Connect with us

Geral

Campinas ganha 2 novas ciclovias: Washington Luiz e trecho da Baden Powell

imagem 193

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou neste sábado, 25 de agosto, a ciclovia Washington Luiz e o trecho complementar da ciclovia Baden Powell. A ciclovia da Avenida Washington Luiz tem 1,4 km e foi implantada no canteiro central da via. Ela liga a Estação de Transferência do Parque Prado até a Avenida Baden Powell.

 

 

Advertisement

 

O trecho complementar de ciclovia na Avenida Baden Powell tem 730 metros. Fica no canteiro central da via, ligando o trecho já existente na avenida, a partir da Avenida São José dos Campos, até a Avenida Washington Luiz. Dessa forma, a ciclovia da Avenida Baden Powell está interligada com a da Avenida Washington Luiz. Na Baden Powell já existe trecho de ciclovia com 1,6 km.

 

Advertisement

 

 

“Além de melhorar a parte urbanística da cidade, também estamos melhorando a saúde da população, dando para as pessoas a opção do uso da bicicleta para o lazer e, também, para o transporte”, afirmou o prefeito Jonas durante a entrega que reuniu secretários municipais, vereadores, funcionários da Administração e muitos moradores da região.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A ciclovia Washington Luiz e o trecho complementar da ciclovia Baden Powell tiveram custo de R$ 578,6 mil. Com os novos trechos entregues, Campinas acumula quase 27 km de ciclovias.

 

 

Advertisement

 

“Uma das principais bandeiras da Administração é a adoção de um novo modal de transporte, a criação de um sistema cicloviário e o uso da bicicleta como meio de deslocamento das pessoas. Um modal integrado ao transporte público. E estamos fazendo isso”, disse o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

 

Advertisement

 

 

A Administração municipal já entregou três trechos de ciclovias no Distrito de Nova Aparecida, totalizando 2 km; ciclovia na Avenida Theodureto de Almeida Camargo (1,6 km); Baden Powell, no Jardim Nova Europa, com 1,6 km; Norte-Sul, com 1,3 km; e Mackenzie (6,7 km).

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Projetos em andamento

 

 

Advertisement

 

Construção de ciclovia em Barão Geraldo, que terá 1,9 km, ligando o Terminal Barão Geraldo até a moradia estudantil. Além disso, haverá a revitalização de ciclovias e ciclofaixas da região.

 

Advertisement

 

 

Execução de projeto executivo de 5,2 km de ciclovias no Campo Grande. A ciclovia sairá da Praça da Concórdia, seguindo pela Avenida Professora Aracy Caixeta Barbosa, passando pela Praça João Amazonas e chegando ao Terminal Itajaí. Com derivação pela Rua Dr. Pedro Miguel e Avenida Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, chegando ao conjunto habitacional Jardim Bassoli e ao ginásio.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Investimento de R$ 2,188 milhões no Campo Grande e Barão Geraldo.

 

 

Advertisement

 

Sistema cicloviário

 

Advertisement

 

 

O sistema cicloviário vai tomando forma e contempla mais de 180 km de ciclovias, nas diversas regiões do município, articulado com os principais eixos do transporte.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O Objetivo é tornar a bicicleta um meio de transporte para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público coletivo. A bicicleta é indicada para deslocamentos curtos, com raio em torno de 5 km. Com velocidade média de 15 km/h, o tempo médio do percurso fica em 20 minutos.

 

 

Advertisement

 

Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Estação Parque Prado

 

 

Advertisement

 

A Estação de Transferência Parque Prado está implantada no canteiro central da junção da Avenida Washington Luiz com a Rua Lux Aeterna, em frente ao Shopping Prado. O local possui 12 abrigos, com seis pontos de embarque e desembarque. São três no sentido Centro – bairro e os outros três no sentido inverso (bairro – Centro).

 

Advertisement

 

 

A estação tem pavimento rígido, piso podotátil, rampas acessíveis, gradis e bicicletário com 10 vagas.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Linhas que atendem a estação:

 

 

Advertisement

 

344 – Jardim Amazonas

 

Advertisement

348 – Vila Marieta / Estação Cidade Judiciária

 

371 – Shopping Dom Pedro / Estação Parque Prado

Advertisement

 

377 – Vila Marieta / Shopping Dom Pedro

 

Advertisement

378 – Carrefour Valinhos / Shopping Iguatemi

 

408 – Parque Jambeiro

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare