Connect with us

Geral

Campinas adere a programa internacional para reduzir o diabetes tipo 2

imagem 280

A Prefeitura de Campinas, a Novo Nordisk, a Embaixada da Dinamarca e o Impact Hub lançaram nesta sexta-feira, 31 de março, o programa Cities Changing Diabetes (Cidades Mudando a Diabetes), que tem como objetivo fortalecer iniciativas de redução da obesidade e, com isso, achatar a curva da incidência de diabetes tipo 2. Campinas é a primeira cidade do Brasil a aderir ao programa, presente em mais de 40 cidades do mundo. O lançamento foi em uma cerimônia no Salão Vermelho do Paço Municipal. 

 

Durante o evento, o prefeito Dário Saadi assinou a “Declaração da Diabetes Urbana” ou “Urban Diabetes Declaration”, uma carta de compromissos que os municípios participantes do Cities Changing Diabetes assinam ao fazer a adesão. O documento define os cinco princípios que direcionam as ações: promoção da saúde, equidade, saúde em tudo, engajamento comunitário e parcerias. 

Advertisement

 

No município, o objetivo é formar os profissionais das secretarias de Saúde, Educação e Esportes e Lazer para que eles desenvolvam atividades, incluindo as intersetoriais, que ajudem os usuários a ter cuidados em relação ao sobrepeso e à obesidade. 

 

Advertisement

Campinas tem em torno de 80 a 100 mil pessoas com diabetes. O tratamento não é só com medicamentos, mas também com mudança de estilo de vida e prática de atividades físicas. Estamos acreditando muito que teremos bons resultados. Como urologista vejo lado dramático da doença. A diabetes é uma das principais causas de insuficiência renal, que leva a pessoa à fila do transplante”, disse o prefeito.  

 

O programa será desenvolvido nas cinco regiões da cidade, nas áreas de abrangência dos Centros de Saúde São Marcos, Itajaí, DIC 6, Jardim Conceição e Nova América. 

Advertisement

 

Campinas foi escolhida pelo compromisso da Prefeitura no enfrentamento da diabetes e da obesidade com uma de suas prioridades no âmbito da Saúde Pública, a notória abertura para parcerias e abordagens inovadoras e sua vocação histórica de pioneirismo em várias frentes”, afirmou Isabella Wanderley, vice-presidente corporativa e gerente geral da Novo Nordisk. 

 

Advertisement

 

O projeto começou na Dinamarca e está em mais 40 cidades. “É muito importante porque foca na prevenção por meio da multidisciplinaridade, duas características que fazem parte da abordagem dinamarquesa na área da saúde”, comentou a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Petersen.     

 

Advertisement

Ações já desenvolvidas em Campinas

 

Campinas já conta com diretrizes para cuidado de pessoas com doenças crônicas; programa municipal de alimentação nas escolas, em parceria com a Ceasa; praças esportivas espalhadas pela cidade; parceria entre esportes e educação para promoção de atividade física nas escolas. 

Advertisement

 

 

Diabetes

Advertisement

A diabetes tipo 2 é aquele que aparece ao longo da vida, muitas vezes em razão da hereditariedade, má alimentação e sedentarismo.

 

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, são 537 milhões de pessoas com a doença no mundo e 17 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Governo Federal. 

Advertisement

 

Já o cenário da obesidade conta com cerca de 764 milhões de pessoas no mundo, de acordo com o World Obesity Federation, e cerca de 26% da população do Brasil, alcançando 41,2 milhões de adultos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020). 

 

Advertisement

Em Campinas, estima-se que entre 80 e 100 mil pessoas tenham diabetes. Já a obesidade, atinge cerca de 26% da população, com maior prevalência na faixa de renda de até um salário-mínimo.

 

Também estiverem presentes na cerimônia de lançamento os secretários de Saúde, Lair Zambon; de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; e de Educação, José Tadeu Jorge; a gerente de Alimentação Escolar da Ceasa, Júlia Amorin; a representante da Impact Hub, Gabriela Werner; e o vereador Higor Diego. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare