Connect with us

Geral

Atletas de Campinas se preparam para 24º Jogos Abertos da Melhor Idade

imagem 24

Com 105 atletas, o município de Campinas vai defender a hegemonia estabelecida, desde 2016, nos 24º Jogos Abertos da Melhor Idade (Jami), que serão realizados de 19 a 24 de abril, na cidade de Casa Branca. O evento faz parte do calendário da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do estado de São Paulo.

 

Após um intervalo de dois anos, devido à pandemia, a competição volta a ocorrer com a participação de 33 municípios inscritos. Ao todo, são 14 modalidades esportivas em disputa: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

Advertisement

 

Os atletas mais idosos representantes de Campinas são Deolinda Piton, 87 anos, na natação; e Nestor Schenkel, 90 anos, na modalidade de tênis de mesa. Em respeito ao protocolo elaborado pelos organizadores, todos os participantes devem apresentar atestado médico para participar, bem como a carteira de vacinação.

 

Advertisement

Parceria Esporte e Saúde

 

As secretarias municipais de Saúde e de Esportes e Lazer de Campinas alinharam uma parceria para a realização de uma criteriosa avaliação pré- participação dos atletas. Eles são submetidos a anamnese completa e a exames clínicos para detectar possíveis doenças. O estado nutricional de quem irá competir em provas que exigem esforço físico também é analisado.

Advertisement

 

No Ambulatório de Especialidades – Policlínica 3, na Avenida Prefeito Faria Lima, os médicos Rogério de Oliveira Araújo e Sheila Tatsumi Kimura Medorima são os responsáveis pela condução do teste ergométrico, seguido de carga acentuada de esforço. Concluída esta etapa, são realizados os testes de força muscular, flexibilização e análise postural para habilitar o atleta a uma participação segura na competição.

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare