Connect with us

Geral

Campanha da Unimed Campinas transforma lacre de latinhas em cadeira de rodas

lacreLatinha

Graças ao envolvimento e contribuições da comunidade, a arrecadação dos lacres já rendeu quase seis toneladas de alumínio convertidas em mais de 50 cadeiras doadas a entidades assistenciais

Os anéis de alumínio presentes nas latas de cerveja, suco e refrigerante podem sim dar mobilidade a quem não consegue andar ou caminha com dificuldade. A campanha Eu Ajudo na Lata, criada pela Unimed do Brasil e adotada pela Cooperativa em Campinas, é uma ação que consiste na arrecadação e comercialização dos lacres e na aquisição de cadeiras de rodas entregues em doação a entidades da cidade e da região. Cento e quarenta garrafas PET de 2 litros cheias de anéis garantem uma cadeira.  

O mais recente balanço indica que, com engajamento de pessoas, empresas e instituições, a campanha já distribuiu 51 cadeiras e entregará mais duas este mês, beneficiando mais de 40 entidades e ONGs que assistem pessoas com mobilidade reduzida. A campanha é permanente e está sempre aberta a novas adesões. Até agora, já rendeu quase seis toneladas de alumínio, volume que foi reaproveitado pela indústria, poupando o meio ambiente.

Advertisement

Clientes pessoas física e jurídica, empresas e instituições de Campinas e da região, funcionários e médicos cooperados da Unimed Campinas, fornecedores, escolas, estudantes e pessoas da comunidade são parceiros nessa ação.  Cada uma das instituições parceiras faz a coleta, acondiciona os lacres em garrafas PET e sacolas e as envia para a Cooperativa. É o caso dos colégios Múltiplo e Dom Barreto, da Leroy Merlin, COHAB, Lios Clube, Transurc, entre outros.

Sempre que o volume de lacres arrecadados totaliza 140 garrafas PET, a Unimed faz a venda do lote e adquire uma nova cadeira. Quem compra os lacres oferece um valor maior que o praticado no mercado, e quem vende a cadeira facilita a aquisição com menor preço.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) é uma das instituições parceiras da campanha. Os lacres arrecadados na sede e nas garagens de ônibus com a ajuda dos colaboradores e suas famílias, já garantiram a aquisição de duas cadeiras, o que representa cerca de 280 garrafas PETs.

Advertisement

O  diretor de Comunicação da Transurc Paulo Barddal, explica que a adesão à campanha começou despretensiosamente depois que uma colaboradora viu reportagem a respeito e decidiu ajudar. “Ela providenciou uma garrafa PET e pediu aos colaboradores da sede que trouxessem de casa os lacres para reforçar a campanha. A primeira garrafa PET demorou meses para encher, mas quando divulgamos no nosso jornal interno, o engajamento foi reforçado e não parou mais de crescer. Hoje, juntar e trazer os lacres se tornou um hábito coletivo. Não demora e as garrafas estão cheias”, conta.

Como participar

Pessoas e instituições interessadas em aderir podem entregar as garrafas PET com os lacres nas recepções da Sede I da Unimed Campinas – Avenida Barão de Itapura, 1.123 ou Rua Mário Siqueira, 839 – ou na recepção da Sede II, à Avenida Barão de Itapura, 1.128, Guanabara, em horário comercial.

Advertisement

Entidades favorecidas

Casa da Criança Paralítica de Campinas

Associação Esperança e Vida 

Advertisement

Lar São Vicente de Paula

Lar Evangélico Alice de Oliveira

Instituição Sorri

Advertisement

Casa do Caminho

Lar Cab

Centro Espírita Allan Kardec

Advertisement

Associação Arca

Instituto Paulo Freire

AACEC (Associação Assistencial às Pessoas Carentes e com Necessidades Especiais)

Advertisement

Lions Clube Campinas           

Casa de Repouso Aconchego Rosas de Azotto

Recanto dos Velhinhos de Valinhos

Advertisement

Associação São João Vianney

Centro de Apoio e Integração do Surdo Cego e Múltiplo Deficiente

Asilo Monte Mor

Advertisement

Ong Reciclalar

Associação de Senhoras, Familiares e Amigos Rotarianos de Campinas – ASFAR

Grupo Amizade

Advertisement

Comunidade Santa Rita de Cássia Parque Tropical

Instituições parceiras

An Accent Innovation

Advertisement

Centro de Apoio e Integração do Surdo Cego e Deficiências

COHAB Campinas

Colégio Dom Barreto Campinas

Advertisement

CPFL

ELOG

Empresa Solares TI

Advertisement

FEAC

Leroy Merlin Campinas

Lions Clube de Campinas

Advertisement

Matera

Projetos de Reponsabilidade Social desenvolvidos na Unimed Campinas

Sociedade Alphaville Campinas Residencial

Advertisement

Solfvaro

Telemont

Transurc

Advertisement

Sobre a Unimed Campinas

Segunda singular do Sistema Unimed a ser fundada no país, a Unimed Campinas está completando este ano 50 anos de mercado. Sua estrutura de atendimento reúne mais de 3.400 médicos cooperados, uma ampla rede de clínicas, hospitais e laboratórios credenciados, além dos nossos serviços próprios que são referência na região. A carteira de clientes totaliza 750 mil vidas em atendimento, o que faz da singular de Campinas a maior Unimed do interior do Brasil. Além da cidade de Campinas, compõem a área de ação da singular os municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Hortolândia, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Monte Mor, Paulínia, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, totalizando 13 cidades.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare