Connect with us

Geral

Campinas marca presença em Fórum Internacional das Infâncias

imagem 266

Membros do Comitê Intersetorial do Plano Primeira Infância Campineira (PIC) participaram do 1º Fórum Internacional das Infâncias realizado no município de Jundiaí, entre os dias 18 e 24 de março. O evento contou com a participação de representantes da Rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer, da Rede Internacional Cidade da Criança (La Città Dei Bambini), do Instituto Alana, além de autoridades municipais e estaduais do país. 

 

 

Advertisement

O encontro teve como foco a discussão de políticas voltadas à infância a partir de eixos norteadores alinhados com as prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU). Os eixos são: Direito de Brincar, Garantir Autonomia, Promover a Participação, Direito à Saúde, Direito à Educação, Direito à Cultura, Ferramentas de Desenvolvimento e Rede Internacional. 

 

 

Advertisement

Na ocasião, o coordenador do comitê do PIC, Thiago Ferrari, representou o prefeito Dário Saadi e assinou uma carta de intenção para que Campinas faça parte da Rede Internacional Cidade da Criança (La Città Dei Bambini).

 

 

Advertisement

Para Ferrari, essa troca de experiências e conhecimento foi muito salutar. “Tudo isso nos deixou ainda mais convictos da importância de olhar para a primeira infância de forma prioritária em nossa cidade”, destacou o coordenador.

 

 

Advertisement

Cidade das Crianças

 

 

Advertisement

Entre os especialistas que participaram do Fórum, esteve o pedagogo Francesco Tonucci, fundador do projeto internacional Cidade da Criança (La Città Dei Bambini). 

 

 

Advertisement

Esse projeto nasceu em Fano, na Itália, em maio de 1991, com um objetivo político específico: promover uma mudança do parâmetro de governo da cidade, partindo da criança em vez do adulto. “É uma proposta muito próxima do PIC e da Urban95. As crianças como protagonistas do processo de mudança do desenho da cidade. Um ponto de vista inovador para restabelecer uma nova cidade em diferentes lógicas e equilíbrio”, disse Ferrari.

 

 

Advertisement

A reapropriação do meio urbano, a recuperação das várias formas de brincar e o movimento autônomo na cidade são essenciais não só para o desenvolvimento saudável da criança mas também e sobretudo para um melhor desenvolvimento da própria cidade. 

 

 

Advertisement

Primeira Infância

 

 

Advertisement

A primeira infância é o período da vida da criança do zero até os seis anos de idade. Como 90% das conexões cerebrais são formadas até os seis anos, é neste período que o cérebro mais precisa de estímulos intelectuais, afetivos, físicos e sociais. Isso significa que os impactos vivenciados na primeira infância, tanto os positivos como negativos, carregam muito mais efeitos para o restante da vida. 

 

 

Advertisement

Estudos demonstram que o investimento em políticas públicas para a primeira infância é o mais eficaz para reduzir as desigualdades. “Esse evento só reforça a importância de investimos na primeira infância como uma forma de diminuirmos as desigualdades sociais”, reforçou Ferrari. 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare