Connect with us

Geral

Alerta aponta 18 bairros com risco de transmissão de dengue em Campinas

imagem 186

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta quarta-feira, dia 20 de abril, um novo alerta da dengue em Campinas. O documento informa as áreas que estão com risco de transmissão da doença.

 

São 18 bairros localizados nas regiões Leste (Jardins Novo Flamboyant e Proença); Noroeste (Pauliceia e Satélite Íris 1); Norte (Vila Padre Anchieta, Jardim Rosália, Jardim Eulina e Jardim América, em Barão Geraldo); Sudoeste (Jardim Aeroporto, Jardim São João, Jardim São Pedro de Viracopos, Núcleo 28 de Fevereiro e DIC 2) e Sul (Jardim Campo Belo, Jardim das Bandeiras, Jardim São Bernardo, Parque Oziel e Vila Georgina).

Advertisement

 

O objetivo do alerta é estimular a população para verificação dos potenciais criadouros em casa. 

 

Advertisement

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa.

 

O trabalho contra as doenças realizado pela Prefeitura é ininterrupto. De 1º de janeiro de 2020 a 31 de março deste ano, as equipes de saúde realizaram 1.330.071 visitas a imóveis para controle de criadouros. No mesmo período, 365.503 construções localizadas em áreas de transmissões foram nebulizadas. 

Advertisement

 

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

 

Advertisement

Comitê

 

Em 2015, a Prefeitura de Campinas criou o Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, que reúne 14 secretarias: secretarias municipais de Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Advertisement

 

Também participam a Defesa Civil, o Serviço 156, a Rede Mário Gatti e a Sanasa. O comitê planeja continuamente as atividades de combate às arboviroses em Campinas.

 

Advertisement

No comitê são discutidas a situação epidemiológica da cidade e, dessa forma, desencadeadas as ações intersetoriais. 

 

Mais informações

Advertisement

 

O hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br traz mais informações e mostra como colaborar no combate ao Aedes aegypti.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare