Connect with us

Geral

Campinas coordena Câmara de Saneamento e Meio Ambiente da Agemcamp

imagem 186

Pela segunda vez, o município de Campinas desempenhará a função de Coordenador da Câmara Técnica de Saneamento e Meio Ambiente da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). O órgão tem como função encaminhar as discussões dos temas ambientais que são de interesse dos 20 municípios integrantes da Região Metropolitana de Campinas.
Na reunião do grupo, ocorrida no último dia 17, ficou definida a coordenação de Campinas nos programas “Reconecta RMC” e “Mudanças Climáticas”.
Câmaras Técnicas da RMC e respectivos responsáveis:
1 – Reconecta RMC
Coordenação técnica: Campinas
2 – Mudanças Climáticas
Coordenação: Campinas
3 – Resíduos Sólidos
Coordenação técnica: SIMA (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente)
4 – Plano Saneamento (drenagem)
Coordenação técnica: Pedreira
5 – Plano de Comunicação e Articulação
Coordenação técnica: Hortolândia
6 – Represa de Salto Grande
Coordenação técnica: Americana
7 – Aplicação da Lei 14026 na RMC
Coordenação técnica: Hortolândia
Reconecta RMC
Criado pela Prefeitura de Campinas, o programa Reconecta RMC conta com a adesão dos 20 municípios da região metropolitana.
O objetivo é estabelecer a mútua cooperação entre os municípios para ações de interesse recíproco no âmbito de recuperação e conservação de fauna e flora, especialmente no que se refere à troca de conhecimento técnico e realização de ações voltadas para este fim.
O Programa tem como enfoque os seguintes temas:
– Proteção Animal: promover condições para manutenção da fauna local e conservação da diversidade genética
– Recuperação de Áreas de Preservação Permanente: recuperação de matas ciliares, proteção, recuperação de nascentes e formação de corredores ecológicos
– Fortalecimento de Áreas Protegidas Existentes e Criação de Novas Áreas Protegidas: manter e aprimorar a gestão de unidades de conservação existentes, incentivar a criação de novas áreas de preservação e conservar remanescentes estratégicos
Mudanças Climáticas
De acordo com o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), Rogério Menezes, as alterações climáticas são uma realidade e precisam ser enfrentadas com a máxima urgência. Para ele, medidas podem e devem ser conduzidas e alinhadas com uma política regional de enfrentamento às mudanças climáticas, por meio de estratégias de atuação, metas e planos de ação para redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE).
Para atingir tal objetivo, a RMC conta com o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e o Plano de Ação de Enfrentamento à Mudança do Clima, um estudo elaborado e custeado pela SVDS, em 2019, que aponta as fontes emissoras de cada um dos gases nos 20 municípios da região e também as proposições para a elaboração do plano de enfrentamento à mudança do clima.
Em uma região economicamente ativa e interligada como a RMC, fica claro que ações individualizadas representam baixa otimização de recursos humanos e financeiros, além de enfrentarem o risco da descontinuidade de soluções e da apresentação de um diagnóstico não condizente com a realidade regional”, avalia o secretário.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare