Connect with us

Geral

Campinas lança campanha que promove o respeito aos limites de velocidade

imagem 230

Conscientizar que a mudança de comportamento dos condutores pode prevenir mortes e feridos graves no trânsito, especialmente nos casos em que o excesso de velocidade é o principal fator de risco. Esse é o objetivo da campanha “#desacelera – A vida já passa muito rápido”, lançada pela Prefeitura de Campinas e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta quarta-feira, 23 de novembro. A concepção da campanha envolve a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, através da Vital Strategies, organização internacional de saúde pública. 

 

 

Advertisement

O evento de lançamento foi realizado na Praça Rui Barbosa, no Centro, com uma instalação alusiva ao “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito”, movimento global que desde 2005 integra o calendário da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma caminhada e ato simbólico nas escadarias da Catedral Metropolitana lembrou as 151 vidas perdidas no trânsito em Campinas, ao longo do ano passado. Foram exibidos depoimentos dos personagens da campanha – Marcela Batista, que perdeu o irmão Fábio em uma colisão envolvendo motocicleta; e o coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campinas (SAMU), Roger Vieira Horvat, presente no evento.  

 

 

Advertisement

O lançamento foi conduzido pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete; e teve a participação do Coordenador Executivo da BIGRS, Diogo Lemos. “Em nome do prefeito Dário Saadi, damos início a essa campanha que convida a sociedade a desacelerar, a mudar comportamentos no trânsito, pois a velocidade muitas vezes tira a vida de pessoas que teriam um futuro brilhante. Campinas é privilegiada por contar com a Iniciativa Bloomberg nesta parceria que envolve o desenvolvimento de ações integradas para atingir o objetivo de zerar o número de mortes na cidade”, disse Riverete.  

 

 

Advertisement

O Coordenador Executivo da BIGRS, Diogo Lemos, destacou que “o enfrentamento do principal fator de risco para a segurança viária mostra como Campinas está engajada em mudar o paradigma para alcançar uma mobilidade segura e saudável. Salvar vidas no trânsito é o compromisso assumido pelas cidades que fazem parte da Iniciativa Bloomberg e, para isso, é fundamental atuar em diferentes áreas de ação e enfrentar as principais causas”, disse.  

 

 

Advertisement

Composta por ações de comunicação, educação e fiscalização, a campanha reforça que a velocidade excessiva é o principal fator de risco para acidentes; e responsável por uma em cada três mortes no trânsito em todo o mundo. E convida a sociedade para respeitar os limites de velocidade e se engajar à cultura de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.  

 

 

Advertisement

Velocidade e mortes no trânsito  

 

Campinas faz parte de uma rede global de cidades comprometidas em prevenir mortes e lesões graves no trânsito. Por isso, se uniu aos esforços de mais sete cidades na América Latina para homenagear cada uma das vítimas que perderam a vida em acidentes de trânsito – Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Quito e Guaiaquil (Equador), Cali e Bogotá (Colômbia) e Guadalajara (México). Além disso, Campinas também se une aos países Colômbia e Equador, que estão lançando campanhas de conscientização sobre excesso de velocidade. 

Advertisement

 

 

De acordo com a OMS, quanto mais rápido um veículo estiver trafegando, maior será o impacto e a gravidade de um acidente de trânsito. Uma redução de até 5% na velocidade média do veículo pode resultar em 30% menos acidentes fatais.  

Advertisement

 

 

Em 2021, 151 vidas foram perdidas em 144 acidentes fatais ocorridos em Campinas. Cerca de 44% desses acidentes envolveram excesso de velocidade e direção após o consumo de bebida alcoólica.  

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O crescimento do total de mortes ocorridas no trânsito em Campinas entre 2020 e 2021 está principalmente atrelado ao aumento de 44% nos óbitos de motociclistas – 69 motociclistas foram vitimados em 2021: uma morte a cada 5 dias. 

 

 

Advertisement

 

No 1º semestre de 2022, 28 motociclistas perderam a vida em acidentes de trânsito. Entre os meses de janeiro e setembro de 2022, 52 motociclistas foram vitimados fatalmente. 

 

Advertisement

 

Comunicação, educação e fiscalização  

 

Advertisement

Para alertar a população sobre as consequências da alta velocidade no trânsito, a campanha recorrerá a folhetos, faixas, painéis, mobiliários urbanos, outdoor, busdoor, spots, vídeos e publicações nas redes sociais da Emdec e da Prefeitura de Campinas. Mensagens da campanha serão projetadas nos relógios digitais da Setec. As inserções dos materiais serão gradativas, os primeiros serão disponibilizados nas redes sociais da Emdec no Instagram, Facebook e Twitter.   

 

 

Advertisement

No período de 12 a 21 de dezembro, ações educativas serão realizadas em áreas com alta acidentalidade e grande volume de travessia de pedestres, em diferentes bairros da cidade. No eixo fiscalização, serão realizadas ações integradas e colaborativas com a Guarda Municipal e Polícia Militar, ao longo do mês de dezembro.  

 

 

Advertisement

Cooperação 

 

O apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) à cidade de Campinas foi formalizado em 2022, em uma parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Emdec. A BIGRS tem como objetivo apoiar governos a adotar e implementar políticas e ações de segurança viária para reduzir o número de vítimas fatais e gravemente feridas no trânsito, através de uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte às ações de gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização e comunicação. A Iniciativa apoia 26 cidades em 14 países, de 2020 a 2025. Campinas é uma das cidades que faz parte da nova rodada de apoio até 2025, com o objetivo de tornar o trânsito da cidade mais seguro.  

Advertisement

 

 

Também participaram do evento a Comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares; o tenente-coronel da Polícia Militar e Comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Paulo Henrique Rosas; a representante do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Crivelaro Ferreira; o pároco da Catedral Metropolitana de Campinas, Caio Augusto Andrade; e o representante da Câmara Municipal, vereador José Carlos dos Santos, o Carlinhos Camelô; além de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Associação dos Idosos de Campinas, Federação de Motoclubes do Estado de São Paulo, Patrulheiros de Campinas e Cicloativo Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Estadual de Campinas e instituições integrantes do Comitê Vida no Trânsito. A campanha também tem o apoio da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc).  

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare