacional”, disse a secretária Eliane Jocelaine Pereira. 

 

Advertisement

 

 

Ainda segundo a gestora, poder abordar, agora sob a ótica da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, processos de promoção da igualdade racial e políticas afirmativas é um reconhecimento dos avanços conquistados em Campinas nesta direção. “É, também, um referendo das práticas que agora desdobramos, no sentido de buscar a promoção da transversalidade dos Direitos Humanos, tendo como fundamento o engajamento do servidor público e a integração entre políticas públicas, sociedade e instituições nacionais e internacionais”, completou. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Para Fábio Soares Eon, representante da Unesco no Brasil, participação de Campinas no evento permitirá que sejam conhecidas algumas das boas práticas que estão sendo desenvolvidas por Campinas, sobretudo no combate ao racismo. “Essa participação, única representante do Brasil, também colaborará para reforçar as parcerias que vem sendo construídas entra a Unesco Brasil e a Prefeitura de Campinas”, disse.

 

 

Advertisement

Objetivo

 

O objetivo desta reunião é facilitar um espaço de intercâmbio e de reflexão que permita vincular, de maneira integral, o desenvolvimento econômico local, a territorialidade e os povos afrodescendentes de forma integral. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O evento busca, ainda, com a troca de ideias, contribuir para a aceleração da implantação dos direitos dos afrodescendentes, particularmente no contexto da implementação da Dia Internacional dos Afrodescendentes; do Programa de Ação de Durban; da Declaração de San José; da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento e do Consenso de Montevidéu e os Compromissos de Nairóbi e seus vínculos com a Agenda 2030 e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

 

 

Advertisement

 

Dia Internacional dos Afrodescendentes

 

Advertisement

Em 28 de dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução, promovida pelo governo da Costa Rica e co-patrocinada por 53 países, de instituir 31 de agosto como o Dia Internacional dos Afrodescendentes. 

 

 

Advertisement

Este é o primeiro ano que a data será comemorada. O objetivo é promover um maior reconhecimento e respeito pela diversidade de patrimônio, cultura e contribuição dos afrodescendentes para o desenvolvimento das sociedades e promoção do respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare