Connect with us

Geral

Campinas debate instalação do Centro de Estudos e do Museu da Paz

imagem 18

A Prefeitura de Campinas deu um importante passo na execução do projeto que cria de dois importantes equipamentos para a cidade: o Centro de Educação, Memória e Estudos e Cultura Afro-brasileira e o Museu da Paz.

O Comitê Executivo, instituído por meio do Decreto 21.395/2021, realizou, nesta segunda-feira, 31 de maio, a primeira reunião de trabalho e discutiu sobre o processo que culminou na criação do grupo e como se dará a implantação do Centro e do Museu da Paz, que serão instalados na casa sede e construções do entorno da antiga Fazenda Mato Dentro, hoje Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

O Centro de Educação, Memória, Estudos e Cultura Afro-brasileira será destinado a promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural afro-brasileiro e a investigação das memórias, da história e da cultura da comunidade negra de Campinas.

Advertisement

“Com o Centro, nosso objetivo é contribuir para a produção do conhecimento sobre a história afrobrasileira, o combate ao racismo e a construção de uma educação antiracista ”, explicou a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.

Já o Museu da Paz será um equipamento destinado a promover a valorização, a preservação e a fruição dos diversos aspectos da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, abordando temas como respeito pela liberdade, justiça, democracia, tolerância, igualdade e solidariedade, “tendo como premissa que a paz, sobretudo, é consequência do respeito aos Direitos Humanos, à Justiça e à Democracia”, completou a secretária.

“A partir desta primeira reunião, o Comitê Executivo vai atuar como um grupo de trabalho, definindo metas e cronograma e criando, caso necessário, subgrupos”, explicou Fábio Custódio, diretor do Departamento de Gestão e Projetos Integrados. “ Vamos definir, de forma dialógica com a sociedade civil , como será o funcionamento dos espaços, sugerir aprimoramento e até alterações que se façam necessárias na legislação que criou os equipamentos”, completou.

Advertisement

O Comitê é formado por representantes das secretarias de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Cultura; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare